quinta-feira, 26 de abril de 2018

Agentes comunitários são capacitados na Jurema

Trinta e cinco agentes comunitários de saúde de Caucaia participaram nesta quinta-feira (26/4) de mais uma capacitação da Secretaria de Educação para a categoria utilizar a plataforma do programa Busca Ativa Escolar. A formação aconteceu na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Antônio Albuquerque Sousa Filho, no Parque Potira, e foi acompanhada pela primeira-dama Erika Amorim.
Os aulões já beneficiaram profissionais de outras quatro regiões caucaienses. Toda a categoria – composta por 475 pessoas – utilizará o sistema, cujo objetivo é identificar crianças e adolescentes que abandonaram os estudos, deixaram de frequentar as salas de aula ou não foram matriculados na rede municipal de ensino.
Com isso, a Secretaria de Educação pretende reduzir o índice de evasão escolar de Caucaia, ainda preocupante nas séries finais do Ensino Fundamental. “Nós temos que saber onde estão esses meninos e meninas e tomar providências. E ninguém melhor do que os ACSs conhece as comunidades. A gente vai localizar e a Secretaria vai viabilizar as vagas. Porque é um compromisso nosso colocar nossas crianças e adolescentes nas escolas”, pontuou a primeira-dama.
Erika lembrou que a evasão escolar no Ensino Fundamental é um dos 11 indicadores avaliados na conquista do Selo Unicef, certificação a qual Caucaia concorre e que premia as melhores gestões municipais brasileiras na garantia de direitos e na redução de desigualdades de crianças e adolescentes.
Para Caucaia ganhar o Selo, a Prefeitura está executando 87 projetos em diversas secretarias. “A gente precisa unir forças porque essa caminhada não é minha nem da secretaria A ou B. É de todos que sofrem quando veem uma criança fora da escola, por exemplo. Em 2020, quando o Unicef divulgar o resultado, nossa vitória não vai ser o Selo. Vai ser voltarmos aos territórios onde vocês atuam e vermos que aquela criança e aquele adolescente que a gente mapeou e resgatou pra escola continua na escola”, acrescentou a primeira-dama.
As formações dos agentes comunitários de saúde encerram nesta sexta-feira (27/4). A capacitação amanhã contemplará os profissionais da região da BR-222.

Nenhum comentário:

Postar um comentário