terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novembro Azul em Caucaia



Neste mês, todas as atenções estarão voltadas para o NOVEMBRO AZUL. A campanha busca conscientizar e lembrar aos homens sobre a realização de exames para controle ou prevenção do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitado as comemorações do Dia Mundial de Combate ao câncer de próstata, realizado a 17 de novembro. Internacionalmente é conhecida por Movember e tem como uns dos símbolos mais conhecidos o laço de fita azul e o bigode, estilo Moustache.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. Portando torna – se necessário intensificar a campanha, com a parceria entre todas as secretárias em prol do bem comum. A Secretaria de Saúde, Educação em Saúde e Mobilização Social possui diversas programações previstas para a saúde do homem e a conscientização de todos a importância de prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento, assim como realização de exames de rotinas para prevenir outras doenças, hábitos menos comuns aos homens que às mulheres.
 
AÇÕES PREVISTAS
 
 * Lançamento da Campanha NOVEMBRO AZUL no Centro de Referência de Saúde do Homem dia 11 de Novembro.
 * Divulgação da campanha através de som, sports, banners, oudoors, panfletos.
 * Parcerias entre secretarias para realização de eventos relacionados.
 * Ações de Mobilização social em pontos específicos da cidade, como:
 * Locais para Vacinação, Teste de glicose, Auferição de Pressão Arterial, Laringoscopia e teste rápido para HIV.
 * Blitz educativa dia 29 com a banda marcial da prefeitura e distribuição de kits educativos e encaminhamento para atendimento no posto de saúde Dona Cotinha.
 
Contamos com a participação de todos os setores para realização do evento.
 
 
Francisco Deuzinho de Oliveira Filho
Secretário Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário