quarta-feira, 25 de abril de 2018

18 escolas municipais concorrem ao Selo Unesco; número é recorde

Detentora do título de única cidade do Ceará com uma escola municipal a receber o Selo Unesco, Caucaia entra novamente na disputa pela certificação com um número recorde de inscrições. Dezoito unidades educacionais da cidade submeteram projetos à apreciação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A confirmação das candidaturas foi feita pela Unesco nessa terça-feira (24/4). O material foi encaminhado para a Coordenação Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA-Unesco), em São Paulo, de onde seguirá para análise final em Paris, na França.
Serão avaliados a qualidade dos projetos e o impacto positivo deles nas escolas e nas comunidades. Na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Manoel Rocha, por exemplo, o selo foi conquistado em decorrência de ações sociais contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Localizada numa área de vulnerabilidade social do Conjunto Nova Metrópole, a unidade tinha estudantes do primeiro ao quinto ano com elevados índices de ausência. “Percebemos essa alta incidência de falta e fomos buscar os motivos. E o principal era a dengue. Os alunos estavam doentes. Então, a gente pensou em ações de combate ao mosquito e envolvemos as famílias. Os pais adotaram nossa ideia e aí tudo fluiu. Veio o selo e com ele a certeza de que podíamos fazer muito mais”, resume a coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andrea Herculano.
É essa perspectiva de melhoria do ambiente escolar e do entorno da escola que a SME quer promover nas 18 novas candidatas à criteriosa certificação da Unesco. Por isso, os projetos tratam, por exemplo, da inclusão de alunos surdos, banda musical, uso racional da água, aplicação do xadrez em aulas de matemática, solidariedade, estímulo à leitura, plantas medicinais, reforço escolar e empreendedorismo juvenil.
Cinco das 18 escolas ficam em Sítios Novos, zona rural de Caucaia. As demais localizam-se no Parque Guadalajara, Tabapuá, Tabapuazinho, Nova Metrópole, Cumbuco, Alto do Garrote, Taquara, Grilo, Genipabu, Novo Pabussu, Catuana, Tucunduba e Jandaiguaba.
A Unesco estabelece um prazo de até dois anos para conceder o Selo. “A gente está falando de um braço da ONU e pensa a educação no mundo. Ser uma escola com essa certificação é um reconhecimento internacional de uma instituição de credibilidade. Para além desse reconhecimento, acontecem os intercâmbios, projetos, recursos didáticos...”, detalha Andrea Herculano.
À frente do projeto que resultou no Selo para a EEIEF Manoel Rocha, ela explica como ganhar o aval da Unesco modificou realidades. “Nós pudemos sentir efetivamente a mudança na escola. Professores, estudantes e famílias se sentiram valorizados. A escola aumentou até o número de alunos. Hoje, a escola tem uma perspectiva de crescimento e a certeza de que desenvolver um trabalho diferenciado que traga sentimento de pertencimento é absolutamente possível.”
AS 18 CANDIDATAS.
EEIEF 7 de Setembro, no Parque Guadalajara
EEIEF Affonso de Medeiros, no Tabapuá
EEIEF Dona Lavínia de Medeiros, no Tabapuazinho
EEIEF Francisca Alves do Amaral, no Conjunto Nova Metrópole
EEIEF Helena de Aguiar Dias, no Cumbuco
EEIEF José Pontes Filho, no Alto do Garrote
EEIEF Maria de Lourdes Rocha, na Taquara
EEIEF Nair Magalhães Guerra, no Grilo
EEIEF Osmira Eduardo de Castro, no Genipabu
EEIEF Patronato Pio XI, no Novo Pabussu
EEIEF Plácido Monteiro Gondim, na Catuana
EEIEF Yara Guerra Silva, na Tucunduba
EDEIEF Aba Tapeba, na Jandaiguaba
EEIEF Alice Moreira de Oliveira, nos Sítios Novos
EEIEF Manoel Pereira Marques, nos Sítios Novos
EEIEF Nossa Senhora da Conceição, nos Sítios Novos
EEIEF Pedro Moreira de Oliveira, nos Sítios Novos
NEDI Maria Simone Moreira do Nascimento, nos Sítios Novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário