quarta-feira, 18 de abril de 2018

Caucaia ganha sistema itinerante de entrega voluntária de material reciclável

Entre uma passada mais larga e a pressa do Centro de Caucaia, muita gente parou para conhecer o mais novo projeto que estimula a coleta seletiva de resíduos instalado na Praça Fausto Sales. Trata-se do primeiro Posto de Entrega Voluntária (PEV) itinerante de material reciclável do Instituto do Meio Ambiente (Imac).  
Os PEVs visam promover a educação ambiental com a promoção da coleta e a separação de resíduos, oferecendo a possibilidade de esses materiais serem reciclados. A ideia é reaproveitar os resíduos evitando que eles acumulem-se no meio ambiente e tragam riscos a saúde pública.
O Pontos de Entrega são tendas armadas em pontos estratégicos de Caucaia com a capacidade de receber resíduos previamente separados e com potencias de reciclagem ou reaproveitamento. Os interessados levarão o material em troca de mudas de plantas.
Presidente do Imac, Hugo Pontes considera que esse novo trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental do Instituto, desenvolverá na população um novo olhar sobre o descarte do lixo. “De acordo com as comunidades que nós vamos andar, daremos uma atenção maior para sensibilizar cada vez mais a população a separar os resídios e dar um destino correto para cada material.”
Conforme o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Fernando Bezerra, esse tipo de empreendimento público é um importante modelo que poderá ser reaproveitado em várias áreas do estado. “A própria população se beneficiá e muito dos resultados deste trabalho que junto a educação ambiental ajudará o município a entrar num grupo seleto de cidades que estimulam a coleta seletiva.”
Além de benefícios ao meio ambiente, os PEVs representarão trabalho e renda aos catadores que contribuem com a coleta em vias públicas e com a separação de resíduos, promovendo inclusão social e gerando renda.
Para a aluna do terceiro ano da Escola Profissionalizante Professor Antônio Walmir da Silva, a iniciativa da Prefeitura em estimular a coleta seletiva é muito importante. “Esta ideia chega para inovar; para renovar nossa cidade, que vai ficar com um aspecto diferente e mais saudável.”
Já a estudante Shirley Cavalcante ressalta o estímulo para a conscientização nas comunidades. “Estamos precisando devido a quantidade de lixo nas ruas. A ação vai mudar a cultura da população para ter uma melhor visão do município e de sua limpeza.”
Têm potencial de reciclagem e reutilização os seguintes materiais: papel, plástico, metal e vidro. Tudo o que for arrecadado será destinado aos centros de triagem parceiras do Município.
Na inauguração do posto da Praça Fausto Sales hoje foram oferecidos serviços de teste de glicemia e aferição de pressão, exposição sobre combate ao Aedes aegypti e uma exposição de utilização de garrafas pet como artesanato.
ONDE FICARÃO OS PONTOS DE COLETA ITINERANTE
Praça Coronel Fausto Sales, no Centro
Praça da Matriz, no Centro
Escola 7 de Setembro, na Jurema
Escola Economista Rubens Vaz, no Marechal Rondon
Escola Edgard Vieira Guerra, no Conjunto Nova Metrópole
Escola Alice Moreira Oliveira, nos Sítios Novos
Escola Enestina Nunes de Miranda, na BR 020
Escola Maria de Lourdes Rocha, no Mirambé
Escola José Nunes Miranda, na Tucunduba
Escola Aba Tapeba, na Jandaiguaba
SERVIÇO
COLETA SELETIVA
TELEFONE:
(85) 9.8723.8202 ou 9.9601.9061.

Nenhum comentário:

Postar um comentário