quarta-feira, 25 de abril de 2012

Caucaia: Sesa confirma 86 casos de Gripe A em nove municípios do Ceará

Ocorrências foram registradas em Fortaleza, Beberibe, Aracati, Horizonte, Caucaia, Russas, Monsenhor Tabosa, Cascavel e Maracanaú.

De janeiro a abril de 2012, já foram confirmados 86 casos de influenza A (H1N1) em nove municípios cearenses.  As ocorrências foram registradas em Fortaleza, Beberibe, Aracati, Horizonte, Caucaia, Russas, Monsenhor Tabosa, Cascavel e Maracanaú. 
 
Desse total, três pacientes acometidos pela doença morreram em decorrência de infecções. A princípio, oito casos de óbitos eram suspeitos de que fossem causados pela Gripe A, no entanto, apenas três foram confirmados.
 
A primeira morte aconteceu em Fortaleza, em uma paciente de 27 anos e na 25ª semana de gestação. O segundo caso foi em Beberibe, em outra paciente de 15 anos. O terceiro foi em Monsenhor Tabosa, em paciente de 30 anos com pneumonia crônica. As três vítimas tinham algo em comum: não eram vacinadas. 
 
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) analisa que o histórico de notificações da H1N1 registrou maior índice em 2011, com 859 casos. Já o ano de 2009 foi que registrou maior número de casos confirmados. 
 
Vacinação
 
No dia 5 de maio, começa o período de vacinação contra a Influenza A em todo o País. A Sesa e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 27.080 pessoas e 2.002 veículos. Funcionarão 1.693 postos fixos de vacinação, que incluem unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Haverá, ainda, 7.320 postos volantes, que farão a vacinação em domicílio de pessoas acamadas. 
 
Durante a campanha serão também oferecidas a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano. A vacinação é anual devido à característica mutante dos vírus da influenza, que apresentam diversidade a cada ano.

http://www.cnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário