sábado, 31 de agosto de 2013

CSP irá aumentar faturamento após instalação na ZPE

Zona de Processamento de Exportação, a primeira a ser instalado no Brasil, foi inaugurada ontem pelo governador Cid Gomes, no Complexo do Pecém. Três empresas já anunciaram projetos para o local

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), depois de instalada completamente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), do Ceará, vai faturar o equivalente a 40% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) industrial do estado e será responsável por 8% de todas as riquezas produzidas no estado.
Os dados foram apresentados ontem durante a inauguração da primeira ZPE em funcionamento no Brasil. A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a Vale Pecém S.A, e a cearense Durametal serão as primeiras empresas da ZPE cearense, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Para o governador Cid Gomes, uma das principais características para o desenvolvimento da ZPE é a sua localização junto ao Complexo Portuário do Pecém. “Essa Zona é um marco para o desenvolvimento econômico do Ceará. A sua localização vai facilitar as exportações para diferentes países do mundo. Destaco ainda os empregos gerados, a CSP já emprega 3.100 cearenses”, pontua. Para Cid, os investimentos ao longo dos anos da Companhia Siderúrgica já podem ser considerados o maior da história do estado, com 12 bilhões investidos.

A estimativa do presidente da CSP, Marcos Chiorboli, é que a Companhia opere na sua totalidade em dezembro de 2015, impactando de forma imediata no PIB cearense. “Por essa ZPE vão passar todas as nossas matérias primas que vão gerar a produção das placas. A ausência dessa Zona inviabilizaria nosso plano de desenvolvimento”, comenta. A CSP trabalha agora para atrair outras empresas para entrarem na cadeia de fornecimento para o abastecimento da Siderúrgica.
 
Exportação
A legislação brasileira exige que 80% do que é produzido na ZPE seja para exportação. A empresa fica livre de pagar qualquer tipo de imposto e pode fazer as transações comerciais na moeda que desejar.

Dividida em duas etapas, a primeira fase já esta alfandegada pela Receita Federal, onde foi montado um escritório do órgão dentro da Zona, além de área segregada destinada à empresa Administradora da ZPE e aos demais órgãos anuentes. Na obra, o Governo do Estado investiu R$ 54 milhões.

“Ficamos muito felizes em sermos pioneiros no Brasil. Esse é um modelo de sucesso que já é trabalhado no mundo inteiro. Vamos buscar agora incentivar outras empresas a se instalarem dentro da ZPE”, destaca Cesar Ribeiro, presidente Companhia Administradora da ZPE. Segundo ele, o Governo segue em negociação para atrair mais duas empresas para a ZPE Pecém até o final do ano.
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário