terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Campanha alerta para prevenção da hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou nesta segunda-feira (28/1) o “Janeiro Roxo”, uma mobilização alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, celebrado nesse domingo (27/1).
A campanha acontecerá até a próxima sexta-feira (1/2) com intuito de intensificar a busca por meio do diagnóstico precoce da doença, bem como a sensibilização da população caucaiense através de ações de informação integrada.
A programação é realizada pelas equipes de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da SMS. Os agentes de saúde distribuem material educativo, fazem visitas de sensibilização e rodas de conversas nas unidades de saúde onde foram confirmados casos de hanseníase.
Durante toda a semana, as atividades contemplarão as UBS’s do Planalto Caucaia, Caic, Novo Pabussu, Parque Soledade, Itambé, Pacheco, Sítios Novos, Tabuleiro Grande, Catuana, Metropolitano, Araturi, Paulo Pontes, Tabapuazinho, Novo São Miguel, Velho São Miguel, Parque Potira II e Centro de Referência à Saúde do Homem.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo que acomete a pele e os nervos. O contágio pode ocorrer pelas vias aéreas superiores (ao falar, tossir ou espirrar) por pessoas doentes que não estejam em tratamento.
Conforme dados epidemiológicos da SMS, foram notificados 37 casos novos de hanseníase em Caucaia em 2018. No ano anterior, o município apresentou 32 casos confirmados, também segundo balanço da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário