segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Área de fiscalização do Porto do Pecém terá pátio de 15 mil metros



Porto do Pecém 2014A inspeção de cargas acondicionadas em contêineres que transitam pelo Terminal de Múltiplo Uso do Porto do Pecém (TMUT) ganhará mais agilidade e segurança. O Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) implantará um pátio de fiscalização para atender ao scanner de inspeção de contêineres que funciona no Porto. O equipamento realiza vistoria interna dessas câmaras com cargas classificadas como de alto risco e que possam passar pelo terminal com destino a outros portos no Exterior. A tecnologia utilizada raios-x, portanto não invasiva.

A empresa vencedora da licitação do pátio foi a Concrepoxi Engenharia que deverá deixar a obra pronta num prazo de quatro meses. Os investimentos somarão R$ 1,4 milhão. Esse tipo de inspeção atende às medidas de segurança estabelecidas pelo Container Security Iniciative (CSI), do qual o Porto do Pecém é um dos signatários.

Projetada para reforçar o atendimento à crescente movimentação de cargas do Porto, cuja movimentação este ano já atingiu 6,6 milhões de toneladas de mercadorias, a zona a área de fiscalização terá 15.000m² anexa ao scanner. O equipamento faz parte dos preparativos para atender ao crescimento da demanda do porto surgidos com a implantação de empreendimentos como a Siderúrgica (em implantação) e a Refinaria (em planejamento) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Seguindo as normas estabelecidas pelo CSI, que delimita uma zona de segurança na qual são escaneados os contêineres, a área de fiscalização vai facilitar o tráfego dos caminhões que transportam as câmaras, sem, no entanto, prejudicar o fluxo de veículos que operam dentro do terminal. O scanner permite a realização de 70 a inspeções de 40 pés de capacidade por hora.

24.11.2014
Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marco da Escóssia (85 8898.4318 – 3216.3764) 
Twitter: @seinfrace 
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário