sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Situação do PSB não é das melhores no Interior

Quando há alternância entre ciclos políticos no poder central, essa transição costuma se espalhar de forma mais lenta no Interior. Ao ascender ao Governo do Estado, como regra, o grupo demora um pouco a se consolidar como hegemônico também nos municípios Estado afora. O PSDB perdeu o controle do governo cearense em 2006, mas se manteve como maior partido, em número de prefeituras, na eleição de 2008. O predomínio tucano no Interior não chegou ao fim como resultado de derrotas eleitorais, mas de manobras de bastidor. Passado o pleito de 2010, parlamentares e gestores migraram em direção ao recém-criado PSD, naquilo que o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, qualificou como “ataque especulativo da família Gomes”. Referia-se ao respaldo dado pelo clã que comanda o Palácio da Abolição às filiações em massa de ex-tucanos à nova sigla. A era PSDB chegou ao fim, mas não se estabeleceu, ainda, novo ciclo hegemônico nas prefeituras do Interior. A maioria delas apoia o Governo do Estado, é verdade. Mas sempre foi assim e é provável que sempre seja. A questão é que, como consequência da partilha do poder estadual entre diversas forças partidárias, não se conseguiu, até agora, constituir predomínio claro de algum agrupamento. Talvez ocorra nestas eleições, mas não é o que indicam as pesquisas. Os levantamentos minimamente críveis já divulgados sobre as disputas Ceará afora indicam que, para o partido do governador Cid Gomes (PSB), as perspectivas não são as melhores.

A FORÇA DO GOVERNADOR NO INTERIOR
Até ontem, haviam sido divulgadas pesquisas do Ibope sobre as eleições para 14 prefeituras do Interior, todas contratadas pelo Sistema Verdes Mares. Em sete delas, o PSB integra a coligação que está atrás: Aracati, Caucaia, Crato, Iguatu, Lavras da Mangabeira, Quixeramobim e Russas. Em outros cinco casos, o candidato apoiado pela legenda do governador está na dianteira: Icó, Juazeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tauá. Com um detalhe – em nenhum deles o PSB tem o candidato a prefeito. Há ainda os casos de Santa Quitéria e Marco, nos quais os candidatos que o PSB apoia estão tecnicamente empatados na liderança. Claro que as consultas envolvem apenas 14 dos 183 municípios – fora a Capital. Mas o recorte inclui algumas das principais prefeituras das diversas regiões cearenses. Fornece-se, desse modo, excelente recorte para compreender como está a disputa pelo poder. E é curioso constatar que, no segundo ciclo de eleições municipais após a chegada de Cid Gomes ao Governo do Estado, não se conseguiu constituir predomínio mais claro.
Não deixa de ser algo natural. Também o PSDB, no auge de seu poderio, só consolidou-se como força majoritária em meados da década de 1990. Em 1992, quando Ciro Gomes era governador, seu candidato saiu derrotado em seu berço político – Sobral.

Mas o estilo político de Cid, adepto da conciliação e dos pactos com potenciais adversários, é fator extra para a desagregação.

POSSÍVEIS DERROTAS EMBLEMÁTICAS
Há vários aliados de peso do governador Cid Gomes envolvidos em disputas nas quais podem sair derrotados. O caso mais sintomático provavelmente é o de Lavras da Mangabeira, reduto político maior de Eunício Oliveira (PMDB), hoje o principal aliado de Cid. A irmã do senador é a atual prefeita. Lá, o PSB tem candidato próprio, mas contra a vontade do Palácio da Abolição, que preferiria o alinhamento com Eunício. De todo modo, quem lidera não é nenhum dos dois, mas o Dr. Tavinho (PRB), que está em conflito com seu próprio partido. Já em Aracati, o secretário do Turismo, Bismarck Maia (PSB), tentou construir grande acordo, mas perdeu o controle do processo. Regina Cardoso (PSB) saiu candidata à sua revelia, mas acabou desistindo. No Ibope, Ivan Silvério (PDT) está em vantagem. Em Crato, o deputado estadual Sineval Roque (PSB), alinhado aos Ferreira Gomes há longa data, está num distante terceiro lugar. Em Caucaia, a mega-aliança inclui PSB, PT, DEM, PDT e outros menos cotados em torno do prefeito Washington Gois (PRB). Mas quem lidera é a ex-prefeita Inês Arruda (PMDB). Trata-se do segundo maior município do Estado.
SITUAÇÃO DO PT É AINDA PIOR
Com presença no segundo turno incerta em Fortaleza, a situação do PT é muito complicada no Interior. Está atrás em Juazeiro do Norte e Quixadá. Dos municípios onde foram feitas pesquisas do Ibope, o partido só lidera em Sobral. Mas o prefeito Clodoveu Arruda, o Veveu, tem imagem mais ligada ao governador que ao próprio PT. Além disso, os petistas estão em coligações que lideram as pesquisas em Aracati, Tauá e Iguatu. E apoia candidatos que dividem a liderança em Santa Quitéria e Marco.
 
 http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário