terça-feira, 25 de setembro de 2012

Caucaia: Técnicos da Funai chegam para visitar área dos anacés

Técnicos da Fundação Nacional dos Índios (Funai) iniciam na manhã de hoje, visita ao terreno de 725 hectares, que será adquirido pelo Governo do Estado e Petrobras, para assentamento das 150 famílias que se autodenomina índios anacés, no município de Caucaia. A vistoria ao imóvel será acompanhada pelo representante da Funai, no Ceará, Paulo Fernando, e pelos índios Júnior Anacé, Gorete Anacé e o cacique da tribo, Jonas. Os três técnicos chegaram na tarde de ontem, a Fortaleza, e reuniram-se com Paulo Fernando, para tratar dos detalhes da visita.

Segundo Paulo Fernando, ele também não conhece o terreno, mas disse que "pelo que vi no mapa, acredito que irá agradar (aos índios)". Conforme antecipou, com exclusividade, o Diário do Nordeste, na edição do último dia 14, o terreno foi apresentado oficialmente pelo governo do Estado à Funai, no dia 20 passado, em Brasília.

Três anos perdidos
"Graças a Deus vamos concluir este trabalho, que já dura três anos", exclamou Paulo Fernando, demonstrando "alívio" pelo fim do impasse, em que se transformou a identificação e escolha de um terreno para assentamento dos Anacés. Pelo menos outros três imóveis já haviam sido apontados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), mas foram rejeitados pela Funai.

A concessão da área aos anacés se transformou na principal exigência da Funai à cessão da anuência à Semace, para que esta libere a licença de instalação (LI) à Petrobras, para o início das obras de cercamento e supressão vegetal da área administrativa da Refinariam Premium II. Da mesma forma, a Petrobras, apesar de já dispor da área completa onde pode rá ser instalado o empreendimento, ainda se vale do impasse para postergar, cada vez mais, a decisão de construir uma refinaria no Ceará.

No próximo dia 1º de outubro, o governador Cid Gomes estará recebendo, em Fortaleza, uma comitiva de empresários da empresa Sul coreana, GS Caltex, já considerada possível sócia na construção da refinaria. Eles virão conhecer de perto a área onde poderá ser instalada a usina e, possivelmente, iniciar as negociações dos termos de parceria.

A expectativa do governo do Estado é que representantes da Petrobras também participem do encontro, para o qual serão convidados. A data, avalia Cid Gomes, seria oportuna para assinatura do termo de compromisso para o início das obras. 

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário