sábado, 28 de abril de 2012

Tribunal de Justiça do Ceará lança cartilha “Conhecendo o Judiciário”


A cartilha “Conhecendo o Judiciário” foi lançada, nesta sexta-feira (27/04), durante a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Na ocasião, o material foi distribuído aos magistrados.

O presidente do Tribunal, desembargador José Arísio Lopes da Costa, disse que a publicação, elaborada com linguagem clara, tem o objetivo de disseminar o papel exercido pela Justiça no Estado. “É importante que o cidadão conheça a estrutura e o funcionamento do Judiciário, bem como seus direitos e deveres, para que, então, possa exercer a cidadania de forma plena, contribuindo para a formação de uma sociedade livre, justa e solidária”.

A cartilha, que faz parte do projeto “O Judiciário cearense vai à comunidade”, foi elaborada pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) junto à Presidência do TJCE. Teve a colaboração das Assessorias de Comunicação, Institucional e Pedagógica, Corregedoria Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), Fórum Clóvis Beviláqua, Ouvidoria Geral da Justiça, Defensoria Pública do Estado e Ministério Público cearense.

Impressa no Parque Gráfico do Tribunal de Justiça, a publicação, de 64 páginas, apresenta informações sobre a estrutura e o funcionamento do Judiciário brasileiro, em especial do Ceará, as principais formas de acesso à Justiça e as ações desenvolvidas pela Justiça estadual em prol de uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. Traz também glossário de termos jurídicos e a lista de endereços e telefones dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) da Capital do Interior do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário