sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Indústria vai precisar de 161 mil profissionais

Demanda no País é para oportunidades em 177 ocupações, que incluem a indústria de alimentos em sua maioria

O Ceará vai precisar de 161,2 mil profissionais capacitados para atuar no setor industrial até 2015. O número corresponde a uma parcela de 2,3% de todo o País, que possui uma demanda de 7,2 milhões. É o que mostra o Mapa do Trabalho Industrial 2012, divulgado ontem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Nordeste apresenta a segunda maior demanda por pessoal do setor Foto: Fábio Lima


Entre as ocupações com a maior necessidade de pessoal no Estado estão operadores de máquinas para costura de peças do vestuário; trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais); padeiros, confeiteiros e afins; trabalhadores polivalentes das indústrias têxteis; mecânicos de manutenção de máquinas industriais.

Na procura por profissionais qualificados em nível técnico, as ocupações com demanda mais elevada são coloristas; técnicos em operação e monitoração de computadores; técnicos de controle de produção; em eletrônica, bem como técnicos em eletricidade e eletrônica.

Nordeste
O Nordeste é a segunda região no Brasil com a maior demanda por capacitação profissional, com a necessidade de 854,50 mil profissionais, o que corresponde a 11,9% de todo o País. A região fica atrás apenas do Sul, com demanda de 1,50 milhão, sendo 20% do total.

Procura aumenta
A pesquisa aponta ainda que a lacuna por profissionais de nível técnico para os próximos três anos obteve um crescimento de 24% em comparação com o período entre os anos de 2008 e 2011, quando a necessidade destes profissionais no País era de 5,8 milhões.

Em 2011, uma pesquisa realizada pelo Senai mostrou que, no Ceará, a taxa de ocupação no mercado de trabalho de pessoas que passaram por cursos da instituição chegou a 86,9% na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e 63% na Aprendizagem Industrial.

Investimentos no Estado
De acordo com o Senai, para ajudar a suprir a demanda no Ceará, a instituição deverá investir R$ 100 milhões para ampliar as áreas de inovação tecnológica e de educação profissional à indústria. Também serão implantados novos centros de formação profissional e os já existentes serão modernizados, além do estabelecimento no Estado do Instituto Senai de Inovação e do Instituto Senai de Tecnologias Construtivas, único do gênero no país. Até 2014, o número de ofertas será ampliado de 50 mil para 80 mil vagas.

Uma unidade de formação profissional irá atender às demandas do Complexo Industrial Porto do Pecém (Cipp) e de indústrias da região vizinha, como as do município de Caucaia.

No âmbito nacional, o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira vai investir, até 2014, a ordem de R$ 1,9 bilhão para ampliar as atividades em todos os estados.

ANA BEATRIZ SUGETTEREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário