terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Recém-eleitos conhecem espaços do Legislativo

Quase todos os novos deputados estaduais eleitos se reuniram, durante todo o dia de ontem, em um seminário promovido pela Assembleia Legislativa para instruir os parlamentares novatos e assessores sobre o funcionamento da Casa. Dos 24 novos deputados, mais de 50% do Legislativo estadual, apenas cinco não participaram das atividades no período da manhã: Agenor Neto e Audic Mota, do PMDB, Capitão Wagner (PR), Evandro Leitão (PDT) e Renato Roseno (PSOL).
Além da presença de diversos diretores da Casa, que explicaram as atribuições de cada departamento, os novatos receberam cópias do Regimento Interno, da Constituição do Estado e de outros manuais relativos à atividade parlamentar. Segundo o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PROS), a ideia é que os deputados tenham plena noção das atividades quando forem empossados no dia 1º de fevereiro.
"É necessário que cada deputado conheça profundamente o Regimento Interno e a Constituição Estadual", destacou Zezinho no discurso de abertura do evento. Ele acrescentou que os parlamentares devem ter consciência de que serão cobrados pela população e pela imprensa. "Viemos para somar, para dar nossa contribuição para a melhoria da vida do povo cearense", pontuou.
Formação de bloco
Durante as explicações, alguns parlamentares da atual legislatura circularam pelo plenário e cumprimentaram os novos colegas, entre os quais Leonardo Pinheiro (PSD), Heitor Férrer (PDT), Júlio César Filho (PTN), Vanderley Pedrosa (PTB) e Mauro Filho (PROS). Júlio César foi o que conversou por mais tempo com futuros colegas, articulando a formação de um bloco para pleitear vagas na Mesa Diretora.
"Esse momento é, primeiramente, para se confraternizar, se enturmar. E, claro, política se faz 24 horas por dia. (Vamos) tentar dar continuidade a articulações de possíveis blocos, já conversei com alguns parlamentares, com quem eu tenho uma conversa mais adiantada, e com outros estamos só iniciando. Mas temos o mês de janeiro todo de articulações", apontou o deputado.
Para Bruno Gonçalves (PEN), deputado eleito pela primeira vez, o encontro "quebrou o gelo". "Queira ou não queira, para todos de primeiro mandato, esse é um ambiente diferente, de maior responsabilidade e que a gente precisa ir conhecendo aos poucos", destacou.
Elmano de Freitas (PT) diz ter conversado com representantes de outros partidos sobre a responsabilidade de formar blocos e já tem interesse definido: quer presidir ou integrar a comissão de Educação da Casa. "É bom para a representação parlamentar que todos possam integrar comissões, ter o espaço de colaboração nas áreas que têm mais afinidade. Pessoalmente quero pleitear a possibilidade de estar na comissão de educação. Tenho relação com o tema e gostaria de colaborar nos debates".
O deputado eleito Walter Cavalcante (PMDB), ainda presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, afirmou que o encontro dos novos parlamentares desperta a vontade de aprofundar o conhecimento acerca do Legislativo cearense. "As atividades da Câmara não são tão diferentes da Assembleia, mas o seminário mostra a quantidade de opções do parlamentar, facilita para que a gente não chegue no dia 1º de fevereiro muito verde", alega.
Entre os recém-eleitos, dois podem ter diplomas cassados em decorrência de ações da Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará por ilicitudes na campanha eleitoral. Augusta Brito (PCdoB) é acusada de abuso de poder político devido à contratação de servidores em período vedado e Moisés Braz (PT) por captação ilícita de sufrágio. Ambos ainda não foram notificados.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário