terça-feira, 19 de julho de 2016

Tráfego de quadriciclos na praia do Cumbuco causa insegurança para banhistas

A praia do Cumbuco é uma das mais conhecidas do Ceará e com a alta estação, o número de turistas e banhistas aumenta. O tráfego irregular de quadriciclos, no entanto, tem tornado uma simples ida ao mar num perigo. No último domingo, pelo menos quatro quadriciclos foram flagrados no local.
De acordo com a estilista Tatiana Monteiro, a situação é recorrente. “Não é a primeira vez que vejo isso. Venho à praia aos domingos e, quando não são quadriciclos, são carros particulares passeando na praia. Não consigo ficar tranquila na areia, pois de repente posso ser atropelada. Eles (veículos) surgem do nada. Um perigo para as crianças”, relata.
A estudante Edoarda Loureiro, afirma que “é uma sensação de insegurança, pois não vejo fiscalização pela praia. Muita vezes fico na areia com minhas amigas e é comum quadriciclos passarem bem próximos da gente. Muitas vezes, quem pilota não é nem o instrutor e sim, os clientes. Até criança eu já vi guiando. Um perigo. A praia é para ser lugar do banhista e não de carro”.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caucaia disse que a fiscalização é feita pela Secretaria de Patrimônio Serviços Públicos e Transportes em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e é mais intensa nos fins de semana. “O que infelizmente ocorre é que esses infratores reaparecem quando a equipe se desloca para fazer a fiscalização em outros locais de riscos”, afirma. A secretaria disse que os infratores flagrados são autuados e o veículo é recolhido ao pátio da AMT, atendendo os procedimentos previstos pela legislação de trânsito.
Os serviços de passeios de quadriciclos e buggys são comuns na região, oferecidos por associações diferentes. O presidente da Associação de Bugueiros do Cumbuco, Fausto Alves, ressalta que, para a segurança dos banhistas, pescadores e turistas, os bugueiros são proibidos de trafegarem na praia.
Fausto critica o poder público por não investir em fiscalização na área e diz que infelizmente maus profissionais se aproveitam da situação. O presidente da associação ressalta que, por questões de segurança, os clientes devem procurar profissionais credenciados na hora de contratar o passeio.
A associação tem 133 bugueiros credenciados e não faz passeios na área urbana do Cumbuco, apenas no parque de dunas da praia, afirma o presidente. “Qualquer serviço fora da cooperativa é perigoso, pois são feitos por pessoas sem perícia nenhuma, que pilotam ‘buggys piratas’ e põem em risco a segurança de todos”, alerta Fausto.
A secretaria de comunicação informa que desconhece qualquer associação de locadores de quadriciclos no Cumbuco.
 Serviço 
Para denunciar irregularidades de trânsito em Caucaia

(AMT) : 3342-1166 
Centro de apoio ao turismo de Caucaia: 3342.5720 
Cooperativa de bugueiros da praia do cumbuco (Cooptur) : 3318-7309 / 7536

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário