domingo, 2 de novembro de 2014

Caucaia: Caribe cearense

Guarde esse nome: Ventak (pronuncia-se Ventaca). Acredito que, dentre de pouco tempo, este lugar se torne mais uma grande atração do nosso Ceará e, mais especificamente, da Praia do Cumbuco, distante a apenas 30 km de Fortaleza.
Foto: Anchieta Dantas Jr.
Foto: Anchieta Dantas Jr.
É dessa belíssima lagoa literalmente azul - a impressão que se tem é de estar no Caribe ou no Pacífico Sul -, que surge o embrião de um complexo que seus quatro sócios pretendem desenvolver. Um projeto ousado e que tem tudo pra dar o que falar.
Tendo esse visual como cenário, a ideia é construir um hotel ecológico, com material reciclável, como madeira de demolição, resultando em bangalôs sustentáveis, com uma pegada zen, abastecido com energia a partir dos ventos e do sol. Foi o que me relatou um dos sócios, o gaúcho Rodrigo Loureiro, na manhã do último domingo (20), quando estive no local. “Algo parecido com o que se vê nas Ilhas Fiji”, explica, com acesso direto à lagoa.
O empreendimento ainda está no papel, mas, para vocês terem uma ideia, segue uma foto do que pode vir a ficar o hotel do Complexo Ventak.
Bangalôs sobre a água. Ilhas Fiji. Foto: Divulgação
Bangalôs sobre a água. Ilhas Fiji. Foto: Divulgação
Agora reparem mais um pouco no azul da lagoa do empreendimento, abaixo, e mentalize os mesmos bangalôs por lá. De arrepiar, né?
Foto: Anchieta Dantas Jr.
Foto: Anchieta Dantas Jr.
Foto: Anchieta Dantas Jr
Foto: Anchieta Dantas Jr
Além da hospedagem sustentável, emenda Rodrigo, o projeto contempla um parque aquático, para prática de stand up paddle (sup), e de esportes radicais,incluindo rapel, tirolesa, um cable park, um teleférico, com visão de todo o complexo, entre outras atrações.
Outro destaque ficará para uma ilha artificial, de 7 mil m², no meio da lagoa – que deve alcançar uma área de 44 mil metros quadrados depois que a escavação estiver completa -, onde será erguido uma spa e também um espaço para eventos, como casamentos. Já pensaram em casar envolto em um visual desses? Já não será mais preciso ir bater nas Maldivas para ter acesso a algo do tipo. Bacana, né?
A lagoa azul
Mas se você nao quiser esperar até tudo ficar pronto, o que pode se estender por mais uns cinco anos, já da pra se contentar com um mergulho nesse azul de cair o queixo, praticar sup e outras atividades como um banho de lama fitoterápica. Sem contar as fotos incríveis que poderá levar de recordação.
Rico em argila, o fundo da lagoa dispõe de três tipos diferentes da mesma- branca, vermelha e amarela - que passada sobre o corpo, vai proporcionar uma limpeza e esfoliação profundas e deixá-lo com a pele super macia. Eu experimentei e aprovo. A gente aplica e deixa secar por dez minutos. Depois, é só mergulhar e pronto. O resultado é imediato.
O fundo da lagoa é rico em argila propício para um banho de lama fitoterápica Foto:  Anchieta Dantas Jr.
O fundo da lagoa é rico em argila, propício para um banho de lama fitoterápica Foto: Anchieta Dantas Jr.
A lagoa dispõe de três tipos de argila Foto: Anchieta Dantas Jr.
A lagoa dispõe de três tipos de argila Foto: Anchieta Dantas Jr.
Experimentando o banho de lama fitoterápico Foto: Anchieta Dantas jr.
Experimentando o banho de lama fitoterápica Foto: Anchieta Dantas jr.
Mas antes que você morra de curiosidade – o que eu acho que está acontecendo a esta altura da leitura do post -, deixe-me contar de onde vem esse tom da água.
De acordo com Rodrigo, trata-se de um lençol freático de água mineral, cuja sedimentação do fundo, rico em calcita, resulta na coloração. “A descoberta se deu quando o proprietário do terreno mandou cavar um simples poço de água e se deparou com a descoberta. A água começou a vir com essa essa cor”, conta.
A energia do lugar é tanta, que ao adentrar o Ventak, como bem gosta de frisar Rodrigo, é como se ultrapassássemos um portal de boas vibrações, para quem gosta de estar em contato com a natureza.
Outra panorâmica do Ventak Foto: Anchieta Dantas Jr.
Outra panorâmica do Ventak Foto: Anchieta Dantas Jr.
A escolha do nome, acrescenta ele, também tem um significado todo especial. “Cada letra tem um significado, por meio do qual exprime nossa filosofia e molda nossos valores e propósitos. Ventak vem de vento forte, mas o v quer dizer vida; o e, evolução; o n, natureza; o t, tempo; o a, amor e o k (ki), energia vital”, fala.
Como ir
Se você ficou interessado em conhecê-lo, o passeio deve ser agendado por meio de mensagem deixada na página do Ventak Beach no Facebook, restaurante que os sócios mantém na vila de pescadores do Cumbuco, onde também são dadas aulas de kite e do qual partimos para a aventura. Ou de outro perfil que eles têm, também nessa rede social, o Cumbuco Board Riders, voltado para a prática de esportes aquáticos. Se desejar, o agendamento pode ser feito ainda pelo Whatsapp, cujo número é (85) 9136.3939.
Quanto custa
Se você quiser visitar apenas a lagoa azul e ficar lá por até duas horas, o custo para quatro pessoas é de R$ 250. Uma extensão do passeio, ficando menos tempo na lagoa, inclui um giro pelas dunas do Cumbuco, com parada para fotos panorâmicas da Lagoa do Banana, uma esticada à Lagoa do Cauipe – paraíso dos kitesurfistas – e retorno por uma trilha de reserva ecológica até chegar à praia. Esta segunda opção foi a que eu fiz. Também para quatro pessoas, sai por R$ 320.
Depois de tudo isso, o que posso dizer é que, de fato, o Cumbuco é um legítimo paraíso! Um lugar para experimentar o vento, as lagoas, o mar, as dunas, o pôr do sol, enfim, sentir a vida!
Dúvida? Olha só esse mosaico de fotos com o qual o Rodrigo nos presenteou e que resume bem esse sentimento:
Fotos: Rodrigo Loureiro
Fotos: Rodrigo Loureiro
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário