segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Rumo ao reajuste digno: servidores de Caucaia decretam estado de greve e agendam mobilizações

Encontros regionais acontecem entre os dias 02 e 05; paralisação com ato acontece dia 29/01 e próxima assembleia dia 17/02.
 
Foto: Marcos AdegasOs servidores públicos da Educação em Caucaia decretaram estado de greve. Eles realizaram assembleia nesta sexta (22) e agendaram um calendário de atividades para pressionar o Poder Municipal por reajuste digno.

Com alta representatividade, a assembleia reuniu cerca de 500 profissionais das áreas da saúde, educação, segurança, serviços gerais, entre outros, participaram da assembleia, mas haverá rodadas de reuniões entre os dias 02 e 05 em todas as regionais com objetivo de agregar e melhorar a organização da mobilização.
 
Em dezembro de 2015, os servidores já haviam indicado que, se não houvesse avanço nas negociações, o ano letivo de 2016 não seria iniciado. A decisão foi ratificada por todos/as nesta sexta e a mobilização seguirá pelo mês de fevereiro sem funcionamento regular das escolas até que o Executivo Municipal negocie com a categoria. As pautas apresentadas à Prefeitura podem ser conferidas neste link.
 
Piso do Magistério é direito
O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou no dia 14 de Janeiro um reajuste de 11,36% para o magistério e, segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, o reajuste deve ser a média dos últimos dois anos e a data base deve ser em janeiro.
 
"A desculpa dos gestores é que, por conta da crise nacional inflada com apoio e sensacionalismo da imprensa, o país estaria falido e por isso não teriam como dar reajustes", disse Enedina.
 
Para a presidente do Sindsep Caucaia, Maria Santos, não há outra saída que não seja a mobilização. "As poucas respostas que os gestores municipais dão ao Sindicato são vagas. Eles estão querendo ganhar tempo", salientou.
 
Agenda de Mobilização
29/01 - Ato na Praça da Matriz, no Centro, às 8h. Todos(as) devem vestir vermelho.
02/02 - Encontro na Sede; Local e horário a definir.
03/02 - Encontro na Jurema; Local e horário a definir.
04/02 - Praia e Garrote; Local e horário a definir.
05/02 - 020 e 222; Local e horário a definir.
17/02 - Aseembleia de apreciação de greve; Local e horário a definir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário