terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

“Vocês salvam vidas”, diz Carlile Lavor a agentes comunitários de saúde de Caucaia

Reconhecimento, gratidão, entusiasmo, satisfação e emoção marcaram o lançamento do livro “Os agentes sanitaristas de Jucás e o agente de saúde”, do médico cearense Carlile Lavor, em evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira (19/2) no Convento das Irmãs Cordimarianas. O momento marcou a Aula Magna sobre a obra para cerca de 400 agentes comunitários de saúde que estão concluindo o curso de Aperfeiçoamento de Sala de Vacina na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde facilitado pela SMS.
Precursor do modelo de saúde da família na Atenção Primária e referência nacional no assunto, Carlile Lavor agradeceu as honrarias feitas à sua colaboração e de sua esposa Mirian Campos Lavor para o surgimento dos agentes. “Lembrem-se sempre disso: no Ceará, antes do trabalho dos ACS, morriam 20 mil crianças com menos de um ano de idade. Hoje ainda morrem 1.500. Precisamos trabalhar mais. Por isso é importante que saibam desses dados, para terem noção de quantas vidas vocês estão salvando todo ano.”
O autor pontuou sobre humanização, fatos e a relevância dos profissionais para o acesso da população às vacinas para evitar surtos de doenças como o Sarampo, a exemplo do ocorrido no Ceará em 2014. “Só é possível controlar se as vacinas atingirem a todos. E isso é possível através dos agentes”, disse.
“Nosso trabalho é fortalecer o desenvolvimento da comunidade, visando diminuir os índices de mortalidade. Essa formação de hoje mostrou a importância e o significado da representação de um agente de saúde para a sociedade além de perspectivas de mudança para melhorar nosso trabalho”, analisou o ACS Carlos Gomes, que atua há 19 anos no posto Célia Nascimento, no Jardim Icaraí.
Em seguida, técnicos de enfermagem da SMS apresentaram dados sobre a cobertura vacinal em Caucaia. “Os números comprovam uma melhoria na gestão municipal”, declarou o secretário de Saúde, Moacir Soares, em relação ao quadro imunológico de coberturas como a BCG (60% em 2016 para 98,94% em 2018) e Tríplice Viral (75% em 2016 para 113,09% em 2018).    
Como estratégias para alcançar o cenário, além de curso de atualização em sala de vacina para enfermeiros e técnicos de enfermagem e ACS, a SMS busca os faltosos na sala de vacina e nas áreas descobertas; e implanta protocolos e o Sistema do Programa Nacional de Imunização nas Salas de Vacina nas 45 salas de vacinas de Caucaia. 
Ao todo, 474 ACSs atuam no município. “Nosso intuito é fazer com que Caucaia seja a primeira cidade a ter esse manual voltado para os agentes de saúde, sendo referência para as demais cidades”, finalizou Moacir Soares, referindo-se ao livro de Carlile Lavor, que deve ganhar um segundo lançamento na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário