segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Caucaia: Estudantes do Colégio Pleno do Ceará participam de projeto na AL

  Alunos visitam ALCE Foto: Paulo Rocha
Alunos do Colégio Pleno do Ceará, do município de Caucaia, participaram na manhã desta quinta-feira (05/11) do projeto “O Parlamento e sua História”, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). A atividade reuniu 40 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
O grupo foi recebido por Socorro Medeiros, uma das coordenadoras do projeto, que explicou a composição da Mesa Diretora, o funcionamento do Plenário 13 de Maio, além de fazer uma explanação sobre as funções e atribuições parlamentares.
A diretora da escola, Maria do Carmo Duarte, disse sentir-se privilegiada por proporcionar aos alunos a visita à Casa, local de elaboração das leis do Estado. “Para muitos, vai ser um momento único. É a primeira vez que entro na Assembleia, onde posso ter a oportunidade de ver um parlamentar falando. Acredito que isso será inesquecível para a vida dos nossos alunos”, assinalou.
Maria do Carmo Duarte observou que as informações passadas durante toda a programação vão ampliar o conhecimento dos sobre questão histórica e servirão para a vida também. “Para que eles possam conhecer e até poder ampliar os horizontes e, para num futuro, poder estar aqui também e participar daquilo que se faz em favor do povo”, disse.
A estudante Amanda Éllen, de 10 anos, destacou a importância da visita para a vida dela, pois, ao se inteirar sobre o funcionamento da Casa, ficará motivada a acompanhar as leis e a cobrar seus direitos como cidadã. “A gente vai poder conhecer, cada vez mais, as nossas leis do Estado, servindo de orientação sobre o que devo fazer e contribuindo na escolha do voto”, pontuou.
A programação incluiu palestra do historiador Carlos Pontes, sobre a história do Parlamento e o papel do Legislativo no regime democrático, no  Auditório Murilo Aguiar, além de visita ao Espaço do Povo, às instalações da rádio FM Assembleia e ao acervo do Malce. Acompanharam também a visita as professoras Angela Nogueira, Auricélia Pereira e Valônia Carneiro. Além da Socorro Medeiros, o Parlamento e sua História  é desenvolvido  por Ivana Costa e Germana Pontes e Rubens Alves, todos da equipe do Malce..
Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas  devem agendar visita pelos telefones (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.
LS/AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário