segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SPD proporciona manhã festiva em Caucaia


RDSCN9720


“Minha vida, a vida do meu marido, dos meus filhos mudou. A gente era desunida. A gente não conversava. Faltava diálogo, faltava carinho, amor. Hoje, tudo mudou. Agora, formamos uma família unida, apaixonada. A gente se abraça, se beija, fala sobre tudo, sobre nossos problemas. Isso aconteceu graças ao programa Fortalecendo Famílias da SPD. Aprendemos a importância da conversa no nosso dia a dia. A gente resgatou nossos laços e não vamos soltar nunca mais”.

O depoimento emocionado foi feito pela dona de casa e recicladora Antônia Márcia Pires dos Santos. Ela fez questão de participar da Caravana na Trilha da Cidadania em Caucaia,  demonstrando a satisfação da população local com os programas que compõem o Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e que estão sendo desenvolvidos em escolas e comunidades do município.

Pessoa simples, Dona Antônia Márcia deixou a vergonha de lado e falou sem medo para o público formado por prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, técnicos em educação, saúde e assistência social, além de dezenas de estudantes que estiveram na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Antônio Valmir da Costa. Na manhã desta segunda-feira, (30) o estabelecimento de ensino foi palco das atividades da Caravana.

Durante o evento, a secretária Mirian Sobreira fez um breve relato sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela SPD desde a sua criação, em março passado, pelo governador Camilo Santana. A titular da SPD mencionou o foco da pasta na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e destacou a importância das atividades junto aos jovens.

Mirian Sobreira disse que as ações de prevenção precisam acontecer nos municípios e, para isso, espera contar com a parceria das prefeituras, câmaras municipais e da sociedade em geral. “Precisamos estar unidos para conter o avanço das drogas”, disse a secretária, lembrando, ainda, a importância do acolhimento e cuidado aos usuários de drogas. A titular da SPD voltou a lembrar da meta de levar os programas do SIP para todas as escolas públicas do Ceará.

Em seu discurso, o prefeito de Caucaia, Washington Gois, falou da preocupação com o avanço das drogas no município e destacou as ações efetivadas pela SPD para reverter o quadro, com foco nas crianças, jovens e suas famílias. “Somente juntos, poder público e sociedade, podemos evitar o avanço das drogas”, disse Gois.

Além do prefeito de Caucaia, estiveram presentes ao evento os prefeitos de Apuiarés, Paraipaba, Paracuru e Pentecoste, respectivamente, Francisco Góis, Carlos Henrique de Azevedo, Francisco Sidney Andrade Gomes e Maria Ivoneide Rodrigues de Moura. Todos os mandatários municipais assinaram termo de cooperação entre as respectivas prefeituras e a SPD para a efetivação de ações de prevenção às drogas nos municípios.

Outras atividades inseridas na Caravana foram uma roda de conversa para incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad), a operação de uma das unidades móveis da SPD, exposição de cartazes e fotos sobre ações do SIP em Caucaia e a divulgação do aplicativo 'PossoAjudar' da SPD, acessível por telefone celular.

A passagem da Caravana em Caucaia também envolveu arte e cultura. Alunos da Escola de Ensino Profissional Professor Antônio Valmir da Costa proporcionaram ao público presente um verdadeiro show de música, dança contemporânea e dança de rua, levantando a plateia formada por jovens e adultos.

Depois da chegada a Caucaia, após ter passado por Aracati, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús e Camocim, a Caravana da SPD seguirá, ainda, para as cidades de Quixeramobim e Tianguá, completando o giro por todas as regiões do Estado do Ceará este ano para levar informação e serviços para as comunidades.



30.11.2015

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 - lenaximenes66@gmail.com
Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário