quarta-feira, 25 de abril de 2012

76,5% dos estabelecimentos de hospedagem da RMF se concentram em Fortaleza

Apesar da grande quantidade de praias localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), cerca de 76,5% dos estabelecimentos de hospedagem estão concentrados na Capital. A pesquisa, com dados de 2011, foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A capacidade total de hóspedes que a RMF comporta é de 35.174 e dos 366 estabelecimentos instalados na Região, 280 ficam em Fortaleza. De acordo com o presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT), José Walden Filho, uma das principais justificativas para essa concentração é que as divesas opções de lazer na Capital pesam na escolha do turista.
"As opções de diversão que Fortaleza oferece acaba sendo mais atrativo para um turista do que ficar hospedado em apenas uma determinada faixa de praia", diz. Walden também explicou que os preços dos estabelecimentos de hospedagem na Capital são mais baixos se comparados aos valores cobrados nos hotéis e pousadas de outros munícipios.
O coordenador de destino e produtos turísticos da Secretaria de Turismo do Ceará, José Valdo Mesquita, acha que essa concentração é natural. Ele afirmou que o interesse na instalação de unidades de hospedagem na área metropolitana surgiu recentemente e, por isso também, há essa defasagem em relação à Capital. "Essa concentração tende a crescer com a proximidade da Copa de 2014 e com construção do Centro de Eventos", completa.
Em nível nacional, quase todas as capitais são dotadas de maior capacidade para hospedagem. Uma das exceções acontece em Pernambuco, pois Recife conta com apenas 43,3% dos estabelecimentos, devido ao forte turismo nas cidades de Olinda e Jaboatão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário