quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Gabi ‘Neymar’: meia do Caucaia, comparada a astro do Barcelona, é convocada para a Seleção Brasileira Sub-20


Gabi posa com sua coleção de troféus. FOTO: LUCAS DE MENEZES
Gabi posa com sua coleção de troféus. FOTO: LUCAS DE MENEZES
Gabi ‘Neymar’. Guarde bem este nome, pois em breve, poderá ser um dos mais badalados no mundo do futebol feminino. Vencendo o preconceito por ser mulher e adorar jogar futebol, a pequena cearense de 19 anos brilha nos gramados do Estado e chega àSeleção Brasileira Sub-20.
Artilheira do Caucaia na Copa do Brasil. Campeã cearense com aRaposa da Região Metropolitana. Cobiçada por clubes do sul/sudeste e até do exterior, Gabi brilha e chama a atenção pela simplicidade e pelotalento com a bola nos pés. “Gosto de jogar. E hoje tenho meu sonho realizado”, diz, segura no sonho que persegue e contente por poder representar o Brasil na Seleção.
Gabi tem 19 anos mas já fala como gente grande. Ela conta que sofreu preconceito pelo fato de ser mulher e gostar de jogar futebol. “Eu chegava pra minha mãe e dizia: ‘mãe, estão me chamando de…”, faz uma pausa, lembrando dos adjetivos nada agradáveis que recebeu. Em seguida, emenda: “Me chamando disso, daquilo… Mas não vou desistir, porque gosto de jogar. E hoje tenho meu sonho realizado, de chegar à Seleção Brasileira”, enfatiza, frisando que não liga para as piadinhas de mal gosto que escuta.
Gabi já foi convocada em agosto para treinamentos e uma série de amistosos com a Seleção sub-20. Agora, em novembro, terá nova oportunidade de mostrar à comissão do técnico Adílson Santos que tem condições de defender o Brasil no Sul-Americano da categoria, ano que vem, no Uruguai.
Comparada a Neymar, a meia da Seleção se acha mais parecida com Kaká, do Milan. FOTO: LUCAS DE MENEZES
Comparada a Neymar, a meia da Seleção se acha mais parecida com Kaká, do Milan. FOTO: LUCAS DE MENEZES
Jogando com os meninos
A jovem revelação cearense começou a dar os primeiros chutes aos 7 anos, jogando nas ruas do bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Vendo o pai jogar, surgiu o interesse. A garotinha jogava com os meninos e, por isso, não contava com o apoio da mãe coruja, a vendedora Regina Célia. “No começo, ela jogava com os meninos e eu não queria. Ela saía escondida. Mas aí um domingo eu fui assistir e disse: ‘Olha aí, a Gabi, no meio dos meninos!’. Mas ela disse : ‘mamãe, é meu gosto’. Aí eu aceitei”, relembra.
Gabi começou no futsal, onde aprendeu a arte do drible curto que deixa as defensoras enlouquecidas. Mas foi nos gramados de Santa Catarina que ganhou o apelido de ‘Neymar’.
Gabi encanta catarinenses e ganha nome de craque
A meia atacante recebeu um convite e foi jogar no Kindermann, de Santa Catarina. O time joga tanto salão quanto futebol de campo. “A gente estava jogando futsal, e eu correndo demais, pra um lado e pro outro e fazendo gol. Daí a gente foi jogar campo. Uma menina me chamou de ‘Gabi Neymar’ e daí pegou”, explica.
No Kindermann, Gabi chamou a atenção com seus gols e dribles. Mas a baixinha não conseguiu ficar longe da família e retornou para os braços da mãe, que tem medo de avião e não viajou para acompanhar Gabi. “Passei 6 meses e voltei, fiquei com saudade da família. Aí o Caucaia fez uma proposta pra mim e eu aceitei”, comenta, citando que por conta da carga de treinos, deixou a escola no 1º ano do Ensino Médio. “Pretendo concluir ainda”, planeja.
Destaque no Caucaia, Gabi chega à Seleção
E no Caucaia, veio o reconhecimento. Gabi foi artilheira do time na Copa do Brasil com 2 gols. Além disso, brilhou na conquista do Campeonato Cearense feminino 2013. Veio então, em agosto, a primeira convocação para compor a Seleção Brasileira Sub-20 que se prepara para o Sul-Americano da categoria em 2014, no Uruguai. E agora em novembro, a segunda convocação, para participar da terceira de quatro etapas preparatórias para o torneio.
“Eu nem acreditava. Estava em casa, sentada, quando recebi o telefonema do presidente (do Caucaia, Eudes da Silva Lima). E tô muito feliz. Só devo agradecer ao presidente, ao clube e às companheiras, pois não iria chegar onde cheguei sem a ajuda deles”, diz, citando que foi bem recebida na Seleção. “Conheço algumas das meninas lá, com quem joguei. Tinham umas 7 meninas do Kindermann. Brinquei muito com elas lá, foi legal”, garante, aos risos.
A jovem de 19 anos participará de treinos no RJ. FOTO: LUCAS DE MENEZES
A jovem de 19 anos participará de treinos no RJ. FOTO: LUCAS DE MENEZES
Nome de um, inspiração em outro
Apesar de ter como apelido o nome do camisa 11 do Barcelona, Gabi é fã mesmo de outro brasileiro, que joga noMilan. “Eu sempre gostei, e joguei com a camisa dele: Kaká. Meu estilo é mais o dele, eu acho. Sou o estilo de levar pra cima, do Neymar, mas no meio de campo, tenho o estilo do Kaká”, define. “Neymar é um ídolo, né? Mas cada um tem o seu futebol. Eu sempre me dediquei no meu e quero sempre subir, nunca pensar pra trás. Quando eu cheguei à Seleção, me botaram logo de titular no time. Gostaram de mim. Vou me dedicar a essa camisa sim”, afirma.
A jovem frisa também que se inspira em uma jogadora que foi eleita cinco vezes a melhor do mundo. “Me inspiro na Marta. Sempre achei uma boa jogadora. Joga muito, né? E eu assistindo, olhava e dizia: ‘mamãe, eu quero ser ela’. E mamãe dizia: ‘um dia você vai ser a Marta’. Se Deus quiser, vou me dedicar a isso”, admite.
Cabeça no lugar
A mãe garante que a filha tem tudo para brilhar, pela dedicação e pelos passos que dá também fora de campo. Com a “cabeça no lugar”, Gabi não se envolve com coisa s que possam atrapalhar sua carreira. “Ela sempre dizia que chegava numa Seleção e tá aí onde ela chegou. Eu converso com ela. Ela nunca deu trabalho. Não bebe, não sai. É só do treino pra casa. É uma boa filha. Fico muito feliz (de ver) onde minha filha chegou”, afirma Regina Célia, com os olhos marejados.
Para quem gosta de futebol, e tem sonho semelhante ao de Gabi, um recado da meia da Seleção: “Quero dizer para nunca desistir. Se alguém falar uma coisa com você, nunca baixe a cabeça. Vá até o final. Eu fui até o final e hoje estou aqui, sonho realizado, e vou defender essa camisa do Brasil”, finaliza.
Gabi viaja no próximo dia 13 de novembro para o Rio de Janeiro, ficando até o dia 25 do mesmo mês. A Seleção treinará na cidade de Pinheiral/RJ. Boa sorte, Gabi!

2 comentários:

  1. Neymar a aidé le club à remporter deux championnats successifs de Campeonato Paulista, une Copa do Brasil, et la Copa Libertadores 2011, le premier titre continental de Santos depuis 1963.

    ResponderExcluir
  2. Manchester United a été remplacé par le Real Madrid en tant que club «le plus précieux» d'Europe.

    Les derniers chiffres, basés sur les saisons 2016-2017 et 2017-18, ont été publiés par KPMG.

    La «valeur d'entreprise» prend en compte la popularité, la rentabilité, les droits de diffusion, la valeur et le potentiel du stade et est basée sur le chiffre du 1er janvier 2019.

    Et Real, qui a remporté la Ligue des champions au cours des deux saisons, a propulsé United au premier rang.

    On estime que les géants espagnols représentent environ 2,91 milliards £, maillot de foot pas cher tandis que United, qui avait ouvert la voie ces trois dernières années, est évalué à 2,83 milliards £.

    ResponderExcluir