terça-feira, 31 de março de 2015

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
 
Domingo de Ramos
 
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
 
Segunda-Feira Santa
 
É o segundo dia que vem depois de Domingo de Ramos onde se recorda a prisão de Jesus Cristo.
 
Terça-Feira Santa
 
É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.
 
Quarta-Feira Santa
 
É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
 
Quinta-Feira da Ceia
 
É o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.
Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.
 
Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
 
É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha
 
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia
 
É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.
 
Domingo de Páscoa
 
É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Bruno Pedrosa pede instalação de campus da UFC em Ibiapaba

   
Dep. Bruno Pedrosa (PSC) Foto: Paulo Rocha
O deputado Bruno Pedrosa (PSC) ressaltou, durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (17/03), a viabilidade de o município da Ibiapaba receber um campus da Universidade Federal do Ceará. Segundo ele, a avaliação foi feita pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis da instituição, Ciro Nogueira, em audiência pública realizada na última sexta-feira (13/03) para discutir o tema.

Uma das justificativas está no tamanho da população do município, que é de 350 mil habitantes. Entretanto, os estudantes atualmente precisam se deslocar até Sobral para cursar uma graduação na UFC.
 
De acordo com o parlamentar, será feito um estudo de viabilidade técnica sobre a instalação do campus de Ibiapaba. “Precisamos agora ver a real possibilidade de destinação de verbas para a expansão do ensino superior em Ibiapaba”, explicou. Após esse levantamento, uma comitiva levará os resultados ao ministro da Educação, Cid Gomes.
JS/GS

Análise da Situação Educacional do Município de Caucaia



A SME divulga o diagnóstico apresentado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que tem por objetivo analisar a situação do Município de Caucaia no que se refere aos índices educacionais (levantamento e análise de indicadores sociais e mapeamento dos serviços de atendimento à população escolar) .
 
 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Cagece disponibiliza 155 vagas para cursos profissionalizantes

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) oferece para o mês de maio 155 vagas de cursos profissionalizantes. As vagas estão distribuídas em cinco cursos, que são: Atendimento ao Cliente (35 vagas), Excel Avançado (30), Hardware (30), Mecânica Básica (30) e Eletricidade Básica (30). Os três primeiros cursos terão as aulas ministradas na sede da Cagece, no bairro Vila União, e os dois últimos, na Cagece do Pici.


Para realizar um dos cursos ofertados, o candidato deverá procurar um das sedes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) associadas (Parangaba, Aldeota, Barra do Ceará ou Messejana) e receber uma carta de encaminhamento até o dia 20 de abril. A carta será um dos documentos obrigatórios que o candidato deverá levar para a Cagece no momento da matrícula, que será no dia 27 de abril, das 8h às 11h. É importante lembrar que o fato de ter o encaminhamento não garante a vaga, pois o número ofertado é limitado. São pré-requisitos para inscrição ter concluído o ensino fundamental e ter mais de 16 anos.


Além da carta de encaminhamento, para se inscrever na sede da Cagece, o aluno deverá portar: identidade, CPF e comprovante de residência. Os alunos que já realizaram algum curso na Companhia e quiserem participar de um novo curso, poderão comparecer na sede da empresa somente com o certificado no dia da inscrição. Vale ressaltar que não será permitida a entrada do aluno de bermuda e/ou camisa sem manga no dia da inscrição e durante a realização do curso.
 
É uma prática da Cagece ofertar cursos para a comunidade. Nesse sentido, a Companhia ofertou, somente em 2014, 48 cursos de capacitação gratuitos e certificou 928 pessoas.
 
SERVIÇO
Mais informações: 3101.1747
Curso: Atendimento ao Cliente
Período: de 04 a 11 de maio – Cagece Vila União (Sede)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h30min; com carga horária de 24h/aula
Curso: Excel Avançado - Cagece Vila União (Sede)
Período: de 04 a 11 de maio; com carga horária de 30h/aula
Horário: de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h12min, sábado e domingo das 8h às 17h; com carga horária de 30h/aula


Curso: Hardware - Cagece Vila União (Sede)
Período: de 11 a 30 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira das 17h15min às 19h15min e aos sábados de 8h às 12h; com carga horária de 46h/aula


Curso: Mecânica Básica - Cagece Pici
Período: de 18 a 24 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, de 17h às 20h12min; com carga horária de 32h/aula


Curso: Eletricidade Básica - Cagece Pici
Período: de 11 a 17 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, de 17h às 20h12min e aos sábados de 8h às 17h; com carga horária de 32h/aula


Endereços dos Sines:
Parangaba – Av. João Pessoa, 6239
Aldeota – Av. Santos Dumont, 5015
Messejana – Rua Dr Pergentino Maia, 813
Barra do Ceará – Av Francisco Sá, 6485
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101.1826 / 8878.8932
Cagece: Av. Dr. Lauro Vieira Chaves, 1030 - Vila União, Fortaleza-CE
Cagece Pici: Rua Carneiro de Mendonça , nº 1900 – Fortaleza -CE
 
 
 
28.03.2015
 
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece
3101.1826 / 8878.8932
 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
(85) 9922.2712
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil - ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898)

STDS anuncia oferta de 2.054 vagas de trabalho no Estado

Comercio2Levantamento realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/SINE-IDT revela a disponibilidade de mais de 2.054 oportunidades de emprego em diversas áreas no Ceará. São 1.807 destinadas somente para Fortaleza. Do total, 74 vagas são para pessoas com deficiência na Capital.

Os municípios do Interior contemplados com novas oportunidades de trabalho são Aquiraz, Crateús, Horizonte, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e Russas. Os principais setores são serviços e comércio, sendo os cargos com maiores demandas auxiliar de limpeza (220 vagas), vendedor interno (200 vagas), garçom (110 vagas) e assistente de loja (50 vagas).
 
Vaga de acordo com o perfil
As oportunidades de emprego divulgadas pelo levantamento são disponibilizadas pelas empresas parceiras, que determinam o perfil desejado do trabalhador para ocupar aquela função. Estas vagas são cadastradas no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego e, somente quando o trabalhador se encaixa em todas as informações solicitadas pelo perfil, esta é disponibilizada para o devido encaminhamento à empresa, que realiza de forma autônoma o seu processo de seleção.

Caso deseje ver as oportunidades disponíveis para o seu perfil, o trabalhador deve acessar o sitemaisemprego.mte.gov.br e realizar o cadastro. Confira a lista com as principais oportunidades de emprego
 

domingo, 29 de março de 2015

Tapebas

Os tapebas são um grupo indígena que habitam os limites do município brasileiro de Caucaia na Microrregião de Fortaleza, mais precisamente na Área Indígena Tapeba.
 
A tribo tapeba é produto de frações de diversas sociedades indígenas nativas reunidas na Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, que deu origem ao município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Os potiguaras, os tremembés e os cariris são as três principais etnias que deram origem aos tapebas, que habitam terras às margens do rio Ceará.
O nome da tribo deriva do tupi-guarani, e representa uma variação fonética de itapeva (itá = "pedra" e peb(a) = "plano" ou "chato", ou seja, “pedra chata” ou “pedra polida”). Hoje, a tribo tapeba é formada por cerca de 5000 índios, distribuídos em aproximadamente 17 comunidades, sob a proteção jurídica e social da Fundação Nacional do Índio. Eles sobrevivem basicamente da agricultura, pesca e de venda de frutas e produtos artesanais fabricados na própria comunidade.
 
O reconhecimento dos tapebas pelos órgãos governamentais é recente. Até a década de 1980, o estado do Ceará era considerado pelos registros da FUNAI como um estado onde inexistiam índios. Isso aconteceu porque em 1863 o Presidente da Província deu por extinta a população indígena no Ceará, e incorporou patrimônios territoriais das aldeias.
A presença indígena deixou de ser ignorada quando a Arquidiocese de Fortaleza passou a atuar no município de Caucaia junto à coletividade dos Tapeba e prestou assistência a esse processo de reconhecimento ao longo dos anos. Hoje, organizações não-governamentais como a ADELCO (Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido) e FAP (Fondation Abbé Pierre por le Logement des Défavorisés), da França, também estão atentas às questões da comunidade, sendo parceiras da Associação das Comunidades dos Índios Tapeba no seu Centro de Produção Cultural.
Os tapebas tiveram suas terras identificadas e delimitadas oficialmente pela FUNAI em 23 de julho de 1993, constituindo uma área de 4.658 hectares. A demarcação, porém, só foi feita quatro anos depois. Mas a vitória definitiva ainda não foi conquistada. A homologação e o registro cartorial das terras, as últimas etapas do processo demarcatório, não foram concluídas. A comunidade aguarda o remanejamento da população não-indígena e o fim das contestações judiciais.

Interdição do terminal Malvinas no centro de Caucaia

Com o início da reforma do terminal Malvinas, localizado no centro de Caucaia, a Empresa Vitória teve que alterar o itinerário e horários das linhas que passavam pelo mesmo.
Confira abaixo as alterações que estarão em vigor a partir do dia 12/02/2015:
 
 
 
 
Linhas que não passarão mais pelas mediações do terminal:
> Metropolitanas:
Caucaia
> Municipais:
Cumbuco
Garrote
Iparana
Linhas que continuarão passando próximo ao terminal, especificamente na rua atrás do terminal (Rua Getúlio Vargas), rua da Previdência Social)
As alterações foram feitas com o máximo de cuidado por parte do Departamento de Operações e Tráfego da Empresa Vitória, pensando sempre no conforto de seus
clientes.
Para mais informações, acesse o menu rotas e verifique todas as atualizações dos respectivos horários e itinerários das linhas.

AFEV - Associação de Funcionários da Empresa Vitória

AFEV (Associação de Funcionários da Empresa Vitória) é uma entidade sem fins lucrativos, que se mantém das taxas pagas pelos colaboradores associados e é regida por um estatuto. A diretoria da entidade é eleita pelo voto direto a cada dois anos.

Estrutura da AFEV

A AFEV  funciona no Cabatan e conta com: parque aquático, campo de futebol, quadra de voley de praia, estacionamento, parquinho para crianças e cantina.

Eventos AFEV

A Associação possui uma vasta programação de eventos: Festa das Mães, Arraiá, Festa dos Pais, Festa das Crianças, Confraternização e Campeonato da AFEV.

Confira algumas fotos:

sábado, 28 de março de 2015

28 vagas no Tribunal de Contas de Sergipe

O Tribunal de Contas do Estado do Sergipe (TCE/SE) lançou edital para o concurso que vai preencher 28 oportunidades de nível superior. Do total de ofertas, 20% são destinadas a Portadores de Necessidades Especiais (PNE).
Os cargos oferecidos são de médico (4), cirurgião-dentista (5 + 1 PNE), enfermeiro (3), e analista de Tecnologia de Informação nas áreas de Suporte Técnico em Infraestrutura e Redes (2), Segurança da Informação (1), e Desenvolvimento (9 + 3 PNE).
A carga horária de trabalho semanal é de 30 horas e os salários iniciais são de R$ 2.584,23 (para enfermeiro) e R$ 3.101,08 (para os demais cargos). No entanto, esses valores podem ser acrescidos por benefícios de desempenho, insalubridade, auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
As inscrições foram abertas no dia 23 de março e seguem até 15 de abril. Os interessados deverão acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (http://fgvprojetos.fgv.br/concursos) para se inscrever. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130.
Poderá solicitar a isenção do pagamento os candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e os doadores de sangue.
A seleção será composta por uma prova objetiva com um total de 70 questões, a ser aplicada no dia 24 de maio em Aracaju (SE). Além desta fase, os candidatos passarão por uma avaliação de títulos de caráter classificatório.
O último concurso do TCE/SE foi realizado em 2011 e ofereceu 20 vagas para técnico e analista. A organização do certame também ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas.
 
dn

sexta-feira, 27 de março de 2015

URCA abre inscrições para Processo Seletivo 2015.1

RUrcaEstão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2015.1, da Universidade Regional do Cariri (URCA), voltado para os 16 cursos da Instituição, com as Unidades Descentralizadas de Iguatu, Missão Velha e Campos Sales. As inscrições foram iniciadas no último dia 18 de março e terão continuidade até 9 de abril, e podem ser efetuadas por meio do site cev.urca.br/vestibular.
 
Resultado das inscrições deferidas e indeferidas sairá no dia 23 de Abril no dia Através do site cev.urca.br/vestibular.
 
A aplicação das provas do Processo Seletivo acontece nos dias 13 e 14 de junho, no horário das 13 horas às 17 horas, em Crato, Campos Sales, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha. O resultado do Vestibular sairá no dia 10 de julho.
 
O presidente da Comissão Executiva do Vestibular, Ricardo Bacurau, afirma que todas as datas referentes ao processo poderão ser vistas no site da Universidade. Segundo ele, estima-se que mais de seis mil inscritos deverão estar concorrendo a um dos cursos da Instituição. No Vestibular Unificado anterior, foram mais de 10 mil inscrições.  
 
Para os alunos das escolas públicas, que pela segunda vez estão fazendo o vestibular, será paga uma taxa no valor de R$ 60,00. Para os demais, R$ 120,00.
 
 
27.03.2015
 
Informações:
Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Telefones: (88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 27 de março de 2015

quinta-feira, 26 de março de 2015

115 mil pessoas se deslocam para trabalho ou aulas




Cerca de 52.640 pessoas, conforme pesquisa divulgada ontem pelo IBGE, fazem o deslocamento entre Caucaia e Fortaleza constantemente; os dados, conforme a instituição, servem para ajudar no planejamento de políticas públicas
Morar em uma cidade e concentrar atividades profissionais e escolares em outra tem sido um fenômeno cada vem mais comum nos grandes centros urbanos brasileiros. Na capital cearense, por exemplo, 115 mil pessoas entram e saem do município, regularmente, por motivo de estudo ou trabalho. A informação resulta da pesquisa "Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem, tendo como base o Censo de 2010.
O maior fluxo de alunos e trabalhadores do Ceará ocorre entre Caucaia e Fortaleza. Ao todo, 52.640 pessoas partem do município da Região Metropolitana, com destino à Capital, devido a um destes motivos, ou os dois.
O advogado Fernando Pinto faz este trajeto diariamente, desde que iniciou a faculdade, há seis anos. Hoje, ele mantém boa parte de suas atividades longe de onde mora, visando à praticidade nos deslocamentos. Trabalho, academia, pós-graduação e atividades de lazer são realizadas na Capital, enquanto a residência fica na cidade vizinha.
"Antes encarava como desvantagem o maior gasto de combustível e de tempo. Mas, como já virou costume, nem percebo mais esses problemas. Tenho como hábito sair mais cedo de casa e procuro mudar meus caminhos, para evitar engarrafamentos. Como ponto positivo, destaco as atividades de qualidade a que tenho acesso, e que na minha cidade não tem", explica.
Percurso
O segundo maior trânsito de trabalhadores e estudantes no Estado ocorre de Maracanaú para a Capital. Corriqueiramente, 23.023 pessoas fazem o percurso entre uma cidade e outra.
Os deslocamentos entre cidades no entorno de Fortaleza, por motivo de trabalho ou estudo, acontecem sobretudo em oito locais: Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Pacatuba, Maracanaú, Maranguape e Caucaia, além da Capital. Um total de 133.438 pessoas transporta-se, frequentemente, entre estes municípios.
Para o pesquisador Maurício Gonçalves, do IBGE, o estudo elaborado pelo órgão tem o papel de orientar gestores públicos e dirigentes do setor econômico, para que possam avaliar medidas. "Pode ajudar na elaboração de planejamentos de políticas públicas e, também, para empresas, dando a noção de qual a população envolvida em determinado município, que muitas vezes não é só a população do próprio município", avalia o pesquisador do IBGE.
No Ceará, também destacam-se os arranjos populacionais de Juazeiro do Norte, com três municípios envolvidos, e Sobral, com dois municípios.
Em nível nacional, a maior taxa de deslocamento urbano ocorre em São Paulo, que agrega 36 municípios, movimentando 1,75 milhão de pessoas. Em todo o Brasil, 7,4 milhões de cidadãos se deslocam da cidade onde moram para trabalhar ou estudar em cidades vizinhas.
Bruno Mota
Repórter
dn

Grupo Aço Cearense oferta mais de 100 vagas de emprego

O Grupo Aço Cearense está oferecendo oportunidades de emprego na sua unidade industrial, a Aço Cearense Industrial. Ao todo são mais de 100 vagas, inclusive para deficientes físicos. Entre os cargos que dispõem de oferta, estão o de auxiliar de operação de máquina, auxiliar de expedição, auxiliar de estoque, auxiliar administrativo, assistente de operação de logística, saladeiro, supervisor de alimentação, copeiro, pedreiro, eletricista, auxiliar de eletricista e servente de pedreiro.
Além do salário, os candidatos selecionados contarão com plano de saúde, plano odontológico, transporte da empresa, refeição na empresa, cartão alimentação, seguro de vida em grupo e participação nos resultados.
Os interessados devem enviar seus currículos para selecao@acocearense.com.br ou entregar no setor de Recursos Humanos da empresa, na antiga Rodovia BR 222, S/N°, Km 19, Caucaia.
 
dn

Desemprego permanece estável na RMF

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) permaneceu estável, em fevereiro último, em relação ao mês imediatamente anterior. Conforme a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada na manhã desta quinta-feira (26) pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT),  o índice alcançou 7,2% no segundo mês deste ano, totalizando 132 mil pessoas. Em janeiro, a taxa registrada foi de 7,1%.
Já a taxa de participação da população no mercado de trabalho caiu no mesmo intervalo, passando de 57,2%, em janeiro, para 56,4% no mês seguinte.
Considerando o intervalo de 12 meses, a taxa de desemprego, em fevereiro, ficou meio ponto percentual abaixo da registrada em igual mês de 2014 (7,7%).  Já o tempo médio despendido na procura de trabalho, no mesmo período, caiu de 27 para 22 semanas.

dn

Dilma fala em refinaria para os governadores do Ceará e do Maranhão

Está no site da revista Veja, na coluna Radar, informação sobre a reunião da presidente Dilma Rousseff, ontem, em Brasília, com os governadores nordestinos. Em determinado momento da conversa, a presidente teria dito para Camilo Santana e Flávio Dino, que em 2017, a Petrobras retomará o projeto de construção das duas refinarias: a do Ceará e a do Maranhão, merecendo uma observação, no mínimo jocosa do governante maranhense.
Leia a informação assinada pelo jornalista Lauro Jartim com o seguinte título: A reunião de Dilma com os governadores do Nordeste: bastidores
“Dilma Rousseff comandou ontem uma longa reunião com os nove governadores do Nordeste para explicar o ajuste fiscal. E durante o tempo todo não fez uma só autocrítica – o que impressionou a todos.
Culpou a queda do preço das commodities no mercado internacional e disse que foi a partir de outubro que a situação brasileira se deteriorou mesmo – sempre por causa da situação internacional.
Ladeada por Aloizio Mercadante (que pouco falou), Joaquim Levy, Carlos Gabas, Nelson Barbosa e Pepe Vargas, Dilma garantiu que as obras do governo federal no Nordeste não pararão.
O problema, segundo todos os governadores, é que a maioria delas está andando a passos de cágado idoso. Devagar, quase parando. Ninguém ficou muito animado com o que ouviu.
Numa linha mais otimista, disse que em 2016 o Brasil voltará a crescer e chegou até prometer aos governadores do Ceará e Maranhão que, em 2017, a Petrobras poderia retomar os projetos das refinarias premium naqueles estados.
Foi quando um Flavio Dino espirituoso interrompeu:
- Então, o que eu desejo agora é hibernar em sono profundo e só acordar em 2017.
Lá pelas tantas, Gabas tomou a palavra para explicar o benefício do ajuste sob o ponto de vista das contas da Previdência Social.
E soltou um número que sempre impressiona, mesmo num país em que as coisas parecem não surpreender mais ninguém.
Disse que os abusos cometidos nas pensões, especificamente na questão dos casamentos de última hora, com um idoso ou idosa casando nas últimas semanas de vida com alguém muito mais novo, poderia significar gastos de 6 bilhões de reais nos próximos dez anos.
dn

Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose tem programação especial em Caucaia

A Secretaria de Saúde de Caucaia realiza hoje, 24 de março de 2015, Dia Mundial da Luta contra a tuberculose, realiza várias atividades para sensibilizar a população, sobre os sintomas, diagnósticos e tratamento da doença. As atividades serão realizadas ações educativas na sala de espera da Unidade Básica de Saúde do Paulo Pontes, e também na Estação Ferroviária da Jurema.
A tuberculose é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Koch que ataca principalmente os pulmões. O contágio é feito através da fala, tosse, e espirro. Quando não tratada devidamente, a tuberculose tona-se uma enfermidade grave. Os sintomas da tuberculose são: tosse há pelo menos três (3) semanas, febre no fim da tarde, suor à noite, cansaço fácil, dores musculares, falta de apetite, emagrecimento.
 

Governador convoca 238 aprovados em concurso da Pefoce

 
pefoceO governador Camilo Santana aprovou a convocação de 238 candidatos aprovados remanescentes da 1ª fase do concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), regido pelo Edital nº1 da Pefoce, de 8 de dezembro de 2011 (publicado no Diário Oficial do Estado em 13/12/11). A decisão consta no Diário Oficial do Estado publicado nesta quinta-feira (26), referente ao último dia 24.
 
Os candidatos aprovados estão sendo convocados para realizarem suas matrículas na 2ª turma do Curso de Formação Profissional e para a entrega da Ficha de Informações Confidenciais (FIC).  As vagas são destinadas para cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Todos de 1ª classe.

A matrícula no Curso de Formação Profissional será realizada em duas fases. A primeira será via internet, no endereço eletrônico http://matrícula.aesp.ce.gov.br, devendo o candidato preencher a ficha de matrícula disponível, das 10 horas do dia 6 de abril de 2015 às 21 horas do dia 07 de abril de 2015, observado o horário local.
 
A segunda fase, por sua vez, será realizada de forma presencial, com a entrega da documentação para ingresso no Curso de Formação Profissional e para a Investigação Social. A FIC está disponível no endereço eletrônico www.aesp.ce.gov.br e deverá ser devidamente preenchida e entregue das 9 horas às 16 horas (horário local), nos dias 9 e 10 de abril, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), situada na Avenida Costa e Silva, 1253 – Mondubim.
 
O Curso de Formação e Treinamento Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de, no mínimo, quatro meses e será realizado em Fortaleza, pela AESP.
A relação dos candidatos que tiverem a sua matrícula homologada, bem como a convocação para o credenciamento e para a aula inaugural serão divulgados no endereço eletrônico http://www.aesp.ce.gov.br, em data a ser oportunamente divulgada.
 
A prova de capacidade física, a avaliação psicológica e a investigação social serão realizadas durante o Curso de Formação Profissional, devendo o candidato observar o disposto no item 9 do Edital nº1 – PEFOCE, de 8 de dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará de 13 de dezembro de 2011 e do edital de convocação para essas fases.

Clique aqui e acesse o edital de convocação no link: 

26.03.2015

Assessoria de Imprensa da SSPDS
Kélia Jácome ( kelia.jacome@sspds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6518)

Gestor de Célula/Secretaria
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3466.4898)

COMDICA realiza Conferência em Caucaia

O Conselho Municipal de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, em parceria com o Governo Municipal de Caucaia, realiza hoje a V Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. O evento acontece a partir das 08 horas, no Convento das Irmãs Cordimarianas.
A Conferência é um Fórum Municipal de debates sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, como instância deliberativa e paritária, entre governo e sociedade civil. Tem por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito municipal visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Objetivo geral da V Conferência é mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no âmbito do município de Caucaia.
 

Dia D da campanha contra o sarampo


A vacinação contra o sarampo de crianças, adolescentes e adultos na faixa etária dos 5 aos 29 anos começou no último dia 23 de março, em 47 unidades básicas de saúde de Caucaia. O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No próximo sábado, dia 28 de março, Dia D de mobilização da campanha, as unidades básicas de saúde de Caucaia estarão abertas para atender à comunidade.
A campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo para a imunização de toda a população, entre 5 a 29 anos, deverá vacinar até o dia 18 de abril 164.517 em Caucaia. Mesmo aquelas já vacinadas contra a doença, com meta mínima de cobertura de 95%. A população-alvo da campanha de intensificação receberá uma dose da vacina dupla viral, que também protege contra a rubéola. Na vacinação de rotina continuam sendo imunizadas contra o sarampo as crianças quando completam 6 meses, de novo quando fazem 1 ano da vida e ainda com 1 ano e três meses.
 

quarta-feira, 25 de março de 2015

CONVITE AOS MORADORES DO GARROTE.


Atenção alunos, familiares e amigos nós família Raimundo José dos Santos, estaremos no próximo sábado dia 28.03.2015, com um evento solidário com o intuito de arrecadar fundos para a família da nossa aluna ÉRICA, na ocasião teremos banho de piscina, venda de bolos, sanduíches e etc...
 
Local: JAPUARA FEST
Entrada: R$1,00 com direito à sorteio de brindes.
A partir das 09hs até às 15hs.
"ABRA A MÃO E O CORAÇÃO, AJUDE UM IRMÃO".

Data Magna do Ceará: feriado celebra libertação dos escravos com programação cultural

Fortaleza-LibertaNesta quarta-feira, dia 25/3, comemora-se a Data Magna do Ceará, instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. A data celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.

As referências ao tema, no Ceará, têm início com o próprio Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado. Inaugurado em julho de 1970, o Palácio sediou a administração estadual até 1986. Uma história retomada em março de 2011, com a reinauguração do palácio como sede da administração estadual.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e um dos maiores complexos culturais e artísticos de todo o Brasil, também presta homenagem, em seu nome, a um dos maiores personagens envolvidos na luta contra a escravidão no Ceará: Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde como o Dragão do Mar, pescador que lutou contra o tráfico de escravos no Ceará.

Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, nasceu em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, em 1839, e faleceu em Fortaleza, em 1914. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta pelo abolicionismo.

Uma de suas atitudes heróicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O Dragão do Mar ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país.

"No porto do Ceará não se embarcam mais escravos" é a frase atribuída ao Dragão do Mar que se notabilizou para a história. O jangadeiro também é homenageado em uma estátua localizada no piso térreo do Centro Dragão do Mar. Diariamente centenas de cearenses e de turistas se aproximam para registrar uma foto com a estátua, conhecendo também um pouco mais sobre a história de Chico da Matilde.

Centro Dragão do MarNesta quarta-feira, 25/3, feriado em comemoração à Data Magna, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura contará com seus cinemas e museus abertos. O Memorial da Cultura Cearense segue oferecendo, com entrada franca, visitação à exposição "Vaqueiros", percorrendo o universo desse personagem cearense a partir da ocupação do território do Estado pela pecuária até a atualidade. A exposição inclui cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.

Já no Museu de Arte Contemporânea (MAC) está em cartaz a exposição "Corpo da Obra", evidenciando obras compõem o acervo da instituição, ligadas à temática do corpo, se bifurcando por outras searas. "Um corpo-acervo, um corpo-coleção". Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Também com entrada franca.

Teatro Carlos CâmaraDando prosseguimento à programação de espetáculos de dança, sempre às quartas-feiras, o Teatro Carlos Câmara abre suas portas neste feriado pela Data Magna do Ceará, apresentando "Hospital de Bonecas", com a coreógrafa e bailarina cearense Rosa Ana Druot e o músico Sylvain Druot.

O espetáculo, que estreou em dezembro de 2014 e foi contemplado no Edital de Incentivo às Artes 2014, da Secult, tem entrada franca e começa às 19h. O Teatro Carlos Câmara fica na Rua Senador Pompeu, 454, no Centro de Fortaleza.

Theatro José de AlencarNesta quarta-feira, 25/3, outra opção cultural para cearenses e turistas são as visitas guiadas ao Theatro José de Alencar. Neste dia de celebração pela Data Magna do Ceará, as visitas acontecem às 14h, 15h, 16h e 17h. Um convite a conhecer mais sobre a história e o presente do teatro-monumento nacionalmente reconhecido, compartilhando conhecimentos sobre arquitetura, patrimônio, arte e cultura. Ingressos: R$ 4,00 (meia a R$ 2,00).

Estação Chico da MatildeO jangadeiro que se recusou a transportar escravos também é homenageado pela Coordenação dos Pontos de Cultura, setor da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O terceiro andar do prédio do Cine São Luiz, na Praça do Ferreira, ícone da tradição e do cotidiano de Fortaleza, é o espaço onde se localizam a Coordenação e a sala que a Secult disponibiliza aos Pontos de Cultura, incluindo apoio técnico especializado.

O espaço leva o nome de Estação Chico da Matilde e está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesta quarta-feira, 25/3, o espaço está fechado, devido às comemorações pela Data Magna do Ceará, mas o atendimento ao público será retomado nesta quinta-feira.

Museu do Ceará e Museu SacroO Museu do Ceará, também um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, dispõe, em sua exposição permanente, de diversas peças alusivas à libertação dos escravos em nosso Estado e à luta do movimento negro ao longo da história.

Destaque para a ata da Assembleia Provincial que traz a assinatura da lei de abolição da escravatura no Ceará, em 1884, mesmo tema de quadros disponíveis no Museu, localizado à Rua São Paulo, 51, no Centro de Fortaleza, e abre as portas ao público de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca. Entre essas telas, destaque para o óleo "Fortaleza Liberta", de José Irineu de Sousa, que retrata a solenidade de libertação dos escravos na capital cearense, realizada no salão nobre da Assembleia Provincial, em maio de 1883.

Outro equipamento da Secult que guarda relação com os temas celebrados nesta Data Magna do Ceará é o Museu Sacro São José de Ribamar, localizado nos arredores da praça central do município de Aquiraz, a 26km de Fortaleza. O museu traz peças como jornais da época, incluindo anúncios de venda de escravos, além de textos em que senhores prometiam recompensas a quem encontrasse escravos fugitivos.

O Museu Sacro São José de Ribamar, localizado na Praça Cônego Araripe, município de Aquiraz, está aberto à visitação, com entrada franca, de terça a sábado, das 8h às 22h. O Museu do Ceará e o Museu Sacro São José de Ribamar retomam atividades nesta quinta-feira, 26/3, após o feriado pela Data Magna do Ceará.

Serviço:A programação dos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará está disponível em www.secult.ce.gov.br.

25.03.2015

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda - (85) 3101.6761
secultmkt@gmail.com

Redenção: conheça a primeira cidade do Brasil a libertar os escravos

Redenção
A apenas 55 quilômetros de Fortaleza, o município de Redenção foi o primeiro do Brasil a libertar os escravos. O fato histórico ocorreu no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. A data, então, ficou estabelecida pelo parágrafo único do artigo 18 da Constituição Estadual como data magna do Ceará e passou a ser feriado para as comemorações oficiais da libertação dos escravos.

Também em reconhecimento ao pioneirismo do fim da escravidão, Redenção foi o município escolhido para receber a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) desde 2009. Mas a cidade também abriga vários outros pontos turísticos que remetem ao fato histórico da libertação dos escravos. Opção de passeio neste feriado, é possível conhecer boa parte de Redenção em um dia.

Às margens da CE-060, na entrada de Redenção, o Sítio Livramento abriga o Museu Senzala Negro Liberto, um canavial e a unidade de produção da aguardente Douradinha. O sítio foi construído em 1873, pela família Muniz Rodrigues. O marco histórico do local é a concessão de cartas de alforria a todos os negros cativos, em 25 de março de 1883, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea.

Redenção museuO museu, criado em 2003, é composto por casa grande, senzala, canavial, a moageira e uma lojinha (Mercado da Sinhá). O conjunto arquitetônico colonial é original e tem boas condições de conservação. Na área, encontram-se a original casa grande dos senhores do engenho, a senzala, o canavial e o antigo maquinário de fabricar a cachaça Douradinha. A casa grande possui uma característica especial que a diferencia de outras no Brasil.

O casarão foi construído no século XVIII. Abriga móveis e utensílios antigos do fim do século XIX, fotos da família Muniz Rodrigues e histórias da época da escravidão. Nas salas são conservados objetos doados ou dos antigos donos. Um deles é uma peça do século passado que servia para engarrafar a cachaça e colocar a tampa de cortiça. Existem ainda uma coleção de cédulas antigas da época.

Em outra parte do sítio, a senzala era onde os escravos descansavam e eram castigados. Eles eram chicoteados no local e, como eram muito altos - tinham cerca de 1,80 metros - precisavam ficar deitados. Quanto mais rebeldes, mais no fundo da senzala ficavam. Um cômodo úmido, parecido com um túnel, de teto baixo, com uma única e estreita entrada de ar com grades. No cubículo escuro, eram colocados cerca de dez escravos.

Redenção engenho Ao todo, nos pequenos e escuros cubículos da senzala viviam cerca de 100 escravos. Eles eram obrigados a entrar ali às 18 horas e sair às 6 horas. Dormiam no chão, em cima de esteiras de palha. Em cada cômodo havia instrumentos de tortura, como correntes, algemas e gargalheiras. Essas últimas serviam para prender o escravo na parede pelo pescoço. Havia até para criança e adolescente.

Também no Sítio Livramento, o Engenho Grande ainda guarda uma máquina de moagem de cana-de-açúcar fabricada na Escócia em 1927. Ele ainda funciona entre os meses de agosto a dezembro, produzindo entre 8 a 15 mil litros de caldo de cana por dia para a produção de cachaça.

Outras atraçõesRedenção senzalaA Fazenda Gurguri-Senzala foi transformada em uma pousada, mas conserva a estrutura do período da escravidão. Está localizada na Serra do Gurguri, a 18 km da sede do município. O acesso é pela estrada de Barra Nova. Na Praça da Liberdade, no centro, foi construído um obelisco em homenagem aos 50 anos da abolição no município, em 1933. Também no centro da cidade, foi construído o Busto da Princesa.

O Monumento Negra Nua, construído na metade do século passado, é estruturado por concreto e revestido com pastilhas de azulejo. Retrata uma negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade. Ele fica localizado na entrada da cidade, à Avenida da Abolição, em frente ao prédio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Cartão postal do município, com uma escadaria de 720 degraus, o Monte das Graças conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças. Fica na Serra do Cruzeiro. Outra opção para os visitantes, a 8 km da sede, é a Cachoeira de Paracopeba, com 12 metros de altura, 25m de largura e profundidade de até 3 metros. Local com árvores de grande, médio e pequeno porte, excelente para trilhas. Em cima da cachoeira, há um barzinho.

Também há três igrejas históricas na cidade. A Igreja de Nossa Senhora da Imaculada, a Matriz, foi concluída em agosto de 1868 e tem estilo romântico. A Capela de Santa Rita, inaugurada em 29 de dezembro de 1917, foi construída em estilo gótico. Possui uma escadaria com 109 degraus e proporciona uma bela vista parcial da cidade. A mais nova, a Capela de São Miguel, tem estilo gótico eclético e foi inaugurada em março de 1936.

25.03.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Turismo do Ceará - SeturYanna Guimarães - (85) 3195.0211
yanna.guimaraes@setur.ce.gov.br

Deputado Bruno Pedrosa e o Vereador Silvio Nascimento solicitam instalação de Cisternas e Pefuração de poços profundos em Caucaia.

Presidente da Câmara de Caucaia, Vereador Silvio Nascimento juntamente com o Deputado Estadual Bruno Pedrosa, em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Dedé Teixeira, solicitam instalação de cisternas para as comunidades rurais de Caucaia, além de perfuração e instalação de poços profundos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

STDS anuncia oferta de 2.131 vagas de trabalho no Estado

Carteira Trabalho1No mês em que se discute a criação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI),- já aprovada na Câmara dos Deputados e encaminhada ao Senado – com novas garantias e direitos às pessoas nessa condição, o Ceará segue ofertando vagas para o segmento. Nesta semana, levantamento realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/SINE-IDT, divulga 2.131 oportunidades de emprego para todo o Estado, das quais 75 são para pessoas com deficiência na capital. Do total, 1.807 vagas são somente para Fortaleza.
 

A LBI, que na última semana retornou ao Senado para ser revisada, assegura a lei de cotas para pessoas com deficiência, determina às empresas que possuem de 50 a 99 funcionários a contratar ao menos uma pessoa desse grupo e a manter a reserva de 10% de vagas nos processos seletivos de cursos de ensino superior. Outra inovação do projeto de lei é o reconhecimento do direito ao auxílio inclusão, uma renda suplementar a ser paga às pessoas com deficiência inseridas no mercado formal de trabalho, além do estímulo à capacitação simultânea à inclusão no trabalho. As empresas terão três anos para se adaptar.
 

Vagas de emprego
Além de Fortaleza, os outros municípios contemplados com oportunidades de emprego são Aquiraz, Caucaia, Crateús, Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte e Russas. Os principais setores são serviços e comércio, sendo os cargos com maiores demandas os de auxiliar de limpeza (220 vagas), estoquista (100 vagas) e vendedor interno (200 vagas).
 

Os interessados devem dirigir-se à Unidade de Atendimento do SINE/IDT mais próxima de suas residências. Informações sobre vagas não são dadas por telefone e todas estão sujeitas à alteração. Confira a lista com as principais oportunidades de emprego
 

Fortaleza e Caucaia vacinam contra sarampo pessoas com até 29 anos

23 banner onde vacinar siteA vacinação contra o sarampo das crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária dos 5 aos 29 anos começou nesta segunda-feira, 23 de março, em 89 postos de saúde de Fortaleza e 47 de Caucaia. Na Capital, as unidades básicas de saúde do município vacinam de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Também funcionarão para vacinação no sábado e domingo, 28 e 29 de março, e nos sábados dias 4 e 11 de abril. Em Caucaia são 46 postos de saúde e a Comunidade Indígena Pe. Júlio Maria que vacinam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As unidades básicas de saúde de Caucaia também abrirão para vacinação no sábado, 28 de março, no dia D de mobilização da campanha.
 
A campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo para a imunização de toda a população na faixa etária de 5 a 29 anos deverá vacinar até o dia 18 de abril 1.125.085 pessoas em Fortaleza e 164.517 em Caucaia, mesmo aquelas já vacinadas contra a doença, com meta mínima de cobertura de 95%. A população-alvo da campanha de intensificação receberá uma dose da vacina dupla viral, que também protege contra a rubéola. Sábado, dia 28 de março, será o dia D de mobilização da vacinação nos dois municípios. Na vacinação de rotina continuam sendo imunizadas contra o sarampo as crianças quando completam 6 meses, de novo quando fazem 1 ano da vida e ainda com 1 ano e três meses.
 
A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o sarampo se deve à alta incidência da doença entre a população de 5 a 29 anos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 20 de março, pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 86 casos de sarampo confirmados este ano, 28 casos, 32,6% do total, ocorreram em crianças de 6 meses a menos de 5 anos e 44 caso, 55,6% do total, na população de 5 a 29 anos. Há, ainda, 51 casos em investigação em 11 municípios – Guaiúba, Trairi, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Pentecoste, Aracati, Maracanaú, Horizonte e Pacajus. Dos casos em investigação, 22, ou 43,1% do total, são em crianças com menos de 5 anos e 35,3%, 18 casos, na população de 5 a 29 anos. Do total de casos em investigação, 19 são de Fortaleza e 13 de Caucaia. Somados, esses 32 casos representam 62,7% dos 51 casos em investigação.
 
Segundo o boletim epidemiológico, o Ceará tem nove municípios em surto de sarampo – Fortaleza, Caucaia, Trairi, Itaitinga, Guaiúba, Aquiraz, Pacajus, Maracanaú e Beberibe. Nesses municípios, os maiores números de casos confirmados estão em Caucaia, com 37 casos, e Fortaleza, com 32. Para o surto ser declarado encerrado, o município deve passar 90 dias sem registro de casos de sarampo. Desde o início do surto no Ceará, em 25 de dezembro de 2013, foram confirmados no Estado 785 casos da doença.
 
Veja onde se vacinar em Fortaleza e Caucaia



23.03.2015


Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Sindsep participa de audiência sobre o Plano Municipal de Educação na Câmara

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) participou na manhã de ontem (18/3), da Audiência Pública: “Plano Municipal de Educação (PME) - Planejando a Próxima Década”, realizada na Câmara Municipal da cidade. O objetivo do evento foi apresentar e discutir políticas públicas para a educação e também debater a importância da Conferência Municipal de Educação e as Diretrizes para os próximos 10 anos no campo.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Neto do Planalto, presidiu a audiência. Na abertura, a presidente do Sindsep, Maria Santos, pontuou a necessidade de Políticas Públicas na Educação para garantir direitos que foram discutidos na pré-conferencia, comentando a metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação, que precisam ser incorporadas ao municipal. As propostas tratam da valorização dos profissionais do magistério.
Ronise Castro, secretária de mulheres do sindicato e vice-presidente do Conselho de Educação da cidade, explanou sobre a autonomia hoje para a discussão das demandas educacionais de Caucaia dentro do fórum local. Ela comentou que antes era o Conselho Estadual e o CREDE 01 que ditavam os processos.
Por sua vez, Benildes Uchoa, representante do Ministério da Educação, trouxe o debate sobre o PME e o Plano Nacional de Educação (PNE). Ela falou sobre os elementos que servem de diagnostico para construir o plano das cidades, que são leis   termômetros para que seja possível sua implementação, tais como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), elementos indispensáveis, segundo ela, para medir as condições para articulação do sistema entre governos e município nos âmbitos municipais, estaduais e federais.
 

Chove 135mm em Caucaia

As chuvas que banham a capital cearense e todo o interior do estado animam produtores rurais e reacende a expectativa por uma quadra chuvosa mais regular a partir de deste final de mês de março e em abril.
Em Fortaleza em toda a cidade sendo que a maior precipitação ocorreu no posto de coleta do bairro Água Fria que registro 93mm.
As chuvas na capital cearense provocaram transtornos no trânsito. Árvores foram derrubadas e várias rua ficaram alagadas.
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
Caucaia (Posto: Caucaia) : 135.2 mm
Campos Sales (Posto: Barao De Aquiraz) : 120.0 mm
Banabuiú (Posto: Banabuiu) : 112.5 mm
Redenção (Posto: Açude Acarape Do Meio) : 111.0 mm
Iracema (Posto: Ema) : 109.0 mm
Aiuaba (Posto: Aiuaba) : 106.4 mm
Quixeramobim (Posto: Encantado) : 96.0 mm
Iracema (Posto: Iracema) : 93.0 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva (agua Fria)) : 93.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 90.0 mm
Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 22/3/2015 às 7:00 de 23/3/2015
Fonte: Funceme

Atividades com alunos de escolas públicas na semana da árvore

Durante a semana da árvore nos dias: 24, 25 e 28 de março, o Governo Municipal de Caucaia através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia - IMAC e da Secretaria de Educação do Município e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizarão várias atividades com as escolas do público indígena e quilombola com gincanas de garrafa pet, paseio de barco no Rio Ceará e uma culminância que se realizará no Parque Botânico do Ceará no dia 28 de março a partir das 08h com as seguintes atividades: trilha, apresentações teatrais e entrega de mudas nativas para toda população caucaiense.
http://www.caucaia.ce.gov.br/
 

domingo, 22 de março de 2015

IBGE planeja abrir concurso com 660 vagas este ano

Os números do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram uma alteração considerável. O órgão havia sinalizado, em agosto do ano passado, que abriria 1.564 oportunidades de níveis médio e superior; agora, no entanto, o IBGE afirmou em uma reunião com a Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ASSIBGE-SN), que pretende abrir 660 vagas para os mesmos cargos.
O número foi considerado "decepcionante" pelo ASSIBGE-SN. "Existia uma previsão inicial de abertura de cerca de 1.500 vagas, que ainda assim seriam insuficientes para suprir a defasagem de profissionais do IBGE", afirmou Matheus Canário, representante do sindicato.
Segundo Canário, o IBGE indicou que, dessas 660 vagas, 440 serão voltadas para o posto de técnico, que exige nível médio e 220 para oportunidades que pedem graduação, podendo ser para os postos de analista ou tecnologista. As vagas seriam lotadas nas agências do Instituto no interior do País, e outros seriam para as sedes estaduais do IBGE.
O Instituto trabalha com a perspectiva de autorizar o concurso ainda no primeiro semestre deste ano. Com a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2015, que ocorreu no último dia 17 de março, a expectativa é que o Ministério do Planejamento libere o aval para o IBGE em pouco tempo.
De acordo com a assessoria do IBGE, há uma grande defasagem de pessoal no instituto. As aposentadorias concedidas nos últimos anos fizeram com que, agora, o IBGE enfrente uma falta de pessoal. A informação é também confirmada pelo sindicato. "Temos hoje vários servidores sobrecarregados de trabalho, já que o IBGE faz concursos esporádicos e com vagas insuficientes para repor o quadro", acrescenta Matheus Canário.
Defasagem
Com 578 agências espalhadas pelos principais municípios brasileiros, o IBGE possui aproximadamente 5.760 funcionários efetivos, segundo levantamento de março de 2014. O problema é que, de acordo com a diretora do ASSIBGE-SN Susana Drumond, o atual quadro de pessoal diminuirá drasticamente nos próximos anos, pois quase 70% dos servidores têm mais de 26 anos de tempo de serviço.
Para os cargos com exigência de ensino médio, a situação é ainda mais crítica, já que o índice de funcionários efetivos com mais de 26 anos de serviço chega a 82%.
Cargos
Ensino médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é requisito para concorrer ao emprego de técnico. A remuneração inicial para esta função parte de R$ 2.950,91 e chega a R$ 4.416,78 com as gratificações.
As profissões de analista e tecnologista são destinadas aos candidatos com formação superior em qualquer área de atuação. O salário vigente para ambos os postos corresponde a R$ 6.666,83, podendo alcançar o valor de R$ 8.318,63 com as bonificações.
Servidores do IBGE também recebem, como benefícios, auxílio-alimentação de R$ 373 e auxílio-transporte, além de assistência à saúde (médica e odontológica), que é opcional e pode ser usufruída por funcionário e seus dependentes.
Último concurso
Em 2013, o IBGE lançou um edital com 420 ofertas distribuídas nas funções de técnico, analista e tecnólogo. Na época, a organização ficou sob a responsabilidade da Cesgranrio e os vencimentos oscilaram entre R$ 2.813,10 e R$ 7.930,24.

dn

sábado, 21 de março de 2015

Premium II: o preço pago além da frustração

Ter de morar em outro estado, longe da família, não impediu o montador de andaimes Gemilson de Sousa de participar da construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A vaga era promissora e os ganhos compensavam os sacrifícios. Natural do Maranhão, Sousa passou dois anos trabalhando para uma empresa que prestava serviço à Petrobras, entre 2010 e 2012, até mudar-se novamente.
O novo destino foi o Rio de Janeiro, onde passou a atuar na construção de outro empreendimento da estatal, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Nesse meio tempo, acompanhou as notícias relacionadas aos projetos das refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará. À época, as duas usinas aguardavam o início das obras, esbarrando em uma série de entraves que postergavam os planos daqueles que confiavam nas promessas de desenvolvimento e oportunidades.
Sonho mais distante
Apesar da perspectiva de voltar para o estado natal, trabalhando em uma das principais obras previstas para o Nordeste, os sucessivos atrasos para o início da construção da Premium I tornavam cada vez menor a esperança de atuar na usina. A aspiração tornou-se ainda mais distante, no ano passado, após o surgimento dos escândalos ligados à operação Lava Jato, da Polícia Federal, a qual revelou um esquema de lavagem e desvio de dinheiro a partir de contratos firmados com a companhia.
Há cerca de cinco meses, Sousa e outros colegas deixaram de receber salário. Percebendo que não adiantava continuar no Rio de Janeiro, voltou para o Nordeste, onde hoje divide um apartamento na comunidade de Bolso, na zona rural do distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
"Ainda bem que eu vim. Tem gente lá (no Rio) que ainda tá acreditando que vai receber. A situação é complicada. Se você quiser colocar a empresa na Justiça, por exemplo, tem que estar lá no estado. Quer dizer, tudo é um custo", lamenta. Semanas após a chegada de Sousa no Ceará, a Petrobras anunciou, em meio aos escândalos recentes, o cancelamento do projeto das refinarias Premium, reduzindo a expectativa de encontrar uma vaga a curto prazo.
Rotina de esperas
Nos últimos dois meses, parte da rotina do montador de andaime tem se resumido a ir cedo da manhã à unidade do Sine no Pecém, receber uma senha e aguardar até o início da tarde para ser atendido. Nesse intervalo, divide a sala de espera com os mais de 200 trabalhadores que vão à unidade diariamente - alguns dos quais não conseguem uma senha, devido à demanda elevada.
Investimentos
Os impactos do cancelamento, entretanto, vão bem além do prédio sempre cheio do Sine. No centro do distrito, comerciantes lamentam investimentos feitos à espera das obras da refinaria, enquanto investidores contabilizam prejuízos com a desvalorização brusca de terrenos próximos à área - ainda hoje interditada - prevista para a usina. Mesmo aqueles que não chegaram a investir na região foram afetados pela interdição e consequente interrupção do transporte público.
Se a refinaria Premium II foi, durante décadas, "um sonho do povo cearense" - como o próprio Governo do Estado já se referiu ao empreendimento, em nota oficial -, o cancelamento do projeto traz a trabalhadores, comerciantes e investidores do Estado um questionamento cuja resposta não está inteiramente clara: Qual o custo do despertar?
João Moura
Repórter