Região que se estende da Barra do Rio Ceará até a divisa com o Estado do Piauí, a Costa do Sol Poente é um dos principais roteiros turísticos do Estado. Dunas e lagoas de água doce ou salgada se harmonizam com os verdes mares e proporcionam um charme incomum.São 400 quilômetros de belezas e dezenas de opções de lazer e diversão, aliados à qualificada estrutura de receptivo.
Conhecida como a região de bons ventos convidativos à prática de esportes náuticos e de aventura, como kitesurf, windsurf e outros, a Costa do Sol Poente tem praias como Jericoacoara, considerada uma das mais bonitas do mundo; além de abrigar recantos praianos primitivos e habitados por comunidades de pescadores. No roteiro, rios se unem ao Atlântico e serras próximas parecem guardiãs da região.
Quinze experts em lazer e entretenimento convocados pelo guia Conhecendo o Ceará apontaram cinco praias da região como os paraísos tropicais a Oeste de Fortaleza. As praias são: Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras, Baleia e Jericoacoara, destinos para se divertir, relaxar, fazer passeios bucólicos, como longas caminhadas à beira-mar, ou inusitados, como percursos em veículos denominados paus-de-arara.
Cumbuco
A primeira parada do roteiro é a praia do Cumbuco. Localizada a 30 quilômetros de Fortaleza, no município de Caucaia, oferece condições perfeitas para a prática de esportes náuticos. É chamada de paraíso dos kitesurfistas. Ali, pousadas, hotéis e um luxuoso resort acolhem os visitantes, que também usufruem de estrutura qualificada de restaurantes e barracas de praia com o melhor da culinária regional, pesqueira e internacional. O passeio pelas dunas que escondem lagoas de águas cristalinas é uma opção imperdível.
Lagoinha
A paisagem é de cartão-postal, afirma quem chega à praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, a 94 quilômetros da capital. Fica fácil entender o porquê ao se conferir a vista deslumbrante do alto de um mirante, com destaque para a duna de areia amarelada debruçada sobre o mar e salpicada de coqueiros. Com rede hoteleira e barracas de praia qualificadas, o destino convida ao lazer tranquilo e à prática de esportes à vela.
Flecheiras
Piscinas naturais em maré baixa, lagoas escondidas entre as dunas, trilhas ecológicas e vasto coqueiral compõem o cenário de Flecheiras. A praia fica no município de Trairi, a 130 quilômetros de Fortaleza. Ali, pousadas aconchegantes se estendem ao longo da costa, além de barracas de praia que oferecem pratos à base de peixes e frutas do mar. Os cardápios em Flecheiras também incluem moqueca de arraia e pratos em que algas marinhas são o principal ingrediente.
Baleia
Pertencente ao município de Itapipoca, a Praia da Baleia fica a 140 quilômetros da capital e se caracteriza pela atmosfera rústica e a calmaria, que lembra um cenário quase virgem emoldurado por vasto coqueiral. Ali, canoas e outras pequenas embarcações povoam a beira-mar, onde é comum o uso de carros-de-boi para o transporte de pessoas e cargas. No quesito gastronomia, os destaques são a peixada de beijupirá e a moqueca de arraia.
Jericoacoara
Jericoacoara ou simplesmente Jeri reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes formas que tornam o destino único. Entre outras belezas, uma permite se avistar o sol se pôr no mar, um espetáculo inesquecível que ocorre sob aplausos dos espectadores no alto de uma grande duna ao lado da vila.
Situada a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, a praia de mar calmo oferece cenários mágicos como a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso. A vila conta com opções de hospedagem simples ou requintadas, enquanto o agito acontece em bares e restaurantes do lugar.
O guia Conhecendo o Ceará é distribuído gratuitamente e pode ser encontrado nas principais bancas de revistas de Fortaleza, bem como em hotéis da capital, postos de informações turísticas e em estabelecimentos que constam na publicação. O objetivo é que o leitor tenha ao seu alcance muita praticidade na visita ao Estado para vivenciar a melhor experiência no Ceará. Bom proveito!
dn
Nenhum comentário:
Postar um comentário