quinta-feira, 26 de abril de 2018

Projeto vai beneficiar moradores de áreas de risco

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) firmou parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para Caucaia operar um sistema de alerta de desastres em áreas de risco. O convênio foi assinado em reunião dos representantes dos órgãos nessa terça-feira (24/4). O encontro aconteceu na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em Fortaleza.
Desde janeiro de 2018 que os índices pluviométricos estão sendo monitorados em 17 áreas de risco de Caucaia. A ideia é implementar um alarme digital para os moradores serem alertados com antecedência sobre a possibilidade de algum sinistro. “A população vai receber mensagens de texto, e-mail e mensagens de voz pelo celular. Tudo sem custo algum para o município”, explica o coordenador da Defesa Civil, Airton da Silva.
Quando estiver em operação, o sistema será pioneiro no Ceará. Servirá para prevenir contra alagamentos e enchentes. Assim, a população terá tempo suficiente para evacuar uma área que venha a ser afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário