segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dilma analisará veto a Código Florestal com "serenidade"

Um dos interlocutores mais próximos da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta quinta-feira que o Palácio do Planalto vai analisar com "serenidade" e "sangue frio" os vetos ao texto do Código Florestal, aprovado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. O governo foi derrotado ontem, quando o plenário da Câmara aprovou, por 274 votos favoráveis e 184 contrários, o texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que atende a interesses da bancada ruralista.
"Como nos é dado também o direito do veto, a presidente vai analisar com muita serenidade, sem animosidade, sem adiantar nenhuma solução", disse Carvalho, ao participar da abertura da quarta edição do seminário Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20, no Palácio do Planalto. "Temos muita responsabilidade com o país. À luz dos nossos princípios, a presidente vai tomar a sua decisão na hora oportuna".
Carvalho também observou que o Planalto já esperava que a votação na Câmara desse sequência ao que havia sido acordado no Senado. Questionado se o resultado da votação não seria desanimador, ele respondeu: "Não vou fazer uma adjetivação sobre uma votação que teve maioria no Congresso".
Para o ministro, Dilma vai analisar o texto aprovado na Câmara com "sangue frio e tranquilidade". Carvalho, no entanto, não quis dizer se a tendência é o veto ao texto. "Não quero falar em tendência, não quero usurpar um direito que é da presidente exclusivamente e ela vai analisar isso com muito carinho".
Em mensagem enviada ao Partido Verde (PV) depois do primeiro turno das eleições de 2010, na tentativa de conquistar o apoio de Marina Silva, Dilma disse expressar "acordo com o veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação em vigor". "Somos totalmente favoráveis ao veto à anistia para desmatadores", afirmou Dilma, na carta.
De acordo com Gilberto Carvalho, os compromissos assumidos durante a campanha vão orientar a decisão da presidente. "Para ela, o importante é o crescimento com inclusão social e cuidado da natureza", disse. "Isso sim, e mais evidentemente os compromissos que ela assumiu em campanha, serão os parâmetros que vão nos orientar. Mas eu insisto, essa é uma prerrogativa que é da presidente".
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário