domingo, 28 de dezembro de 2014

Metrofor: realização de concurso fica para 2015

realização do aguardado concurso público da Companhia do Metrô de Fortaleza (Metrofor), no Ceará, ainda depende de autorização formal por parte do governador Cid Ferreira Gomes. Com isto, a publicação do edital, inicialmente prevista para ocorrer em 2014, deve ficar para o próximo ano, após a posse do governador eleito, Camilo Santana.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da companhia, já foi realizado um estudo para definição dos cargos que serão oferecidos na seleção. Porém, somente serão divulgados quando autorizados pelo próximo governador.
A previsão é de 866 vagas, em diversos cargos. A princípio, os novos postos de trabalho atenderão aos metrôs de Fortaleza, com 600 funcionários, e de Sobral, com 266 oportunidades.
Histórico
O concurso vem sendo aguardado desde dezembro de 2013, quando a companhia contratou a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) como responsável pelo processo de seleção.
Porém, como o contrato é de 12 meses, deve vencer este mês. Ainda será definido se haverá possibilidade de prorrogação ou se a empresa deverá realizar novo processo de licitação para escolha de organizadora.
Mas vale lembrar que o primeiro anúncio prevendo o concurso para o Metrofor data de 2010, quando a então diretora de gestão empresarial Ciça Maia afirmou que um processo seletivo estava previsto para o ano seguinte. Em abril de 2011, o presidente da companhia Rômulo Fortes confirmou a informação.
Na ocasião, já havia sido realizado um levantamento da necessidade de profissionais com uma empresa especializada, a Trends Consultoria.
De acordo com a pesquisa feita, os cargos com previsão de oferta são de agente de segurança de operações, agente de estação, controlador de CCO, supervisor de estação, supervisor de trem, supervisor de equipe, analista de gestão e analista técnico.
Dependendo do cargo escolhido, haverá exigência em formações específicas. No caso das funções de analista de gestão, por exemplo, deverão concorrer pessoas com formação em Psicologia, Assistência Social, Administração, Direito, entre outras. Já o cargo de analista técnico deve exigir pessoas graduadas em Engenharia e suas especialidades.
A Metrofor é uma sociedade de capital aberto, por ações, de economia mista, com finalidade de explorar os serviços de transporte sobre trilhos ou guiados, de passageiros, na região metropolitana.

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário