quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Parceria entre CSP e Sebrae já capacitou 1000 empreendedores

O Programa Território Empreendedor, uma parceria entre CSP e Sebrae-CE, com apoio da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, tem contribuído para o fortalecimento da economia da região

Cerca de 1000 empreendedores de São Gonçalo do Amarante e Caucaia já participaram do Programa Território Empreendedor, realizado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e o apoio da prefeitura de São Gonçalo do Amarante. O programa encerrou mais uma fase na tarde desta quinta-feira (22/11), com o evento de conclusão das Trilhas Empreendedoras, turmas que participaram das capacitações realizadas durante o segundo semestre desse ano. Ao todo, 131 empresários participam da solenidade que foi realizada no auditório do Porto do Pecém.

Em 2018, 237 pessoas participaram do programa que busca fomentar e incentivar o empreendedorismo na região. Este ano, foram ofertados 14 cursos nas áreas de produção rural, capacitação empresarial, beleza, gastronomia e comércio varejista, além de capacitações em noções básicas de empreendedorismo. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de aprender mais sobre a gestão de produtos, além de participar de oficinas de aperfeiçoamento técnico e gerencial, consultorias e orientações para acesso a crédito para ampliar suas vendas e mercado.

Natural de São Gonçalo do Amarante, Roselane do Nascimento, de 26 anos, é artesã e confecciona bonecas, laços e chaveiros. Ela é uma das integrantes do Programa deste ano. “No Território Empreendedor, aprendi muito a ver como é e quem é o meu cliente. Eu achava que meu negócio era vender para qualquer pessoa, mas, com a capacitação, a gente aprendeu que temos um público específico. Coloquei em prática o que eu aprendi e já estou vendo muitos resultados e minhas vendas aumentaram. O Programa é um exemplo que a CSP está ajudando de todas as formas os moradores de São Gonçalo do Amarante”, afirmou.

A gerente de Relações com Comunidade, Cristiane Peres, ressalta que toda a capacitação ofertada tem como base um diagnóstico realizado pelo Território Empreendedor, que levou em conta as principais necessidades das comunidades. “O público-alvo foi ampliado e, para 2019, o intuído é capacitar empresas para fornecerem produtos e serviços para as empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)”.

O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, destaca que o programa vem cumprindo um importante papel no fortalecimento da economia do território, através do fomento de uma cultura empreendedora. "Por meio das capacitações e outras atividades realizadas durante esta etapa do programa, o Sebrae e a CSP vêm contribuindo tanto para o surgimento de novos negócios, como para o fortalecimento das empresas já existentes na região. E com isso, ajudando a melhorar as condições de vida da população de Caucaia e São Gonçalo do Amarante", explicou.

Formais, informais, rurais e alunos
O Território Empreendedor foi lançado em 2016 e este ano o programa está na terceira fase para impactar positivamente um público-alvo mais amplo. Em 2018, foram beneficiados empreendedores formais e informais, potenciais empreendedores, empreendedores rurais e alunos das escolas públicas da região.  O investimento total nos dois ciclos anteriores da parceria CSP/Sebrae foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão – montante voltado para incentivo, formação e orientação de empreendedores.
 

Mariana Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário