quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Plano de combate ao mosquito da dengue é lançado

Em continuidade à grande campanha de mobilização contra o Aedes aegypti deflagrada pela Prefeitura de Caucaia, dirigentes de diversas secretarias municipais e do Estado reuniram-se nesta quarta-feira (20) e apresentaram planos de contingência para combater a proliferação do mosquito.
O inseto transmite a dengue, a zika e a chikungunya. “Trata-se de uma ação setorial de prevenção encabeçada pelo prefeito Naumi. Essa batalha não pode ser desacelerada e estimamos que Caucaia seja uma das primeiras cidades metropolitanas a ter um plano integrado”, declarou o secretário municipal de Saúde Moacir Soares.
Dentre as ideias para alavancar as atividades, a Secretaria Municipal de Educação (SME) atuará para atingir as 187 unidades geridas pelo órgão. “Sabemos que muitas têm postos de saúde vizinhos e estamos pensando no trabalho intersetorial, e também próximos aos Cras”, disse a secretária, pedagoga Camila Bezerra. 
Outra ação apresentada pela SME está relacionada ao lançamento de um concurso literário em uma das etapas das Olimpíadas deste ano, com tema “Aedes aegypti e você numa relação perigosa.” 
Como ponto também importante do plano, a SMS deverá ajustar com a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) uma logística de limpeza nas escolas. “Através de um mapeamento, observamos a necessidade de uma força tarefa. O objetivo da campanha é reduzir o número de criadouros do mosquito. As pesquisas comprovam que a situação atual é de que 90% estão dentro dos domicílios”, informou o coordenador de Endemias da SMS, Francisco Pires Sousa. 
Órgão fiscalizador e orientador das ações, o Ministério Público avaliou como positivas as ideias. “A questão do planejamento está sendo posta. O MP quer colaborar para que não haja desvios”, observou a promotora Ana Karine Serra.
FUMACÊ
O secretário Moacir Soares recebeu na reunião documento no qual o Governo do Estado acata o pedido feito por ele para a utilização de “carros fumacê” em Caucaia. Com isso, o município terá mais uma importante arma na luta contra o Aedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário