segunda-feira, 23 de abril de 2018

Secretaria começa novo levantamento de índices de arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (23/4) o segundo Levantamento de Índice Rápido (Lira) de 2018 para verificar a infestação do Aedes aegypti em Caucaia. O estudo apontará a situação atual dos índices das arboviroses e será realizado até a próxima sexta-feira (27/4).
O Lira é executado por técnicos do Controle de Endemias e Zoonoses da SMS e tem o objetivo de mapear os bairros de maior risco. É o mosquito quem transmite a dengue, a zika e a chikungunya.
Quarenta bairros da zona urbana serão analisados. A expectativa da SMS é de inspecionar 6.000 propriedades. Os resultados serão utilizados para o direcionamento e a qualificação das ações de prevenção e controle do Aedes aegypti.
Coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires explica: após a finalização do Lira, o Comitê de Enfrentamento fará um balanço da situação e começará as ações necessárias.
“Iremos analisar a situação da dispersão do mosquito nos bairros para, assim, intensificar as ações de controle. Como destaque, teremos a instalação de brigadas nos prédios públicos, mutirões de limpeza e campanhas educativas na rede de ensino”, pontua Pires.
No levantamento realizado no primeiro trimestre do ano, a SMS registrou uma diminuição considerável nos casos de dengue e chikungunya em Caucaia em relação ao mesmo período do ano passado.
Os casos de dengue reduziram 87%, enquanto os de chikungunya caíram 80%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário