quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Encontro debate estratégias de enfrentamento à sífilis

Discutir estratégias para o enfrentamento da sífilis em Caucaia foi o assunto de um encontro do Grupo Gestor Estadual de Combate à Síflis, realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (31/1).
Os membros do colegiado fizeram explanações sobre a enfermidade que aponta “Caucaia como o segundo município do Ceará que mais notifica sífilis congênita”, segundo a apoiadora de pesquisa e intervenção Katerine Jerônimo.

De acordo com levantamento apresentado durante o encontro, os indicadores epidemiológicos mostram taxas de detecção para Sífilis Adquirida de 86,5 por 100mil habitantes em indivíduos maiores de 13 anos; de 14,3 grávidas por 1.000 nascidos vivos, e Sífilis Congênita de 17,5 por 1.000 nascidos vivos.

O ano de 2018 apresentou notificação de 93 casos de sífilis congênita e 76 em gestantes. “A proposta do município é estar reorganizando essa rede através da Atenção Primária em Saúde”, disse a pesquisadora.

“Nesses últimos dois anos, muito foi feito no âmbito da Atenção Primária e da saúde em geral em Caucaia. Mas muito mais tem que ser feito”, declarou o titular da SMS, Moacir Soares, em relação ao atual cenário.


Entre as estratégias de enfretamento debatidas pelo grupo destacam-se: reorganização e flexibilização das agendas locais; ações de prevenção, promoção e educação em saúde envolvendo grupos de hipertensos/diabéticos, tabagismo, saúde mental e jovens; radicalização do acesso com intuito de buscar jovens, especialmente nas escolas; e execução de programas de educação continuada em saúde para profissionais e comunidade.


SÍFILIS

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Com fases distintas e com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária), a doença é intercalada por períodos latentes. É, por isso, conhecida como um mal silencioso e que requer cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário