segunda-feira, 27 de março de 2017

Saúde: primeiro ciclo do fumacê percorre 31 localidades

Chegou ao fim o primeiro ciclo de fumacê em Caucaia. Entre os dias 21 e 24 de março, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorreram 31 localidades da Grande Jurema, Sede e Capuan em carros liberando inseticidas para matar o Aedes aegypti.
 
Essas localidades foram atendidas rua a rua, no final da tarde e ao amanhecer - os horários preferidos para reprodução pelo mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
 
Conforme relatório da SMS, foram liberados 1.200 litros de inseticida. Para os quatro ciclos já programados, a estimativa de gasto de inseticida é de 4.000 litros.
 
O segundo ciclo do fumacê começou hoje e durará mais 20 dias. A equipe de enfrentamento ao Aedes Aegypti da Secretaria de Saúde ressalta que na zona rural e comunidades do Coité, Pedreiras, Catuana e Planalto o combate também continua. Essas localidades já receberam o segundo ciclo da pulverização costal (com agentes a pé).
 
A Prefeitura de Caucaia está quebrando a transmissão em todo o território municipal. "A guerra contra o mosquito é uma guerra de todos. É institucional e também deve ser da sociedade. Por isso, pedimos o apoio e envolvimento da população no combate à proliferação do Aedes, para livrar nossa cidade da dengue, da zika e da febre chikungunya", pede o titular da SMS, Moacir Soares.
 
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
O último levantamento feito pela Secretaria de Saúde indica Caucaia com 1.003 casos notificados de dengue entre 1 de janeiro e 22 de março. Desse total, 172 foram confirmados, 110 foram descartados, 617 estão sob investigação e os testes de outros 104 pacientes deram inconclusivos.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário