segunda-feira, 18 de julho de 2016

Encontro de Busólogos na Empresa Vitória

Por Fortalbus
Em comemoração ao aniversário de 60 anos da Empresa Vitória e aos 11 anos de Fortalbus, foi realizado no Sábado dia 16 de julho, na Garagem da Empresa em Caucaia, mais um encontro de busólogos, onde os admiradores de ônibus puderam vivenciar alguns momentos de união e descontração na maior Empresa de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza. Pelo sétimo ano consecutivo, a Empresa abriu as portas para os busólogos e parceiros do Fortalbus.

Os busólogos são admiradores de ônibus, que na forma de hobby, conversam sobre ônibus e assuntos relacionados (carrocerias, pinturas, chassis, história e sistemas de transporte), daí veio a tona a palavra Busologia, que pode soar estranha para alguns, mas trata-se da junção da palavra bus (ônibus em inglês) com o sufixo logia (conhecimento em latim), dentre as principais atividades dos busólogos estão os passeios a bordo dos coletivos pela cidade, a catalogação de fotografias e desenhos das plantas dos veículos feitos pelos próprios colecionadores. Tal como um álbum de figurinhas, os registros servem para rememorar o objeto de admiração dos entusiastas, bem como preservar a história das empresas e do transporte local. Na internet, os busólogos compartilham imagens de ônibus de todos os tipos do Brasil e do mundo em sites especializados. Outra atividade característica desse grupo tão singular é a discussão acerca dos sistemas de transportes, sejam eles locais ou nacionais.  

Logo cedo, os participantes se encontraram em frente à Rodoviária Engenheiro João Thomé, ponto oficial que reúne os busólogos nos pré-encontros do Fortalbus, onde se pode acompanhar a chegada e saída dos ônibus intermunicipais e interestaduais. O translado até a Garagem, foi feito no ônibus de número 2068, um Torino de carroceria Marcopolo e chassi Mercedes-Benz OF-1722, que é usado pela Empresa para a realização de Fretamentos e Transporte de alunos dentro do Município de Caucaia. O ônibus foi conduzido por Marcondes Pereira, motorista da Empresa há 10 anos e participante ativo do Fortalbus.

Na garagem, fomos recepcionados por um reforçado café da manhã, logo depois, já no Auditório Eliézer de Freitas Guimarães, local onde está o Memorial que reúne fotos antigas e os diversos troféus e prêmios conquistados, pudemos acompanhar um pouco mais sobre a história marcante da Empresa desde o início das atividades. Foi notório que a emoção tomou conta de vários participantes, onde através do vídeo Grandes Empresas do Estado do Ceará, feito em parceria do Jornal O Povo e a Empresa Vitória em comemoração aos 60 anos, pode-se acompanhar a luta inicial dos patriarcas em fazer com que aquela pequena empresa, que operava de forma precária com sete ônibus fabricados após a segunda guerra mundial e que quebravam o tempo todo, chagasse a ser a vencedora e reconhecida Empresa que hoje é. O vídeo que tem aproximadamente 30 minutos mostra ainda a forma familiar de administrar vem dando certo ao longo do tempo, o que faz com aproxime o funcionário da direção da Empresa e assim o prazer de se trabalhar na Empresa seja algo marcante entre os funcionários. 

Pelo sétimo ano consecutivo, o colaborador da Empresa há dez anos Rafael Fontenele fez as honras da casa e apresentou através de fotos nostálgicas, os modelos das carrocerias de ônibus que já passaram pela Empresa ao longo dos anos, como o Amélia, Gabriela, Caio Vitória, Bela Vista, o lendário Scania, os diversos modelos de carroceria Marcopolo e os novos veículos adquiridos recentemente. Falou ainda sobre curiosidades do dia a dia, prêmios conquistados, novidades e respondeu alguns questionamentos levantados durante a apresentação.

Após conhecermos um pouco mais sobre a Empresa, fomos guiados para uma visita para conhecermos a estrutura da Empresa e o pátio da Garagem, onde podemos fotografar os veículos e conhecer de perto as primeiras dez unidades do Caio Apache Vip IV de chassi Mercedes-Benz OF-1519 recém-chegados na Empresa. Os veículos impressionam pela robustez e acabamento, a pintura marcante da Empresa Vitória caiu muito bem nesta carroceria. Escolhemos o veículo 705 para conhecê-lo em operação nas ruas, o conforto do estofado, o grande espaço no corredor, a altura interna e as duas catracas impressionaram. As catracas foram dividas para que o usuário que possui o Cartão de Vale Eletrônico possa realizar o embarque de forma rápida e assim não precise ficar por mais tempo trocando o dinheiro da passagem junto ao motorista, este procedimento irá com o tempo melhorar até mesmo o tempo de viagem já que o embarque dos passageiros será feito de forma rápida e facilitada.

O clima de alegria, união e descontração marcou este sétimo encontro na Empresa Vitória, podemos nos apaixonar ainda mais e aprender que os valores e práticas da Empresa diante de seus funcionários são excepcionais para o sucesso das operações diante dos usuários. 

“O encontro foi perfeito, a Vitória é referência para mim na busologia, pois eu costumava a andar muito nos ônibus da linha Iparana onde eu morava. Embora conheça muito sobre a Empresa, sempre há novidades. A Vitória é um orgulho, pois pude presenciar o crescimento da Empresa ao longo dos anos e na superação dos desafios”
João Paulo – Professor de Ciências

“É a primeira vez que participo do encontro, gostei bastante, é muito interessante este tipo de evento, pois faz a gente que é usuário aprender muita coisa. Sou de São Paulo, moro a cinco anos em Caucaia e diariamente utilizo os serviços da Empresa Vitória, nunca tive um problema sequer, nunca quebrou um ônibus e os motoristas e cobradores são sempre atenciosos”
Fernando Moreno – Comerciante

“Empresa que pauta pela excelência na gestão administrativa e acima de tudo pelo bem estar dos passageiros, que realmente se preocupa em oferecer um serviço de qualidade com frota nova e colaboradores que vestem a camisa da Empresa de forma literal. Gostaria de parabeniza-la pelo estreito elo entre a Empresa e os busólogos, pelos encontros que realiza anualmente e sempre se aprimorando, pela atenção que possui com os admiradores do seu trabalho, desejo sucesso a todos que fazem parte da equipe Vitória”
Marcelo Higor – Auxiliar Administrativo

“Eu morava próximo ao final da linha do Araturí, eu observava os ônibus e passei a admirar. Já participei de outros encontros e realizei o sonho de conhecer a garagem da Empresa. O evento deste ano foi ótimo. Uma grande novidade para a gente que mora em Caucaia foi a compra destes novos ônibus, o destaque deste ano”
Wenderson Soares – Busólogo

“Desde criança eu admiro a Empresa, a Vitória está presente na vida do povo de Caucaia. É o meu primeiro encontro e estou adorando. Não conhecia a história da Empresa e achei muito interessante o modelo de administração que passa de pai para filho, sempre mantendo a ética, sustentabilidade e a qualidade como ideais”
André Elias – Editor de vídeo

Em nome de todos os participantes, o Fortalbus agradece mais uma vez a Empresa Vitória pela confiança, por ter aberto pela sétima vez consecutiva as portas para a realização do evento. A repercussão está sendo um sucesso e temos orgulho de ter como parceiro com a Maior Empresa do Transporte Metropolitano de passageiros do Estado do Ceará, que serve com qualidade a população e reconhece os busólogos como amigos da Empresa. Em especial ao Sr. Luis Guimarães pela confiança depositada de sempre para a realização dos eventos na Empresa, ao Sr. Rafael Fontenele, pela forma de como conduziu o encontro, ao Sr. Otávio que organizou os veículos no pátio e ao Sr. Marcondes Pereira, motorista amigo e parceiro do Fortalbus.

A equipe do Fortalbus parabeniza a Empresa Vitória pelos 60 anos de atividades, estamos na torcida para que a mesma sempre se mantenha como exemplo para as demais empresas do segmento e referência na qualidade dos serviços prestados a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário