“Minha vida, a vida do meu marido, dos meus filhos mudou. A gente era desunida. A gente não conversava. Faltava diálogo, faltava carinho, amor. Hoje, tudo mudou. Agora, formamos uma família unida, apaixonada. A gente se abraça, se beija, fala sobre tudo, sobre nossos problemas. Isso aconteceu graças ao programa Fortalecendo Famílias da SPD. Aprendemos a importância da conversa no nosso dia a dia. A gente resgatou nossos laços e não vamos soltar nunca mais”.
O depoimento emocionado foi feito pela dona de casa e recicladora Antônia Márcia Pires dos Santos. Ela fez questão de participar da Caravana na Trilha da Cidadania em Caucaia, demonstrando a satisfação da população local com os programas que compõem o Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e que estão sendo desenvolvidos em escolas e comunidades do município.
Pessoa simples, Dona Antônia Márcia deixou a vergonha de lado e falou sem medo para o público formado por prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, técnicos em educação, saúde e assistência social, além de dezenas de estudantes que estiveram na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Antônio Valmir da Costa. Na manhã desta segunda-feira, (30) o estabelecimento de ensino foi palco das atividades da Caravana.
Durante o evento, a secretária Mirian Sobreira fez um breve relato sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela SPD desde a sua criação, em março passado, pelo governador Camilo Santana. A titular da SPD mencionou o foco da pasta na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e destacou a importância das atividades junto aos jovens.
Mirian Sobreira disse que as ações de prevenção precisam acontecer nos municípios e, para isso, espera contar com a parceria das prefeituras, câmaras municipais e da sociedade em geral. “Precisamos estar unidos para conter o avanço das drogas”, disse a secretária, lembrando, ainda, a importância do acolhimento e cuidado aos usuários de drogas. A titular da SPD voltou a lembrar da meta de levar os programas do SIP para todas as escolas públicas do Ceará.
Em seu discurso, o prefeito de Caucaia, Washington Gois, falou da preocupação com o avanço das drogas no município e destacou as ações efetivadas pela SPD para reverter o quadro, com foco nas crianças, jovens e suas famílias. “Somente juntos, poder público e sociedade, podemos evitar o avanço das drogas”, disse Gois.
Além do prefeito de Caucaia, estiveram presentes ao evento os prefeitos de Apuiarés, Paraipaba, Paracuru e Pentecoste, respectivamente, Francisco Góis, Carlos Henrique de Azevedo, Francisco Sidney Andrade Gomes e Maria Ivoneide Rodrigues de Moura. Todos os mandatários municipais assinaram termo de cooperação entre as respectivas prefeituras e a SPD para a efetivação de ações de prevenção às drogas nos municípios.
Outras atividades inseridas na Caravana foram uma roda de conversa para incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad), a operação de uma das unidades móveis da SPD, exposição de cartazes e fotos sobre ações do SIP em Caucaia e a divulgação do aplicativo 'PossoAjudar' da SPD, acessível por telefone celular.
A passagem da Caravana em Caucaia também envolveu arte e cultura. Alunos da Escola de Ensino Profissional Professor Antônio Valmir da Costa proporcionaram ao público presente um verdadeiro show de música, dança contemporânea e dança de rua, levantando a plateia formada por jovens e adultos.
Depois da chegada a Caucaia, após ter passado por Aracati, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús e Camocim, a Caravana da SPD seguirá, ainda, para as cidades de Quixeramobim e Tianguá, completando o giro por todas as regiões do Estado do Ceará este ano para levar informação e serviços para as comunidades.
30.11.2015
Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 - lenaximenes66@gmail.com
Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil









A
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu nesta quinta-feira
(19), autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados
do Estado do Ceará (Arce) para aplicar tarifa de contingência em mais 17
municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além disso, a
agência também autorizou a aplicação da revisão tarifária extraordinária
para os municípios do interior e RMF atendidos pela Companhia.

