quarta-feira, 14 de abril de 2021

Projeto de lei institui política de educação digital nas escolas públicas

 


Projeto de lei que institui a Política Estadual de Educação Digital nas Escolas Públicas Estaduais - “Cidadania Digital” - está em apreciação na Assembleia Legislativa. O deputado André Fernandes (Republicanos), autor da proposta, explica que o objetivo da iniciativa é estimular a cidadania por meio do “comportamento adequado”, “responsável” e “saudável” no uso da tecnologia aos estudantes.

O parlamentar ressalta que o projeto de lei 135/21 busca propiciar aos professores dicas de como trabalhar os conteúdos em sala de aula e tirar dúvidas com psicólogos sobre formas de lidar com casos de cyberbullying e exposição dos alunos na internet.

Segundo o deputado, a internet é um dos avanços mais importantes da era moderna, pois “abre portas para inúmeras oportunidades, inclusive, para o compartilhamento de informações, a produção de conteúdo e a construção de conhecimento, a comunicação, o lazer e o entretenimento”.  Por outro lado, ressalta que com as imensas vantagens que o surgimento da internet promoveu ao educador e ao educando, “muitos desafios surgiram, entre os quais, as formas de interação mudaram, surgindo assim a necessidade de se estar sempre em alerta”.

A matéria sugere a realização de palestras, encontros e seminários para fomentar o uso responsável da internet relacionados a temas cotidianos do universo on-line, como crimes de internet, direito de imagem, comércio digital, superexposição nas redes e proteção da privacidade.

André Fernandes comenta que o estado de UTAH, nos Estados Unidos, criou lei semelhante que estabelece a Política de Fomento à Cidadania Digital na região para criar um ambiente virtual saudável e ainda promover ações de cidadania visando combater o alto nível de tentativas de suicídios na localidade.

O projeto que cria a Política Estadual de Educação Digital nas Escolas Públicas Estaduais - “Cidadania Digital” contará, entre outras ações, com a oferta de cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula, palestras e oficinas; formação de articuladores para apoiar a implementação da Política e incentivar os pais a ensinar seus filhos a usar a internet com segurança.

LV/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário