Das 9h30min até, aproximadamente, o meio-dia desta sexta-feira,8, cerca de 50 indígenas, de oito das 14 etnias do Estado, bloquearam a BR-222, em seus dois sentidos. Foi uma forma de pressionar a demarcação de terras indígenas da região e denunciar violações a direitos indígenas e retrocessos na política indigenista.
A manifestação ocorreu na altura do quilômetro 18, em Caucaia, na Grande Fortaleza. O grupo ocupou a via usando paus, pedras e pneus incendiados no bloqueio. Eles reinvidicam pertencimento à etnia Tapeba a região pela qual passa a rodovia. Também se manifestam contra a indicação do general Sebastião Roberto Peternelli Júnior para a presidência da Fundação Nacional do índio (Funai), além de se posicionarem contra a especulação do fim da Coordenação Regional Nordeste II da Funai, que atende o Estado.
O protesto chegou a causar congestionamento de cerca de quilômetros, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O desvio foi feito pela rotatória no km 20 da BR-222, para os motoristas que vinham no sentido Fortaleza; e, no sentido inverso, pela BR velha, no Centro de Caucaia.
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário