sábado, 2 de julho de 2016

Região de Caucaia têm transporte sanitário para pacientes da policlínica

banner vans cisvale julho2016 site


A Secretaria da Saúde do Estado fará neste sábado (2), às 9 horas, em Caucaia, a entrega de 11 veículos que formarão a frota do transporte sanitário dos municípios que compõem a 2ª Região de Saúde. Os veículos do tipo van, com capacidade para transportar 15 pacientes, foram adquiridos com recursos do Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Curu (Cisvale), no montante de R$ 1.503.000,00, com participação de 40% do Governo do Estado e 60% dos municípios consorciados – Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Tejussuoca. O transporte sanitário garantirá o deslocamento dos pacientes desses municípios até a Policlínica Dr. José Correia Sales, na CE 090, esquina com a Rua Coronel Correia, em Caucaia, onde acontecerá a solenidade de entrega dos veículos.



O encaminhamento de pacientes para as policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitos pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, feito por sistema on-line, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de acordo com a disponibilidade de vagas. A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município, conforme pactuação nos consórcios públicos de saúde, que fazem a gestão das policlínicas e CEOs nas regiões de saúde. Em Caucaia, a Policlínica regional foi inaugurada em dezembro de 2013, e desde o início do funcionamento foram realizados 238.167 atendimentos, até março deste ano. Atualmente, a média de atendimentos é de 3,5 mil pacientes por mês. O transporte sanitário dará cobertura à população de 594 mil habitantes dos municípios da região de Saúde.


O transporte sanitário de pacientes eletivos já é realidade em outras 13 regiões de saúde no Estado. Tudo para assegurar atenção integral aos pacientes na ida e retorno às policlínicas e CEOs. O Cisvale ainda vai adquirir outros dois veículos para garantir o deslocamento de pacientes para o CEO regional. O Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos faz o deslocamento de pessoas que necessitam realizar consultas, exames e outros serviços especializados e já atende os sistemas de saúde das regiões de Acaraú, Aracati, Brejo Santo, Camocim, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte e Tianguá.




01.07.2016


Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Nenhum comentário:

Postar um comentário