quarta-feira, 25 de abril de 2012

Moradores de Nova Russas terão Escola de Educação Profissional

A 85ª Escola Estadual de Educação Profissional será entregue nesta quinta-feira (26), às 19 horas, em Nova Russas. O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram a unidade que tem capacidade para matricular até 540 alunos, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A nova escola receberá o nome de Manoel Abdias Evangelista, reconhecido por sua atuação no município. O investimento foi de R$ 7,5 milhões, oriundos exclusivamente do Tesouro do Estado.
 Os recursos foram aplicados para construir, mobiliar e equipar a escola que ofertará o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Em Nova Russas, os estudantes poderão optar entre os cursos de Eletrotécnica, Redes de Computadores, Agroindústria e Agropecuária, definidos a partir da vocação econômica da região.

A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Alunos e professores vão contar também com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. Construídas com base no padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais, as unidades são supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional é desenvolvido durante três anos. No último ano do curso, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. Nesse momento, o estudante vai aprimorar seus conhecimentos e estabelecer a união entre teoria e prática.

Conforme Cassiano Alves de Carvalho, professor de química da unidade, fazer parte desse quadro de profissionais é de grande satisfação e responsabilidade, já que a filosofia da Escola Profissional traz uma inovação na área educacional. “Sinto-me uma peça importante no processo de formação pessoal e profissional desses alunos. É gratificante ver a importância e ênfase que os discentes estão dando a esse novo conceito de educação e como isso está propiciando uma postura de cidadão crítico e participativo” ressalta.

Esta é a quarta Escola de Educação Profissional a integrar a 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Crateús. Além da unidade do município sede, os jovens de Tamboril e Ipueiras também contam com unidades com essa modalidade de ensino.

As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No início, a rede era formada por 25 unidades. Em 2012, 95 EEEPs estarão em funcionamento com a matrícula de aproximadamente 31 mil jovens e até o final da atual gestão, haverá 140 escolas com esse nível de ensino no Ceará.

Serviço:
Inauguração da 85ª Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Abdias
Data: 26/04/2012 - Horário: 19 horas - Endereço: Rua Davi José de Carvalho, s/n – bairro: Universidade

25.04.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – 85 3101.3972
jacquelinec@seduc.ce.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário