quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Caucaia tem o maior número de comunidades quilombolas do Ceará

Com 11 comunidades quilombolas reconhecidas oficialmente pela Coordenação das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice) e nove certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), Caucaia é o município com o maior número de representação de quilombos no estado. E nos últimos anos tem registrado avanços importantes para essas populações em áreas estratégicas como educação, cultura e setor produtivo.
O título é um documento de auto-definição que concede direito a políticas públicas específicas. A medida tem validade a partir do interesse dos grupos de hoje de se reconhecerem e se declararem através da história, da cultura, da luta e da existência do povo negro como remanescentes de quilombos. Após análise de relatórios e visita in loco, o certificado é emitido.   
Supervisora de Inclusão Étnico-Racial e Territorial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Cláudia de Oliveira da Silva, lista uma série de conquistas das comunidades quilombolas de Caucaia.
Uma delas foi a aprovação de resolução municipal da educação quilombola no município. Além disso, essa população foi beneficiada com a formação de professores da rede de ensino municipal; com o resgate através de manifestações culturais e artesanatos; e com o processo de certificação do Selo Orgânico, que dará uma nova visibilidade aos grupos de produtores dessas comunidades.
A certificação garante que essas populações tenham educação especializada a partir de 2019. As instituições municipais de ensino localizadas nos territórios quilombolas ou nas adjacências são: Adélia Crisóstomo, Maria Iracema (anexo), Cercadão dos Dicetas (anexo), César Nildo, Rosa Braz Coelho, Nicolau Noronha, Yara Guerra, José Crisóstomo e Coronel Pinho.
Além disso, um grupo de caravana cultural defende o fortalecimento das comunidades pelo viés da educação e da cultura. “Fortalecemos com a formação de professores, roda de conversas, aprovação da resolução municipal de educação escolar quilombola e outras ações nas comunidades”, ressalta Cláudia Oliveira.
QUILOMBOLAS RECONHECIDAS PELA CERQUICE
Boqueirão da Arara
Camará
Capuan
Cercadão dos Dicetas
Coca
Deserto
Porteiras
Serra da Conceição
Serra da Rajada
Serra do Juá
Boqueirãozinho
QUILOMBOLAS CERTIFICADAS PELA PALMARES
Serra do Juá
Porteiras
Boqueirão da Arara
Caetanos/Capuan
Cercadão do Dicetas
Deserto
Serra da Conceição
Serra da Rajada
Boqueirãozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário