quarta-feira, 25 de abril de 2018

Dez núcleos vão mediar conflitos de estudantes

A política de fomento à cultura de paz na rede municipal de ensino de Caucaia ganhou nesta quarta-feira (25/4) uma importante ferramenta. Em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Prefeitura lançou o programa “Mediação de conflitos: uma cultura de paz é assim que se faz.”
Trata-se de mais uma estratégia da Secretaria Municipal de Educação (SME) para apoiar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e contribuir com a redução de conflitos envolvendo famílias, corpo pedagógico e alunos. O programa funcionará inicialmente em dez escolas.
Titular da SME, a professora Lindomar Soares afirmou que o “Mediação de conflitos” complementa dois outros projetos implantados recentemente na rede municipal e que atendem à Educação Infantil: a metodologia de promoção de valores humanos do Instituto Myra Eliane e o Sistema Ludis de Educação Socioemocional (Siles). Ambos são voltados para o suporte emocional e formação do caráter das crianças de zero a cinco anos.
A secretária defendeu que a educação seja tratada como prioridade para mais gerações de jovens não serem perdidas para a violência. “É sensível a ausência do poder público federal na educação, cujas autoridades aplicam só 10% do orçamento.”
Já a promotora Camila Pessoa, que atua em Caucaia e foi a fomentadora da formalização do Programa, explicou: “A cultura de paz destina-se a dizimar pequenos conflitos entre as partes no espaço pedagógico.”
ESCOLAS QUE RECEBERÃO O PROJETO
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Paulo Ferreira, na BR-222
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Maria Luíza, na BR-020
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antônio Albuquerque, na Jurema
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Coralia Gonzaga, na Sede
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Pedro Laurindo, na Praia
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Rubens Vaz, na Jurema
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental André Camurça, na Jurema
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Helena de Aguiar, na Praia
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Nair Guerra, na Sede
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Raimunda Nonata, no Garrote

Nenhum comentário:

Postar um comentário