quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pontos de Finanças Solidárias serão instalados no Rondon e Itambé

O município de Caucaia irá ganhar dois Pontos de Finanças Solidárias: um localizado no Marechal Rondon e outro no Itambé. A novidade foi firmada após visita de comissão da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), realizada na última terça-feira (17/4) no Projeto Dendê Sol, na comunidade do Edson Queiroz, em Fortaleza.
Capitaneada pela secretária Laís Sales, a visita teve o objetivo promover a troca de experiências da economia solidária e a criação de Bancos Comunitários. Para a titular da pasta, a ação visa fortalecer a economia local. ”Foram mapeados todos os comércios instalados no Rondon. Realizamos um estudo sobre a economia do bairro, quais as atividades que mais geram renda, a estatística de consumo das pessoas do bairro e a faixa de renda predominante. Tudo com intuito de oferecer mais suporte para os empreendedores locais na inclusão social e geração de trabalho, emprego e renda”, explica.
Conforme o diretor da Setem e coordenador do Sine Municipal, Alexandre Fonseca, os Pontos de Finanças são espaços multifuncionais de apoio aos empreendedores formais e informais e buscam atender, prioritariamente mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Os Pontos de Finanças atuam diretamente no fortalecimento da economia local, por meio de ações de economia solidária”, frisa.
No bairro Marechal Rondon o Ponto de Finanças está em fase de aquisição de equipamentos e articulação para implantação dos serviços bancários. A previsão é que até o dia 20 de junho será iniciado as atividade para ajudar e agregar valor aos empreendedores locais. A sede já abriga pontos de apoio do Balcão do Empreendedor e Sine Municipal.
A partir do mapeamento elaborado na área de atuação do ponto o foco será fortalecer a economia local, incentivando as pessoas a consumirem seus produtos no próprio bairro fortalecendo o comércio local. A moeda do bairro, que nesse momento do estudo, será uma moeda eletrônica que poderá ser aceita em pequenos e grandes estabelecimentos comerciais. Quando as duas sedes dos Pontos de Finanças estiverem em fase plena de funcionamento poderão realizar operações de crédito de baixo custo e circulação de moeda social regionalizada.
O segundo ponto de Finanças Solidária é um Termo de Cooperação com o Conselho Comunitário do Itambé que será instalada no bairro até o segundo semestre de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário