segunda-feira, 30 de junho de 2014
Projeto Primeiro Passo - Abertas Inscrições
ABERTAS INSCRIÇÕES - CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo abre inscrições para o CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO, na Linha Jovem Bolsista, conforme informações abaixo:
DA INSCRIÇÃO:
DATA: 01 e 02 de julho de 2014.
LOCAL: SETEM
Endereço: Rua Cel. João Licínio, 517 – Bairro Centro/Itambé – Caucaia – CE.
HORÁRIO: DE 8h AS 14h
DOS CRITÉRIOS:
IDADE: 16 A 23 anos
ESCOLARIDADE: Cursando, em escola pública, o 8° e 9º ano do Ensino Fundamental, EJA IV (8º e9º) e Ensino Médio.
DA DOCUMENTAÇÃO:
Identidade (cópia)
CPF (cópia)
Comprovante de endereço (cópia de luz ou água)
Declaração da Escola atualizada (original e cópia)
112 vagas de emprego no Sine/IDT de Caucaia
O Sine/IDT dispõe de 112 vagas de emprego em Caucaia. Os interessados nas oportunidades de trabalho devem dirigir-se à unidade, pois as informações sobre vagas não são dadas por telefone. Das vagas disponíveis, 40 são para o cargo de abastecedor de máquina de linha de produção.
Para se cadastrar em uma das Unidades do SINE/IDT, o trabalhador deve comparecer levando a seguinte documentação: CTPS, RG, CPF, PIS/PASEP/NIT e Currículo.
Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração e para saber qual está de acordo com o seu perfil profissional, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego (maisemprego.mte.gov.br).
Abastecedor de máquina de linha de produção: 40 vagas
Açougueiro desossador: 4 vagas
Agente de pesquisa: 1 vaga
Auxiliar de corte (confecção): 1 vaga
Auxiliar de cozinha: 1 vaga
Auxiliar de linha de produção (pessoa com deficiência): 2 vagas
Auxiliar de serviços gerias (pessoa com deficiência): 4 vagas
Barman: 1 vaga
Carpinteiro de obras: 1 vaga
Churrasqueiro: 2 vagas
Confeiteiro: 1 vaga
Contínuo: 1 vaga
Cortador de roupas (tecidos): 1 vaga
Costureira de máquinas industriais: 21 vagas
Desossador: 1 vaga
Gerente de loja: 1 vaga
Gerente de restaurante: 1 vaga
Impressor serigráfico: 1 vaga
Instrutor de cursos livres: 3 vagas
Jardineiro: 1 vaga
Líder de setor em supermercado: 1 vaga
Marceneiro: 1 vaga
Mecânico de manutenção de máquinas industriais: 1 vaga
Modelista de roupas: 1 vaga
Motoboy: 2 vagas
Motorista de caminhão: 2 vagas
Oficial de serviços gerais: 1 vaga
Padeiro: 2 vagas
Recepcionista atendente: 1 vaga
Revisor de tecidos: 2 vagas
Soldador: 1 vaga
Técnico em segurança do trabalho: 1 vaga
Vendedor porta a porta: 5 vagas
Vendedor pracista: 1 vaga
Vendedor interno: 1 vaga
Sine/IDT Caucaia
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Rua Juaci Sampaio Pontes, 2076 – Centro
(85) 3101-3378
dn
Dois revólveres são apreendidos com cinco acusados de roubo em Caucaia
Na manhã de segunda-feira, 23 de junho, a viatura RD 1105 com a composição do SD Luciney, SD Mônica e SD Diego recebeu uma denúncia de roubo, quando em diligência deparou-se com o suspeito do crime, que havia sido praticado contra uma pessoa próximo à Av. Dom Almeida Lustosa, em Caucaia. Foi realizada a perseguição ao suspeito que tinha roubado uma bicicleta, o mesmo pulou o muro da estação de trem na tentativa de fuga. Juntamente com o Serviço Reservado da Caucaia, a COIN e a RD 1106 os PMs fizeram o cerco e foram presos cinco acusados e apreendidos dois revólveres de calibre 38, de marca Taurus e com capacidade para seis tiros cada., doze munições calibre 38. Todo o material e os acusados foram conduzidos à Delegacia de Caucaia.
domingo, 29 de junho de 2014
Governo e oposição atrasam as decisões
Cid Gomes só chamou os pré-candidatos do seu partido para conversarem sobre a sua escolha, na manhã de ontem, no Palácio da Abolição
FOTO: HELOSA ARAÚJO
Deputado Ely Aguiar fala na convenção do seu partido, o PSDB, manhã de ontem, quando foram homologadas as candidaturas ao Legislativo
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Finalmente, na manhã de ontem, o governador Cid Gomes chamou os seus correligionários do PROS para anunciar sua decisão sobre quem será o candidato do partido ao Governo do Estado. Na noite anterior, Ciro Gomes arrancou de todos eles: Domingos Filho, Izolda Cela, Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque, o compromisso de aceitarem, sem objeções, o nome escolhido.
Mas apareceu um fato novo. O PT propôs retirar o nome do deputado José Guimarães para o Senado e indicou Camilo Santana para disputar o Governo. A reunião foi suspensa e marcada uma outra para o fim da tarde.
No Ceará, as últimas 72 horas foram de intensas negociações e definições de estratégias, tanto da parte dos governistas quanto do principal núcleo de oposição, para definições das suas respectivas chapas majoritárias. No núcleo do Governo foi a questão do candidato a senador, indicado pelo PT, recusado por boa parte dos aliados, que motivou o atraso da sua formação.
Na oposição foram os acertos para fortalecer o grupo com a candidatura de Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado. Ele estava relutando e havia a expectativa de ser o vice de Aécio Neves, na disputa presidencial. O certo, porém, é que só mesmo neste domingo, quando das convenções, tudo de fato ficará aclarado. Se Tasso for à convenção do PMDB, nesta manhã, por certo terá seu nome homologado no encontro tucano de amanhã.
Governança
Nunca, candidatos com perspectivas de governar este Estado foram escolhidos de forma tão personalista como os que serão apresentados oficialmente hoje. Prevaleceram, de ambos os lados, da situação e da oposição, o poderio político e econômico, sem qualquer debate com apoiadores e nem sequer com os integrantes das respectivas chapas que, se conhecem pessoalmente por morarem no mesmo território, mas com ideias e propostas diferentes, pois sempre, politicamente, caminharam por trilhas diferentes.
A democracia brasileira, como o nosso próprio País, é de uma singularidade, sem similaridade. Ela existe com arremedos de partidos, pois são cartórios comandados, não por tabeliães, mas por políticos pequenos que com eles (cartórios) sustentam suas vaidades e de onde chegam a tirar proveitos econômicos.
E o resultado dessa situação anômala são alianças firmadas, a cada eleição, para apresentação de candidaturas questionáveis nos mais diversos sentidos, dentre eles o da falta de preparo e espírito público de muitos dos que aí estão, sem se falar nos rompimentos, logo depois da eleição, por conta dos conflitos de interesses pessoais e de governança, causando sérios prejuízos à administração.
Ora, como se admitir uma aliança, como a do Governo, com mais de 20 partidos, firmada sem que qualquer deles soubesse quem era o candidato à sucessão estadual, o cargo mais importante em disputa? E a da oposição, liderada pelo PMDB, fechada no limite do Calendário Eleitoral, por imperiosa necessidade dos partidos que a integram? Óbvio que são agrupamentos fisiológicos, sem nenhum compromisso com a governança, meta primeira dos entendimentos feitos entre agremiações comprometidas com os seus estatutos, com o fortalecimento da democracia, e com o engrandecimento do Estado e do seu povo.
Importante
O País reclama uma urgente mudança dessa fatídica realidade político-partidária. E não se trata só de Reforma Política, que seria, com os personagens de hoje, apenas mais um engodo. A relação dos candidatos apresentados, com honrosas exceções, deixa muito a desejar e projeta um quadro de futuro nebuloso, sobretudo no Legislativo, onde teremos uma renovação, como aqui já foi dito, expressiva numericamente, mas inexpressiva qualitativamente. E como o Poder Legislativo é importante numa democracia representativa! É nele, onde deputados e senadores, tendo altivez, competência e respeito à Constituição, independentemente dos humores do Executivo, respondem aos anseios da sociedade.
Senador
Aliados do governador estão preocupados com a repercussão do nome do candidato ao Senado, deputado José Guimarães, apresentado pelo PT. Alguns deles lembraram ao chefe a disputa em 1970, quando o hoje deputado federal Mauro Benevides, então filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a minoritária agremiação de oposição ao único partido da Revolução de 1964, derrotou, de maneira fragorosa, o candidato Edilson Távora, apresentado pelo governador César Cals, nome de prestígio no comando militar que estava à frente do Governo brasileiro à época.
O nome de Edilson sofria restrições da parte do ex-governador Virgílio Távora. Também não era simpático ao outro ex-governador, Adauto Bezerra, mais próximo de Virgílio do que de César. Não havia contra Edilson objeções de ordem moral, só políticas. E isso foi o suficiente para o nome de Mauro ter a avalanche de votos que o levou ao Senado.
As pesquisas de consumo interno no Governo já demonstravam, antes da reação de correligionários de Cid, ser temerosas, para toda a chapa majoritária, a inclusão do nome do deputado petistas. Gestões, de forma delicada foram feitas no sentido de ele evitar o constrangimento, indicando um outro nome para o cargo ou negociando outra posição na chapa.
Não surtiram efeito, e outras tentativas de solucionar o problema foram buscadas com lideranças nacionais petistas, aceleradas na sexta-feira, após o Governo ter sido informado da disposição de Tasso de ser candidato ao Senado na chapa do candidato Eunício Oliveira ao Governo do Estado e os números mostrarem as boas perspectivas que tem de ser o preferido do eleitorado cearense neste ano.
Partidos homologam as candidaturas
O PSDC e PEN oficializaram os nomes das suas candidaturas proporcionais para o pleito deste ano em convenções realizadas na manhã de ontem, mas as duas agremiações decidiram que a definição sobre o apoio ao PROS, assim como as coligações para as disputas pelos cargos de deputado estadual e deputado federal ficarão somente para a segunda-feira.
Na convenção do PSDC, o partido homologou 28 candidaturas para deputado estadual e três para deputado federal. A expectativa da legenda é conseguir formar uma bancada de quatro parlamentares na Assembleia Legislativa e conta com a força eleitoral do vereador Vaidon Oliveira para conseguir uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Já na convenção do PEN, a agremiação lançou 47 candidatos a deputado estadual e outros sete a deputado federal. Apesar de afirmar que a tendência da legenda é ficar com o PROS, o presidente do partido, Samuel Braga, esclareceu que a oficialização será feita somente mesmo na próxima segunda-feira. "A Executiva vai ficar com a incumbência de decidir sobre as coligações a nível majoritário e proporcional", destacou.
Samuel Braga explicou que, quanto à aliança proporcional, a tendência é compor o bloco formado pelos partidos pequenos para a disputa na Câmara dos Deputados, enquanto que, para a Assembleia Legislativa, a aliança deve ser formada entre PEN, PPL e PRTB.
Outras
Para este domingo, o calendário de convenções continua com o evento do PROS, a partir das 9h no Ginásio da Faculdade Ari de Sá. PT, PTB, PMN, PCdoB, PTdoB, PRB, PHS, PP, PTC, PRTB e PSL também oficializarão seus candidatos no mesmo local. Até o fechamento desta edição o PROS ainda não tinha escolhido o seu candidato a governador.
No Ginásio Aécio de Borba, o PMDB vai oficializar a candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo e dos demais candidatos a deputado. Já o PSC realiza convenção no Clube Espaço Vida, no Montese. Para completar as convenções de domingo, o PTN fará no Hotel Amuarama.
Edison Silva
Editor de política
DN
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Governo envia mensagem à AL criando mais 355 cargos para a Polícia Civil
O Governo do Estado do Ceará encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de Lei que cria 355 vagas de para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sendo 140 de escrivão da Polícia Civil de 1ª classe, e 215 de escrivão da Polícia Civil. Os cargos, de acordo com a matéria, serão criados mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos conforme estabelecido em edital.
Segundo as justificativas do Poder Executivo, a mensagem tem importância visto a implantação do programa Em Defesa da Vida que em linhas gerais foca as ações de Segurança Pública no combate aos crimes violentos, letais e intencionais. Ainda segundo a proposta, a medida também contempla um redimensionamento da Polícia Civil no que concerne o funcionamento de mais delegaciais policiais em regime de 24 horas.
dn
UPA de Caucaia ganha novo aparelho de eletrocardiograma
Chegou um novo aparelho de eletrocardiograma para a UPA do Centro de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Com o eletrocardiógrafo, o CardioTouch 3000 (12 canais), além de fornecer parâmetros para diagnóstico a pacientes submetidos a um eletrocardiograma, também possui um excelente plano de impressão de informações sobre o operador e o paciente.
A Secretaria da Saúde Municipal informa que o novo equipamento é prático e fácil de usar, pois com apenas um botão é possível iniciar o procedimento, registrar o eletrocardiograma, automaticamente parar impressão, extrair parâmetros e imprimir o seus dados em relatório A4. Promete agilidade no exame e, claro, ganhar tempo na liberação para a clientela.
http://blog.opovo.com.br/
quinta-feira, 26 de junho de 2014
O que está acontecendo com nossa DEMOCRACIA
O que aconteceu com Dr. Wladimir Gonçalves Arruda na entrada do Fórum Clovis Beviláqua é algo inacreditável quando estamos numa democracia. Esses atos nem na época da Ditadura Militar aconteciam aos olhos dos brasileiros. Ela agia às escondidas em seus porões. Até aqueles que faziam o estado de exceção eram mais cautelosos. O que está acontecendo? Despreparo do Militar, como aceitar essa intolerância? Esperamos um pedido de desculpa do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, é o mínimo e dirigido à Ordem dos Advogados do Brasil.
Isso não pode ficar em branco. Deve ser apurado o que aconteceu e todos os advogados; devem participar da manifestação de protestos que vai ser realizada pela Ordem dos advogados do Brasil, OAB, amanhã (27), às 11 horas, no átrio do Fórum Clóvis Beviláqua, em repúdio às agressões desferidas no dia 25 de junho de 2014, esse dia vai ficar marcado como dia da intolerância e do abuso da Polícia Militar do Ceará contra o Dr. Wladimir Gonçalves Arruda. Vamos participar, é nosso dever a solidariedade e aproveitamos para agradecer ao Conselho Seccional da OAB pela honrada decisão tomada, especialmente por defender o Exercício do Advogado, sem ele não existe a justiça.
A feliz decisão foi tomada no dia 26 de junho na presença da vítima que compareceu durante a sessão ordinária do Conselho Seccional e apresentou a denúncia da agressão em detalhes.
O que está acontecendo? Precisamos refletir. É preciso parar essa violência e principalmente quando feitas por aquele agente público que tem a obrigação de proteger o cidadão; e mais grave por ser remunerado com os impostos do cidadão. Fico a imaginar; o que essas pessoas desequilibradas no exercício profissional fazem com os demais cidadãos, sem dúvida preocupante.
As palavras ferem mais que uma tonelada, pior quando somada a mais violência física. Segundo termo de declaração tomado pelo Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, depois de ser destratado no controle de entrada, “recebeu uma mãozada”, desferida pelo sargento Medeiros e, ao se virar, foi novamente agredido, por várias vezes, no peito com o punho do policial, que disse: ‘você é muito gaiato, tu pensa que tu é quem, seu moleque safado? Contou também que teve o braço torcido e levado a uma sala do Fórum, onde foi algemado e obrigado a sentar no chão pelo tenente de nome Freitas. Declarou ainda que foi levado numa viatura para uma delegacia, onde voltou a ser agredido e intimidado pelos Policiais Militares”.
O importante é que a vítima da truculência recebeu a solidariedade tanto da Ordem dos Advogados do Brasil quanto dos muitos advogados.
Esperamos que as autoridades policiais acompanhem os membros dessa honrada Policia Militar com o objetivo de que eles sintam-se cidadãos para que saibam respeitar os outros cidadãos e para que casos como esses jamais aconteçam, pois lutamos por um Estado Democrático de Direito com essa finalidade.
Quanto a esse caso exigimos apuração do fato ocorrido com esmero e informar a sociedade tudo que aconteceu para ao seu final sejam apenados todos os envolvidos nesse ato tão cruel. E impossível de acontecer num Estado Democrático de Direito.
Senhor Governador do Estado, Senhor Comandante da Polícia Militar estamos a exigir uma policia cidadão.
Luiz Washington Lopes
Advogado OAB-CE 11.766
É verão no Ceará
Região que se estende da Barra do Rio Ceará até a divisa com o Estado do Piauí, a Costa do Sol Poente é um dos principais roteiros turísticos do Estado. Dunas e lagoas de água doce ou salgada se harmonizam com os verdes mares e proporcionam um charme incomum.São 400 quilômetros de belezas e dezenas de opções de lazer e diversão, aliados à qualificada estrutura de receptivo.
Conhecida como a região de bons ventos convidativos à prática de esportes náuticos e de aventura, como kitesurf, windsurf e outros, a Costa do Sol Poente tem praias como Jericoacoara, considerada uma das mais bonitas do mundo; além de abrigar recantos praianos primitivos e habitados por comunidades de pescadores. No roteiro, rios se unem ao Atlântico e serras próximas parecem guardiãs da região.
Quinze experts em lazer e entretenimento convocados pelo guia Conhecendo o Ceará apontaram cinco praias da região como os paraísos tropicais a Oeste de Fortaleza. As praias são: Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras, Baleia e Jericoacoara, destinos para se divertir, relaxar, fazer passeios bucólicos, como longas caminhadas à beira-mar, ou inusitados, como percursos em veículos denominados paus-de-arara.
Cumbuco
A primeira parada do roteiro é a praia do Cumbuco. Localizada a 30 quilômetros de Fortaleza, no município de Caucaia, oferece condições perfeitas para a prática de esportes náuticos. É chamada de paraíso dos kitesurfistas. Ali, pousadas, hotéis e um luxuoso resort acolhem os visitantes, que também usufruem de estrutura qualificada de restaurantes e barracas de praia com o melhor da culinária regional, pesqueira e internacional. O passeio pelas dunas que escondem lagoas de águas cristalinas é uma opção imperdível.
Lagoinha
A paisagem é de cartão-postal, afirma quem chega à praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, a 94 quilômetros da capital. Fica fácil entender o porquê ao se conferir a vista deslumbrante do alto de um mirante, com destaque para a duna de areia amarelada debruçada sobre o mar e salpicada de coqueiros. Com rede hoteleira e barracas de praia qualificadas, o destino convida ao lazer tranquilo e à prática de esportes à vela.
Flecheiras
Piscinas naturais em maré baixa, lagoas escondidas entre as dunas, trilhas ecológicas e vasto coqueiral compõem o cenário de Flecheiras. A praia fica no município de Trairi, a 130 quilômetros de Fortaleza. Ali, pousadas aconchegantes se estendem ao longo da costa, além de barracas de praia que oferecem pratos à base de peixes e frutas do mar. Os cardápios em Flecheiras também incluem moqueca de arraia e pratos em que algas marinhas são o principal ingrediente.
Baleia
Pertencente ao município de Itapipoca, a Praia da Baleia fica a 140 quilômetros da capital e se caracteriza pela atmosfera rústica e a calmaria, que lembra um cenário quase virgem emoldurado por vasto coqueiral. Ali, canoas e outras pequenas embarcações povoam a beira-mar, onde é comum o uso de carros-de-boi para o transporte de pessoas e cargas. No quesito gastronomia, os destaques são a peixada de beijupirá e a moqueca de arraia.
Jericoacoara
Jericoacoara ou simplesmente Jeri reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes formas que tornam o destino único. Entre outras belezas, uma permite se avistar o sol se pôr no mar, um espetáculo inesquecível que ocorre sob aplausos dos espectadores no alto de uma grande duna ao lado da vila.
Situada a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, a praia de mar calmo oferece cenários mágicos como a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso. A vila conta com opções de hospedagem simples ou requintadas, enquanto o agito acontece em bares e restaurantes do lugar.
O guia Conhecendo o Ceará é distribuído gratuitamente e pode ser encontrado nas principais bancas de revistas de Fortaleza, bem como em hotéis da capital, postos de informações turísticas e em estabelecimentos que constam na publicação. O objetivo é que o leitor tenha ao seu alcance muita praticidade na visita ao Estado para vivenciar a melhor experiência no Ceará. Bom proveito!
dn
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Caucaia terá concurso para professor, fiscal de obras, médico e auxiliar e técnico de enfermagem
De acordo com a Prefeitura de Caucaia, será realizado concurso público, ainda este ano, para os cargos de professor, fiscal de obras, médico e auxiliar e técnico de enfermagem. A informação foi dada durante a última negociação salarial, com a presença do Prefeito Washington Gois e secretários, ocorrida no dia 9 de junho.
Segundo Washington Gois, existe a possibilidade ainda de serem abertas novas vagas, abrangendo, inclusive, outras categorias. “Nós entendemos ser o concurso a forma mais aperfeiçoada de criação de postos de trabalho no município, assim como é mais barato para a cidade um servidor de carreira, do que um contrato ou um terceirizado”, explicou o Prefeito.
A diretoria do Sindsep Caucaia cobrou a definição de data. O compromisso da entidade é acompanhar o processo e averiguar todos os procedimentos. “Torcemos por mais vagas e por um concurso que amplie a participação dos servidores de carreira na oferta de serviços na cidade”, finalizou Catarina Lima, presidenta do Sindsep.
http://www.sindsep.com.br/
|
Caucaia comemora Dia Nacional do Diabetes
A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia comemora, amanhã, 26 de junho, de 80h às 12 horas, o Dia Nacional do Diabetes com uma mobilização na Praça Fausto Sales. Trata-se de uma ação que tem como objetivo alertar os moradores do município que o diabetes é uma doença crônica que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, atinge mais de 10 milhões de brasileiros. Os sintomas físicos mais comuns dessa patologia são a fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade de urinar, dores nas pernas e má circulação.
Em sua forma mais grave ocorre perda de visão, problemas nos rins, alterações motoras, dores e formigamentos de membros inferiores, impotência sexual, infarto do miocárdio, infecções, sangramentos e amputações de membros inferiores. Esses são alguns dos problemas que a patologia pode provocar, quando não tratada.
Os Tipos
O diabetes do tipo 1 surge no início da vida ou na fase adulta, apesar de haver casos descobertos em pessoas de idade avançada. Sua característica principal é a incapacidade total do pâncreas de produzir insulina, levando o paciente a precisar tomá-la diariamente de forma injetável.
Já o tipo 2 é o mais comum e geralmente se manifesta em idades mais avançadas. Na maioria das vezes, o pâncreas ainda produz a insulina, mas não o suficiente para garantir as funções regulares. Assim o paciente tem de usar medicamentos, que desempenharão as funções que o órgão já não realiza sozinho.
Tratamento e alimentação
A partir do diagnóstico da doença, a pessoa deve controlar a glicemia, já que hiperglicemia, ou seja, altas taxas de açúcar no sangue, pode causar sérios danos à saúde do diabético. “Uma alimentação equilibrada é a base para a saúde do indivíduo”, explica o endocrinologista, Dr. Alex.
Segundo constata o especialista, as confusões mais comuns entre os diabéticos estão relacionadas à alimentação. Muitos alimentos se consumidos à vontade tornam-se um risco, e o principal exemplo disso são as frutas. “Um paciente diabético não pode tomar uma laranjada, mas pode consumir uma laranja. A fruta aumenta a glicose no sangue, por isso, o ideal é consumir de 3 a 4 tipos de frutas ao dia, em horários diferentes”, afirma Dr. Alex.
Para as pessoas que não sofrem do problema, o médico alerta: “Para não desenvolver o diabetes, é necessária uma alimentação saudável, sem exageros de carboidratos e de gordura saturada. A atividade física também se mostra um grande aliado da prevenção”. O ideal é acumular 30 minutos diários de atividade física aeróbica leve, como caminhada. “Mais importante é manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas”, completa o especialista.
A mudança do estilo de vida é primordial para prevenir e regular a doença. Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e disciplina devem se tornar hábitos, sobretudo, para quem tem tendência, mesmo que genética, a ter doença.
Taxa de desemprego na RMF se mantém estável
De abril a maio houve a eliminação de 8 mil postos de trabalho e 11 mil pessoas deixaram de procurar emprego
Em maio deste ano, a taxa de desemprego manteve-se relativamente estável na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), passando de 7,6%, em abril, para os atuais 7,5% da força de trabalho, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feira, 25. Apesar de ser menor taxa para o mês de maio desde 2009 na RMF, a pesquisa revelou que houve declínio do nível ocupacional no mercado de trabalho e diminuição do rendimento médio real dos ocupados e assalariados no mês de abril.
“Isso mostra uma perda de dinamismo do mercado de trabalho. O nível de contratação do mercado perdeu força”, diz Mardônio Costa, analista do mercado de trabalho do IDT. “Houve um encolhimento da força de trabalho porque pessoas deixaram de procurar trabalho”. O analista ressalta que essa redução se deu principalmente entre mulheres e jovens de 18 a 24 anos. De acordo com a pesquisa, em abril eram 1.690 mil pessoas ocupadas na RMF ante 1.682 mil pessoas em maio.
Em maio, o contingente de desempregados foi estimado em 136 mil pessoas, 3 mil a menos do que no mês anterior. O número é o resultado da diferença da eliminação de 8 mil postos de trabalho e da saída de 11 mil pessoas da força de trabalho. Já o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados passou de 24 para 25 semanas, no mês em análise.
Nível de ocupação
Na RMF, o nível de ocupação diminuiu 0,5%, em maio de 2014, estimando-se o contingente de ocupados em 1.682 mil pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, tal resultado decorreu da redução do número de postos de trabalho nos Serviços (-6 mil, ou -0,8%) e na Construção (-3 mil, ou -2,0%), relativa estabilidade na Indústria de Transformação (1 mil, ou 0,3%) e estabilidade no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas
Rendimentos
Entre março e abril de 2014, os rendimentos médios reais dos ocupados e assalariados diminuíram na mesma intensidade (-1,1%) e passaram a equivaler a R$ 1.149 e R$ 1.184, respectivamente. No setor privado, ocorreram decréscimos no rendimento médio real dos trabalhadores da Construção (-3,7%) e dos Serviços (-1,7%), na medida em que houve crescimento no da Indústria de Transformação (1,4%) e no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (2,0%).
Por posição na ocupação, houve relativa estabilidade do rendimento médio real entre os assalariados com carteira assinada (-0,1%) e redução entre os sem carteira assinada (-1,7%), enquanto registrou-se variação negativa para os Autônomos (-0,5%) e redução no setor Público (-0,8%).
Redação O POVO Online
terça-feira, 24 de junho de 2014
Recomendação de repouso para o governador faz adiar encontros do PROS e PRB
Foi o próprio governador Cid Gomes quem anunciou, domingo, antes de desmaiar na convenção do PDT, que hoje haveria um novo encontro dele e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com todos os representantes de partidos aliados com o PROS, na sucessão estadual, na noite desta terça-feira, para oficializarem a adesão do PRB.
Agora à tarde, a direção do PROS, sem fazer referências ao estado de saúde do governador, distribuiu uma nota dando conta de que a reunião dele com o prefeito e os aliados vai acontecer amanhã à noite.
A direção do PRB, por seu turno, também adiou o encontro que faria hoje com todos os seus candidatos a deputado federal e estadual, um total de 45 participantes, para anunciar a adesão à aliança liderada pelo PROS. O encontro do PRB será amanhã.
O PRB estava praticamente certo de firmar uma aliança com o PMDB, visto ser um partido de oposição do Governo, desde o ano passado, quando houve um desentendimento entre Cid Gomes e o presidente nacional da sigla por conta da mudança de comando do partido no Ceará. A volta ao Governo, agora, dizem eles, é exigência dos candidatos que se sentem com melhores chances de sucesso na disputa eleitoral estando na coligação governista.
dn
segunda-feira, 23 de junho de 2014
69 vagas de emprego no Sine/IDT de Caucaia
O Sine/IDT dispõe de 69 vagas de emprego em Caucaia. Os interessados nas oportunidades de trabalho devem dirigir-se à unidade, pois as informações sobre vagas não são dadas por telefone. Das vagas disponíveis, 19 são para o cargo de costureira de máquinas industriais.
Para se cadastrar em uma das Unidades do SINE/IDT, o trabalhador deve comparecer levando a seguinte documentação: CTPS, RG, CPF, PIS/PASEP/NIT e Currículo.
Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração e para saber qual está de acordo com o seu perfil profissional, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego (maisemprego.mte.gov.br).
Açougueiro desossador: 4 vagas
Agente de pesquisa: 2 vagas
Ajudante de carga e descarga: 1 vaga
Apontador de produção: 1 vaga
Assistente administrativo: 1 vaga
Auxiliar de bombeiro hidráulico: 3 vagas
Auxiliar de corte na confecção: 1 vaga
Auxiliar de cozinha: 2 vagas
Auxiliar de limpeza: 1 vaga
Auxiliar de linha de produção: 4 vagas
Auxiliar de serviços gerias (pessoas com deficiência): 4 vagas
Barman: 1 vaga
Bombeiro hidráulico: 4 vagas
Carpinteiro de obras: 1 vaga
Cortador de roupas (tecidos): 1 vaga
Costureira de máquinas industriais: 19 vagas
Desossador: 1 vaga
Frentista: 2 vagas
Gerente de loja: 1 vaga
Marceneiro: 1 vaga
Modelista de roupas: 1 vaga
Motorista carreteiro: 3 vagas
Motorista de caminhão: 2 vagas
Operador de empilhadeira elétrica: 1 vaga
Padeiro: 2 vagas
Revisor de tecidos: 1 vaga
Servente de limpeza: 1 vaga
Vendedor pracista: 2 vagas
Zelador de edifício: 1 vaga
Sine/IDT Caucaia
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Rua Juaci Sampaio Pontes, 2076 – Centro
(85) 3101-3378
dn
domingo, 22 de junho de 2014
Partidos têm até o dia 30 para definir nomes de candidatos
Os partidos precisam definir, até o dia 30, os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República ou que nomes vão defender no pleito de outubro. No fim de junho, termina o prazo para a escolha de candidatos. Até agora, PMDB e PDT já definiram que apoiarão a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Os peemedebistas confirmaram, inclusive, o vice-presidente Michel Temer na chapa do atual governo.
No dia 14, o PSDB confirmou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência, sem ainda definir o nome do vice na chapa. No mesmo dia, o PV escolheu para concorrer ao comando do Planalto, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, de 64 anos, junto com Célia Sacramento – vice-prefeita de Salvador (BA).
Ontem (sábado), foi a vez de o PT oficializar a candidatura de Dilma à reeleição, em Brasília. Hoje (domingo), é a vez do Psol definir seus candidatos. Com a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido deve lançar o nome de Luciana Genro (RS) para a Presidência da República. O Psol ainda não tem candidato a vice. Os encontros ocorrem em Brasília.
A gaúcha, que foi deputada federal e estadual por duas vezes, é uma das fundadoras do Psol – partido criado depois da expulsão dela do PT, em 2003, motivada por divergências entre ela e o governo Lula.
O PP, partido que integra a base aliada no Congresso, deve trilhar o mesmo caminho do PMDB. A convenção no dia 25 deve confirmar o apoio da legenda à reeleição de Dilma e Temer mas, em alguns estados, o posicionamento deve ser o de liberar a legenda para outras alianças. A sigla já promoveu algumas convenções estaduais – em São Paulo e no Rio Grande do Sul, por exemplo. Em território gaucho, assim como no Rio de Janeiro e Minas Gerais, há dissidência, e a legenda vai apoiar o candidato Aécio Neves.
Último da fila
No dia 27, o PCdoB também vai oficializar o apoio ao atual governo e espera a presença da presidenta Dilma Rousseff na convenção que ocorrerá na capital federal.
Pelo PSB, disputam o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. Os nomes devem ser confirmados pelo PSB no dia 28, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro será conjunto com PPS, Rede Sustentabilidade, PPL e PHS, que também apoiam a chapa Campos e Marina.
O prazo do dia 30 de junho estipulado pela Justiça Eleitoral também vale para as indicações de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputados federais, estaduais e distritais. Depois desse período, os candidatos, os partidos políticos e coligações têm até o dia 5 de julho para pedir o registro dos candidatos às eleições de outubro.
NÚMEROS
14
de junho, foi o dia da convenção do PSDB para confirmar Aécio
21
de junho foi a data em que o PT oficializou candidatura Dilma
28
de junho é o o dia em que o PSB realizará sua convenção nacional
Saiba mais
Diretrizes do PT para segundo mandato
O PT está distribuindo cartilha com as diretrizes de seu programa do governo para a campanha de 2014. No documento, o partido destaca que um eventual segundo mandato de Dilma terá que superar a “herança maldita” para “continuar mudando” o Brasil.
Três pontos de uma “herança maldita”
Segundo o PT, essa herança se materializa em três pontos: o domínio imperial norte-americano, a ditadura do capital financeiro e monopolista sobre a economia e a lógica do Estado mínimo.
Também constam do caderno de diretrizes a proposta da revisão da Lei da Anistia e da regulação da mídia.
o povo
Escoltas têm papel decisivo na Copa
Ao redor de uma seleção de futebol que chega ou que vai, ou Chefe de Estado, há um aparato de segurança em motos, carros e helicóptero. As atenções estão voltadas para a figura célebre ou autoridade, seja em ônibus ou um carro blindado. A do inspetor Marcos Sena e dos policiais sob o seu comando também. Em temporada de Copa do Mundo, tem sido decisivo o trabalho das polícias Federal, Militar e do Exército Brasileiro.
Entre as escoltas estão de seleções, comissões técnicas, árbitros nos deslocamentos durante a estadia na Capital. Nesta semana, o Ministro da Justiça Eduardo Cardoso, que veio supervisionar os trabalhos de segurança pública no Estado, e o 1º Ministro da Namíbia, Hage Geingob.
Entre os dias 12 e 20 de junho foram realizadas 76 escoltas, a maioria feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que é responsável pelo comando de todas, mesmo as feitas pela Polícia Militar (34) ou Exército (2).
As escoltas da PRF são constituídas, em média, por oito batedores, duas viaturas contendo oito componentes operacionais, duas viaturas da Polícia Federal com seis componentes ao todo, e dois agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). "Cada tipo de operação depende da distância, o tipo de rota, e da pessoa que é escoltada. A Polícia Federal só participa de escoltas de Chefes de Estado", explica o Inspetor da PRF Marcos Sena. No chegada de um Chefe de Estado atuam, ainda, oito batedores do Exército Brasileiro.
As operações têm um tempo médio de descolamento de 22 minutos. Os principais trechos de deslocamentos estão entre Aeroporto Internacional Pinto Martins, Base Área de Fortaleza, hotéis e a Arena Castelão.
O Exército Brasileiro se apresenta com batedores em escolta no caso da Presidente Dilma e convidados da Fifa, como os que representam as confederações esportivas.
Copa do Mundo
A copa do mundo no Brasil é u evento inédito pelo menos para as últimas duas gerações de brasileiros. Ver os jogadores chegarem é um momento disputado por muitos que querem se aproximar. A escolta é o limite.
"No caso da Federal, fazemos nivelamento entre os agentes, passamos para todos o reconhecimento da rota, para que haja erro do trajeto ou mesmo para o caso de ter que seguir outro caminho. No contexto geral, a missão tem ocorrido com tranquilidade na missão de coordenar o andamento das escoltas, independente de ser da PRF, do Exército ou Polícia Militar", explica o inspetor da PRF.
Das mais de 70 operações, as mais delicadas envolviam, por motivos óbvios, a seleção brasileira de futebol. Houve protestos dos movimentos sociais. A escolta precisou desviar o trânsito e seguir uma outra rota. "Para cada escolta, temos pelo menos três rotas protocolares", afirma Marcos Sena. A falta de uma escolta ajuda a explicar a importância desse tipo de operação: um ônibus com adesivos da Fifa que seguia, sem escolta, para a Arena Castelão, foi alvo de pedras e cones arremessados por manifestantes que protestavam na Avenida Alberto Craveiro, mas proximidades do estádio.
Foi necessário um isolamento da área pela polícia para viabilizar a saída das pessoas do coletivo. Embora fosse um ônibus "oficial" do evento organizado pela Fifa, não tinha garantias de escolta, conforme a PRF, por se tratar de uma situação de uso estritamente privado: era utilizado por uma empresa patrocinadora do evento.
A Polícia Rodoviária Federal recomenda que, diante das escoltas, as pessoas não desçam as calçadas nem avance as grades de contenção que existem em alguns locais, sobretudo na chegada de hotéis onde as seleções de futebol se hospedam. É proibido avançar para dentro de um grupo que está em deslocamento de segurança.
Melquíades Júnior
Repórter
sábado, 21 de junho de 2014
ONU abre concurso para jovens profissionais
A Organização das Nações Unidas (ONU) procura candidatos qualificados todos os anos, que estejam prontos para começar uma carreira como funcionários públicos internacionais. O Programa Jovens Profissionais (YPP, na sigla em inglês) é uma iniciativa que traz novos talentos para a ONU, por meio de um concurso anual.
Neste ano, o exame será feito em 4 de dezembro de 2014 em Economia, Direitos Humanos, Tecnologia da Informação, Fotografia, Assuntos Políticos e Produção de Rádio 9em árabe,chinês, espanhol, suaíle e russo). Os candidatos devem ter 32 anos ou menos até o final de 2014.
Se você é graduado no ensino superior, fala inglês ou francês fluentemente, é cidadão de um dos países participantes do programa (acesse aqui a lista), saiba abaixo como participar. Entre os países deste ano estão Brasil e Angola.
O período para se candidatar ao exame é até o dia 26 de agosto de 2014 (23h59, hora do leste dos Estados Unidos), por meio do portal de Carreiras da ONU (http://careers.un.org). As fases de inscrição são as seguintes:
14 de junho a 13 de agosto: Tecnologia da Informação e Assuntos Políticos
21 de junho a 20 de agosto: Economia e Produção de Rádio (em árabe, chinês, espanhol, suaíle e russo)
27 de junho a 26 de agosto: Direitos Humanos e Fotografia
Saiba todas as informações em: https://careers.un.org/ypp
Redação O POVO Online
Caucaia recebe encontro de planejamento estratégico do Ministério Público do Ceará
O ciclo de visitas às Unidades Regionais das Zonas Judiciárias continua no próximo dia 18 de julho, às 9h, na 6ª Unidade Regional, no salão do Júri do Fórum de Caucaia, sob a coordenação do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado. O último encontro foi realizado no último dia 30 de maio, na Comarca de Maracanaú, sede da 5ª Unidade Regional.
A procuradora de Justiça Sheila Pitombeira ressalta que o objetivo dos encontros é discutir e pensar cada Unidade Regional em suas peculiaridades, com destaque para a busca e o apontamento de ações para solucionar lacunas. A representante do Ministério Público cearense coordena o Planejamento Estratégico e o Núcleo de Gerenciamento de Projetos.
Noticias relacionadas
- MP/CE inscreve ONGs para vagas do Conselho Gestor do Fundo dos Direitos Difusos
- Procurador Ricardo Machado inaugura sede do MP/CE, em Barbalha
http://www.direitoce.com.br/
sexta-feira, 20 de junho de 2014
Justiça condena torcedores mexicanos a pagar três salários mínimos por desacato a delegado
Dois torcedores mexicanos foram condenados pela Justiça a pagarem três salários mínimos após tumulto na Arena Castelão, durante o jogo Brasil e México, na última terça-feira (17). Emilio Arroyo Garcia e Diego Alberto Hernandes Vazquez foram autuados após desacatar um delegado da Polícia Civil.
De acordo com o processo (nº 48099-17.2014.8.06.0018/0), por volta das 17h, o delegado, acompanhado por outros quatros policiais, foi chamado ao setor N5 da Arena Castelão porque Diego Alberto estavacausando tumulto e atrapalhando os demais torcedores de assistir à partida.
Torcedores foram conduzidos à delegacia e ao Juizado do Torcedor
O policial pediu para que ele ocupasse o setor correspondente ao estabelecido no ingresso. Rindo, o mexicano disse que não ia se retirar e em seguida atirou copo de cerveja no rosto do delegado. Os outros policiais intervieram, mas ele passou a agredi-los. As autoridades, então, o levaram para outro local do estádio. Nesse momento, Emilio Arroyo apareceu e tentou impedir que Diego fosse conduzido à delegacia. Ambos foram levados e, ao chegar no local, Emilio também agrediu verbalmente o delegado.
Por tratar-se de crime de menor potencial ofensivo, a juíza Maria José Bentes Pinto condenou Emilio a pagar três salários mínimos em benefício da Santa Casa de Misericórdia. Após a comprovação da transferência, será expedido alvará de cumprimento do acordo e declarada extinta a punibilidade do estrangeiro.
Já Diego Alberto, por ter desacatado autoridade e resistido à prisão, não pôde ser beneficiado somente com o acordo pecuniário. Ele foi denunciado pelo promotor de Justiça Francisco Xavier Barbosa Filho, que propôs a suspensão do processo por dois anos, sob a condição de que o acusado efetue o pagamento também de três salários mínimos, destinado ao Instituto do Câncer do Ceará.
A audiência ocorreu às 14h da quarta-feira (18) porque os estrangeiros estavam sem passaporte. Para impedir que eles prosseguissem viagem em cruzeiro ancorado na cidade, a juíza Maria José Bentes Pinto foi pessoalmente à Superintendência da Polícia Federal, às 22h30, entregar ofício para que a autoridade policial competente procedesse no sentido de manter os mexicanos na Capital.
dn
quinta-feira, 19 de junho de 2014
UFCA abre vagas para professor temporário
Com objetivo de preencher duas vagas de professor temporário no curso de Medicina, classe Auxiliar, Nível I, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), anunciou a abertura do processo seletivo 34/2014.
Uma das oportunidades é para o Setor de Clínica Médica/Atenção Básica à Saúde/Internato, enquanto a outra é para o Setor de Pediatria/Assistência Básica à Saúde/Internato.
Ambos os profissionais vão atuar em jornadas semanais de 20h, com remuneração de 2.339,67, acrescida de retribuição por titulação e auxílio alimentação.
Os interessados no concurso devem comparecer a sede da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (avenida Tenente Raimundo Rocha, s/nº, bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte) de 13 a 17 de junho de 2014, apenas em dias úteis e no horário de atendimento ao público, e apresentar os documentos listados em edital, bem como realizar o pagamento da taxa de R$ 58,00.
A validade do certame é de 30 dias e pode ser prorrogada por igual período. Para mais informações consulte o edital em nosso site, logo abaixo.
Redação O POVO Online
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Programação de trens no feriado do dia 19
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informa o funcionamento dos trens e metrô para o feriado de Corpus Christi, amanhã, dia 19 de junho. A linha Sul do metrô de Fortaleza, que vai do Centro até a Pacatuba; a Linha Oeste, que vai do Centro ao município de Caucaia; e o metrô do Cariri somente deixarão de operar no dia do feriado, dia 19. No dia 20 de junho, sexta-feira, as três linhas funcionarão normalmente. Confira abaixo quadro de horários.
- Linha Sul (Fortaleza – Pacatuba): das 8h às 12h (operação assistida de segunda a sexta, sem cobrança de passagem)
- Linha Oeste (Fortaleza – Caucaia): das 5h30min às 20h25min (operação comercial de segunda-feira a sábado);
- Metrô do Cariri (Juazeiro do Norte – Crato): das 6h às 19h de segunda-feira a sexta-feira, e aos sábados das 6h às 14h operação comercial.
Mais informações
Marcos Cavalcante- Assessoria de Imprensa
(85) 3101-7115
Ações Educativas desenvolvidas pela AMT - Movimento Maio Amarelo
O mês de maio chegou ao fim, mas as ações voltadas para a segurança no trânsito não. Durante todo o mês de maio, a equipe de Educação de Trânsito da AMT fez a divulgação do Movimento Maio Amarelo no município de Caucaia. Foram realizadas palestras em escolas, blitzes educativas e visitas às Secretarias e Órgãos da prefeitura. O movimento que visa chamar a atenção da população para um trânsito mais seguro, conseguiu conscientizar centenas de pessoas em todas as ações desenvolvidas. Mesmo com o sucesso do movimento, temos que estender nossas ações permanentemente, pois o trânsito seguro, é uma questão de educação, respeito e cidadania. Portanto, as boas atitudes devem ser preservadas sempre. Acesse o link e veja as fotos do movimento.
Assinar:
Postagens (Atom)