quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Plano Diretor Participativo é aprovado

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (20/11) por unanimidade o primeiro Plano Diretor Participativo (PDP) de Caucaia. Numa sessão que durou cinco horas, os 24 vereadores acrescentaram 23 emendas ao texto original.
O PDP foi construído pela Prefeitura com a participação popular de comunidades de todas as regiões do município. O documento define as tendências locais para as próximas duas décadas.
Datado de 2001, o antigo Plano Diretor abrangia somente a área urbana de Caucaia. Já o novo documento contempla todo o município, indicando onde é possível construir, quais áreas precisam e vão ser preservadas, de qual forma indústria e comércio devem funcionar etc.
Para o  titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Daniel Cavalcante, uma nova forma de olhar Caucaia surge com a aprovação do PDP. “O PDP traz segurança jurídica para os investidores com uma metodologia utilizada no mundo inteiro e que dará ao município uma considerável mudança.”
 
Conforme a subsecretária da Seplam, Adelina Feitosa, o estudo do PDP vinha sendo analisado há três anos. “Hoje é um dia histórico para Caucaia, que a partir desta data tem o direito de ser uma cidade diferente e desenvolvida, com políticas inovadoras. Os vereadores ajudaram apresentando alterações significativas ao Plano.”
Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Natécia Campos acredita que o PDP abrirá portas para novos empresários e investidores. “Isso tudo será transformado em mais empregos; um crescimento adequado ao tamanho da cidade. Parabenizo a todos os técnicos da Prefeitura que ajudaram a fazer o documento.”
O Plano é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. Caucaia tem cerca de 362 mil moradores e é o segundo maior centro urbano do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário