quinta-feira, 15 de abril de 2021

Integrantes de organizações criminosas em Caucaia são presos em operação realizada pelas Forças de Segurança do Ceará

 


Durante uma operação deflagrada pelas Forças de Segurança do Ceará visando capturar os suspeitos de quatro mortes ocorridas em Caucaia, no último domingo (11), dois homens foram presos e duas armas de fogo, além de drogas e outros materiais foram apreendidos no município da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. A ofensiva teve início ainda no domingo, logo após os policiais serem acionados para o caso, e se estendeu durante toda a terça-feira (13).

A ação contou com a participação de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além das capturas, um homem morreu durante confronto com os profissionais de segurança e outros dois envolvidos nas mortes, ocorridas no domingo, foram devidamente identificados.

Nessa terça-feira (13), as ações realizadas pela PCCE resultaram na captura de um homem apontado como um dos executores das mortes ocorridas no domingo. Francisco Alisson Ferreira de Sousa (27), mais conhecido “Grandão”, que já responde por homicídio, posse e porte irregular de arma de fogo, além de crime contra a incolumidade pública, foi capturado após as investigações apontarem o suspeito como partícipe da ação criminosa. O homem foi localizado em uma residência no bairro de Iparana, ainda na Caucaia. Após a captura, “Grandão” foi levado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde confessou o crime e foi autuado em flagrante.

Prisão de chefe de organização criminosa do bairro Jurema

Horas antes da prisão de “Grandão”, outras equipes da PCCE, que também realizavam trabalhos investigativos relacionados aos homicídios ocorridos em Caucaia, capturaram Jamilo da Silva Pereira (27), que já responde por posse irregular de arma de fogo. O homem é apontado como chefe de uma organização criminosa com atuação na Jurema e bairros vizinhos. Ele também é investigado pela suspeita de participação em, pelo menos, dez homicídios. Contra ele existia um mandado de prisão preventiva em aberto.

Conforme as investigações, Jamilo integrava um grupo criminoso, mas para comprovar o interesse em ingressar em uma organização criminosa rival, ele teria executado um adolescente de 17 anos e um homem de 20 anos, no dia 20 de março. Após prestar depoimento na unidade policial, Jamilo da Silva teve o mandado judicial pelo crime de integrar organização criminosa cumprido. Ele foi colocado à disposição da Justiça.


 

Ações contínuas

Ainda na segunda-feira (12), durante as incursões em um matagal no bairro Parque São Gerardo, mesma região onde ocorreram as mortes e onde havia indícios que os suspeitos estavam escondidos, os policiais se depararam com dois homens armados. Após troca de tiros, um deles foi atingido. Com o homem de 21 anos, identificado como Robson Ferreira dos Santos, que já respondia por tráfico de drogas, foi encontrado um revólver calibre 38, com cinco munições, sendo duas picotadas e uma deflagrada. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito do suspeito.

No bairro Açude, os policiais seguiram até o imóvel, que seria do mesmo suspeito, na Travessa Quintino José Correia. Chegando ao local, as equipes encontraram uma propriedade com a porta aberta. Em um dos quartos, um revólver calibre 38, seis munições, 40 papelotes de cocaína e duas trouxinhas de maconha foram encontradas em cima de um guarda-roupa. Ao lado da cama, mais três munições de calibre 38 foram apreendidas.

O crime

Desde o ocorrido, as Forças de Segurança foram mobilizadas visando capturar os autores do crime registrado na noite desse domingo (11). O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local da ocorrência e colheram os indícios que subsidiaram os trabalhos policiais. As vítimas, sendo três adultos, entre eles uma mulher, além de um adolescente, estavam em frente a um comércio no bairro Parque São Gerardo. Todas as pessoas foram surpreendidas por tiros efetuados por homens armados, que chegaram em um veículo. Os adultos e o adolescente foram a óbito no local.

Denúncias

A população pode contribuir com as apurações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia, ou ainda para o número (85) 98198-7555, que é o WhatsApp do NHPP de Caucaia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

 

https://www.ceara.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário