sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Assembleia Legislativa recebe visita de alunos de Caucaia

Alunos visitam AL-CEAlunos visitam AL-CEFoto: Paulo Rocha
A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (17/10), 34 alunos das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal Celina Sá Morais, localizada no bairro de Icaraí, em Caucaia. Eles vieram acompanhados pelos professores Josecléa Sampaio, Aldenir Ferreira Andrade e Roberto Lopes. A visita faz parte do projeto O Parlamento e sua História, promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado Deputado Pontes Neto (Malce). 
No plenário, os estudantes foram recebidos pelos deputados Manuel Duca (Pros), Professor Pinheiro (PT) e Dedé Teixeira (PT). O deputado Professor Pinheiro teceu considerações sobre a divisão dos poderes do Estado entre Executivo, Judiciário e Legislativo, e ofereceu explicações sobre o funcionamento da Assembleia, desde a elaboração de leis, realização audiências públicas até a fiscalização das ações dos outros poderes.
Ao ser facultada a palavra aos visitantes, a aluna rebeca Gomes, 14 anos, da 9ª série arguiu sobre as realizações na área de cultura. Pinheiro, que já ocupou o cargo de secretário de Estado explicou algumas ações desenvolvidas pela secretaria de Cultura, como o festival de quadrilhas e o festival de música da Ibiapaba, para a formação de jovens talentos.
O deputado Manuel Duca explicou para os alunos o funcionamento da Assembleia, a partir da sua estrutura administrativa. De acordo com o deputado, a função da Mesa Diretora é como o cérebro do Legislativo, tomando todas as decisões sobre as pautas de votações, e demandas apresentadas pelo conjunto dos parlamentares.
O deputado Dedé Teixeira (PT) apresentou como é o processo legislativo, a partir de apresentação de uma proposição, passando pelas comissões técnicas , até chegar ao plenário, ser aprovada, e seguir para a sanção do governador. “As discussões dependem muito do teor de cada matéria. Há algumas que tramitam de forma consensual e outras que geram polêmicas, até com o engajamento de setores da sociedade”, frisou.
A professora Josecléa explicou que a visita à Assembleia é uma forma de oferecer aos alunos noções de como é a atividade política no país, e como é o trabalho dos representantes eleitos pela sociedade. “Precisamos dar noções de cidadania aos nossos alunos”, avaliou. Os alunos percorreram, além do plenário, as instalações da Assembleia, como o Espaço do Povo, o Complexo de Comissões, o Malce e os estúdios da FM Assembleia. 
JS/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário