terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Aprovado reajuste para servidores municipais

Apresentada pela Prefeitura à Câmara de Vereadores, a proposta de reajuste salarial do funcionalismo público municipal de Caucaia foi aprovada no legislativo nesta terça-feira (29/1). A matéria foi aceita por unanimidade. Com isso, os servidores de carreira terão os proventos aumentados em 3,75%.
O índice foi definido em reunião da Mesa Municipal de Negociação Permanente (MMNP) ocorrida no último dia 24. O colegiado é composto pela alta cúpula da Prefeitura e por representante do Sindicato dos Servidores (Sindsep). Já a sessão de hoje teve caráter extraordinário e foi realizada atendendo a pedido do prefeito Naumi Amorim.
Só dessa forma, segundo a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), a gestão tem condições de pagar o salário referente ao mês de janeiro já com o reajuste. Caso aguardasse o retorno dos trabalhos da Câmara, previsto para fevereiro, o aumento seria liberado somente em março.
Apenas profissionais do Magistério não terão o salário aumentado neste momento. Por lei, o reajuste da categoria deve ser diferenciado e maior do que o concedido às demais áreas. Um estudo de impacto no erário está sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Sefin.
A expectativa é de que até março o percentual seja definido e levado à MMNP para um novo projeto ser encaminhado pelo prefeito à Câmara. “Essa é uma gestão eficiente e que respeita o servidor”, sintetizou o vereador Weibe Tapeba. “Milhares de servidores serão impactados com esse reajuste. O controle fiscal que a Prefeitura vem fazendo nos deixa muito felizes”, acrescentou o vice-presidente da Câmara, vereador Mersinho.
A disposição de Naumi para o diálogo e em defesa da valorização do funcionalismo público municipal foram enaltecidas pelos parlamentares. “Até agora, o prefeito nunca reclamou dos reajustes pedidos. Ele sempre disse que temos que tratar bem o povo. E nós, parlamentares, temos um dever a cumprir com os servidores”, pontuou o vereador Dimas Matias, sucedido pelo vereador Fernando do Picuí: “Quarenta por cento dos municípios cearenses não pagaram nem o 13º salário porque estão passando por grandes dificuldades. Caucaia é grande, tem muitos problemas, pouca arrecadação e está honrando compromissos.”
A concessão de outros benefícios, como o pagamento de progressões a quase 700 colaboradores da gestão, também foram destacadas pela vereadora Germana Sales. “A gente sabe do compromisso do Naumi. Mesmo com todos os problemas, ele está pagando tudo. Isso é prova do compromisso que ele tem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário