terça-feira, 20 de novembro de 2018

Dois projetos de escolas municipais concorrem em etapa regional do Ceará Científico

A partir desta terça-feira (20/11), alunos da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Antônio Albuquerque Sousa Filho, no Parque Potira, e EEIEF Nossa Senhora da Conceição, em Sítios Novos, apresentam ações inovadoras na etapa regional do projeto Ceará Científico 2018. Serão dois dias de exposição durante a Feira do Conhecimento realizada no município do Eusébio. Nesta edição, o tema será “Ciência para Redução das Desigualdades.”
A iniciativa é do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com apoio da Prefeitura de Caucaia, sob o comando da Secretaria Municipal de Educação (SME). A Mostra e a Feira Científica são realizadas de forma itinerante com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.
Participaram da etapa municipal 12 unidades educacionais de todas as seis macrorregiões caucaienses para a escolha de apenas dois trabalhos. Na disputa regional será selecionado apenas um projeto. Para isso, sete municípios (Itaitinga, Pacatuba, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Guaiuba), além de Caucaia, participam da competição.
Conforme o coordenador pedagógico da EEIEF Nossa Senhora da Conceição, Francisco José de Sousa, o projeto foi direcionado para dez alunos do oitavo e nono anos. “A preocupação foi a educação ambiental, através de hortas medicinais, e soluções para os problemas que envolvam a comunidade e o campo. O projeto é voltado para que o campo tenha seu espaço de solução para os problemas e não como um empecilho no desenvolvimento para o País.”
Sob a orientação do professor Ivan Moreira da Costa, os alunos do sexto ao nono anos da EEIEF Antônio Albuquerque Sousa Filho desenvolveram uma tecnologia social com uma ferramenta de estudo básico para auxiliar alunos e educadores em conhecimento de ciências (química, física e biologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário