quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Petrobras e GS Caltex reunidas no CE

Promovido pelo governador Cid Gomes, o encontro é o primeiro entre as duas empresas petrolíferas
Definida a cessão do terreno para o assentamento da comunidade Anacé, em Caucaia, o governo do Estado avança mais um passo na luta para assegurar a instalação da refinaria de petróleo Premium II, no Ceará.

Caso seja fechada a parceria entre a estatal e a GS Caltex, mais um passo será dado para a concretização da usina tão esperada pelos cearenses Foto: Alex Costa


Na próxima terça-feira, 2 de outubro, o governador Cid Gomes irá reunir, pela primeira vez, empresários da GS Caltex com executivos da Petrobras, para darem início às primeiras negociações, que podem resultar numa parceria societária, para construção e operação do empreendimento no Estado.

Do encontro, que terá como anfitrião, o próprio governador, estarão presentes o vice-presidente de Energia, Refino e Petróleo, o executivo geral de Refino e um assessor técnico da GS Caltex, e da parte da Petrobras, os gerentes executivos do Tributário, Maria Alice Deschamps, e de Abastecimento Corporativo, Arlindo Moreira, além do Geral de Planejamento Corporativo. A reunião será às 9 horas, no gabinete de Cid, no Palácio da Abolição. O grupo chega a Fortaleza, no início da tarde do dia 1º de outubro, um dia antes da reunião. À tarde, serão recepcionados informalmente por Cid Gomes, que deverá retribuir com um jantar, a cortesia prestada pelo o vice-presidente de Energia da GS Caltex, que o acompanhou às instalações da refinaria coreana, quando o governador esteve na Coreia do Sul, no início do mês.

"Namoro"
Pelo perfil dos participantes e diante do interesse da Caltex em se associar ao empreendimento, e da Petrobras, em encontrar parceiros dispostos a investir no setor e dar velocidade às obras das refinarias no Brasil, o encontro sinaliza à possibilidade dos primeiros entendimentos empresariais. A expectativa de fontes do governo estadual, é de que do encontro nasça um "namoro", entre a Petrobras e a GS Caltex, que terá como articulador, o governador Cid Gomes.

No dia seguinte, 3 de outubro, o grupo irá visitar o terreno onde deverá ser instalada a refinaria e o Porto do Pecém. "Será uma oportunidade para mostrarmos aos coreanos da Caltex, a infraestrutura e o potencial econômico que tem o Ceará", frisa uma fonte do governo.

Outra fonte da Petrobras revela que a estatal está programando uma visita da gerência executiva Comercial da Companhia à Coreia do Sul, para conhecer as instalações e o potencial produtivo e tecnológico da GS Caltex, o que demonstra o interesse na parceria. Apesar dos entendimentos, todos avaliam que ainda é cedo para se falar em uma sociedade, o que não impede, porém, que a Petrobras dê início às primeiras obras de cercamento e supressão vegetal da área administrativa da usina. Esta obra porém, terá caráter apenas simbólico, já que a estatal ainda não dispõe, em caixa, os recursos financeiros para o empreendimento. Mas para que as primeiras atividades sejam iniciadas, falta apenas que a Funai conceda à Semace a autorização para esta liberar a Licença de Instalação (LI), o que deve ocorrer no dia 5 de novembro. Nesta data, nada impede, em princípio, que a Petrobras receba oficialmente do Estado o terreno da refinaria e celebre o termo de compromisso da usina.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário