segunda-feira, 4 de abril de 2022

Ex-deputado Ely Aguiar filia-se ao PSDB

 

O consagrado comunicador pleiteará uma cadeira na Câmara Federal após três mandatos consecutivos como deputado estadual

Com o encerramento da janela partidária, que encerra-se nesta sexta (1º de abril), partidos políticos e pré-candidatos tiveram que se articular e encontrar o caminho a seguir em 2022. E alguns pré-candidatos deixaram para a última hora, a escolha para qual partido seguir.

Exemplo disso, é o ex-deputado estadual, Ely Aguiar, que anunciou sua filiação ao PSDB, na tarde desta quinta-feira (31), até então filiado ao PSD, liderado no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho.

Agora no ninho tucano, tentará um voo mais alto, ao disputar uma vaga na Câmara Federal, com as “bênçãos” dos tucanos de alta plumagem no estado, como o senador Tasso Jereissati, Chiquinho Feitosa (recém- chegado ao partido) e Luis Pontes.

Inclusive, Chiquinho Feitosa que também postula uma vaga na Câmara Federal, postou em suas Redes Sociais, foto em que o renomado apresentador assina sua ficha de filiação e torna-se um dos mais novos tucanos cearenses. ” O PSDB acaba de receber mais uma adesão para a chapa de Deputado Federal. Seja bem-vindo ao nosso grupo, amigo @elyaguiaroficial! É mais do que fazer política, é fazer amigos! Escreveu.

Ely, antes de ingressar no PSD, esteve por 12 anos à frente do antigo Partido da Democracia Cristã (PSDC) e agora Democracia Cristã (DC). Tendo neste período sido eleito para três mandatos consecutivos de deputado estadual. Não tendo sido reeleito no pleito passado, a convite de Domingos Filho ingressou no PSD, com a missão de organizar o partido em Fortaleza, sem no entanto pleitear candidatura.

Inclusive, Chiquinho Feitosa postou em suas Redes Sociais, foto em que o renomado apresentador assina sua ficha de filiação. ” O PSDB acaba de receber mais uma adesão para a chapa de Deputado Federal. Seja bem-vindo ao nosso grupo, amigo @elyaguiaroficial! É mais do que fazer política, é fazer amigos! Escreveu.

Ética e Coerência

Em sua passagem pela Assembleia Legislativa, Ely Aguiar, pautou suas ações, sempre dentro de uma linha ética e coerente. Aprovando projetos que fossem benéficos à população, bem como rejeitando àqueles que feriam os interesses coletivos.

Batalhão de Divisas

Um de seus projetos aprovados na Assembleia Legislativa, foi o denominado “Batalhão de Divisas”, onde sugeria a criação de de um batalhão de fronteira da Polícia Militar, que ficaria localizado na fronteira entre o Ceará e Pernambuco. Em sua justificativa, Ely afirmara à época que seu projeto reduziria a entrada da drogas e armas em nosso estado.

Comunicação x Política

Ely Aguiar fez careira política após destacar-se no cenário da comunicação cearense. Oriundo de vários veículos de comunicação (rádio e TV), o agora tucano, criou jargões que marcaram época e viraram “chiclete” na mente de seus seguidores e posteriormente eleitores.

Quem não lembra do “vai comendo Raimundão“, ou do “meus comedores de rapadura“, utilizados em suas matérias jornalisticas? E toda essa linguagem própria, nunca foi no sentido de ofender seus entrevistados, na maioria das vezes envolvidos com coisas eradas.

Com toda esta “bagagem” na vida profissional e política, ele chega para trazer “oxigênio novo” ao tucanato cearense.

Janela partidária

Iniciada no último dia  3 de março, e encerrada hoje, dia 1º de abril. a janela partidária faz parte do Calendário Eleitoral e está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei 9.096/1995). A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que firmou o entendimento segundo o qual o mandato obtido nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) pertence à agremiação, e não aos candidatos eleitos. A regra também está prevista na    Emenda Constitucional nº 91/2016.


fonte: https://gazetadajurema.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário