quarta-feira, 11 de março de 2015

Movimentos vão às ruas em Caucaia pelos direitos das mulheres

Na manhã de ontem (09), o Centro de Caucaia recebeu grande mobilização realizada pelos trabalhadores e movimentos sociais organizados na cidade em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo da atividade, que contou com a distribuição de nota pública e falas em carro de som, foi denunciar o preconceito que ainda atinge as mulheres, assim como defender a evolução dos direitos do grupo.
“Lutamos por igualdade, liberdade e autonomia, que significa dizer que queremos o fim imediato das desigualdades impostas às mulheres em relação aos homens, o rompimento urgente das violências de gênero e o aniquilamento do machismo que ainda assola este município”, disse Maria Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia, que organizou o ato juntamente com o Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) Rurais de Caucaia, o Sindicato dos (as) Comerciários (as) de Caucaia e Região, o Movimento Olga Benário e a Pastoral da Juventude.
“Apesar das mulheres estarem em todos os espaços, sabemos que nem sempre estão em paridade com os homens ou recebendo salários iguais. Apesar da crescente participação de mulheres no mercado de trabalho, nos movimentos e nas organizações sociais, a participação nos espaços de representação formal e nos partidos políticos é invisível, ainda que seja incontestável a capacidade das mulheres de exercer funções de poder e decisão”, advertiu Enedina Soares, presidenta da Fetamce, que ratificou a necessidade de se promover cada vez mais medidas que eliminem o preconceito e tragam a afirmação das mulheres, a exemplo da Lei sancionada no mesmo dia do ato que tornou o feminicídio em crime hediondo.
Além do novo dispositivo legal, os trabalhadores e movimentos presentes fizeram menção a outros mecanismos de afirmação das mulheres, como a Lei Maria da Penha; o pagamento, pela empresa, do salário-maternidade devido à segurada empregada gestante; e regras sobre o acesso da mulher ao mercado de trabalho.
A atividade contou com apoio ainda da CUT Ceará, da Fetrace, da Fetraece, da Fetamce, da Confetam e do PT Caucaia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário