quarta-feira, 24 de abril de 2019

Professor da Uece lança livro de poesia Do Canto ao Canto nesta quarta-feira (24)

Contemplada pelo Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), esta é a primeira obra literária publicada pelo autor
Nesta quarta-feira (24/4), a partir das 19h30, no Ideal Clube, o professor do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Osterne Maia, lança o livro “Do Canto ao Canto”, contemplado pelo Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). O lançamento terá debate mediado pelo escritor Jorge Pieiro, que assina a apresentação do livro.
A obra é composta por 53 poemas divididos em seis seções – Quadros, Marcas, Seres, Têmpora, Nós e Triz. Os poemas atravessam temas como amor, identidade, tempo, vida e morte.
No poema “Do Canto ao Canto”, que dá nome ao livro, o autor ouve o canto como voz e o enxerga como espaço físico e lugar de troca. “Canto, partilha da voz/ Voz de partida/ Voz de chegada/ Voz partida e repetida/ De um som/ Que nos gerou/ Ponto de exclamação/ Pássaro do nosso passado/ Lugar solto no ar”.
Conforme Susana Jimenez, no prefácio do livro, Osterne Maia foi capaz de traduzir com maestria o sentido de um mundo vazio de cartas. “Mas, há, aqui, muito mais do que sobre cartas. Há também o corpo namorado da alma. Há a tessitura do encontro dos corpos tecidos de nós. Do lado de fora do exílio de si, há o lar lá onde o bate o sol”.
Osterne Maia nasceu no interior do Ceará, em Limoeiro do Norte, e escreve desde jovem. O livro reúne poemas escritos entre 1984 e 2015, nas cidades de Apodi, Aquiraz e Fortaleza. “O poeta que existe em mim estava lá na minha juventude, embora não haja qualquer relação direta entre ser jovem e ser poeta. É-se poeta a vida inteira, quase como um sintoma. É-se poeta sem nunca se ter escrito uma única linha”, afirma o autor no ensaio que fecha o livro, “Sobre a construção do trabalho poético”.
Serviço
Lançamento do livro “Do Canto ao Canto”, de Osterne Maia
Local: Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381)
Data e hora: 24 de abril, a partir das 19h30

 http://www.uece.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário